Você monitora a velocidade e disponibilidade do seu site?

Com a estratégia de otimizar o SEO, deixar o site mais bonito e com melhor experiência de navegação, às vezes a velocidade de carregamento do site passa despercebida e isso é um ponto crítico que pode prejudicar seu site, segundo pesquisas 40% dos usuários abandonam o site nos primeiros 3 segundos.

Alguns exemplos:

Uma imagem diz mais que mil palavras, mas vamos a alguns insights:

  • A cada 100ms na lentidão do carregamento, na Amazon e Walmart, é perdido 1% de receita;
  • Na Walmart, ao melhorar 1 segundo na velocidade, a conversão aumenta 2%;
  • Já o Mozilla, aumentou em 15,4% suas conversões devido uma melhoria de 2,2 seg no tempo de carregamento;
  • Campanha de arrecadação de fundos do Obama, aumentou a doação em 14% diminuindo o tempo de carregamento da página de 5 segundos para 2 segundos.

Monitorando o site

Com uma ferramenta de monitoramento é possível diagnosticar problemas técnicos que possam estar ocorrendo ocorrrer no site, e gerar gerando assim uma queda na performance do site ou até mesmo impedindo que seu cliente prossiga com a finalização do pedido. Além de fornecer diagnóstico dos gargalos do site, algumas das ferramentas de monitoramento ainda apontam o tempo que o seu site ficou no ar e o período da queda (caso ocorra).

Caso ainda não tenha uma ferramenta de monitoramento uma dessas pode ajudar:

Como o Google pensa sobre a velocidade

“Sim, as páginas muito lentas são levadas em consideração.”

                                                                       John Mueller, Google

Sites lentos proporcionam péssimas experiências aos usuários e o Google não gosta disso, falando tecnicamente, o sistema do Google demora mais para indexar as páginas prejudicando o SEO e fazendo com o site não apareça tão rapidamente nas primeiras páginas, e isso ainda é agravado no caso de muita edição e adição de conteúdo no site.

Por onde começar o trabalho de performance?

Algumas ferramentas indicam todos esses pontos para você verificar o que pode estar prejudicando o seu site.

PageSpeed Insights 

O PageSpeed Insights analisa o conteúdo de uma página da Web e, em seguida, gera sugestões para torná-la mais rápida.

GTmetrix 

O GTmetrix analisa o quão bem seu site carrega e fornece recomendações adicionais sobre como otimizá-lo.

WebPageTest 

O WebPageTest roda testes de velocidade de diferentes lugares do mundo, fornecendo um diagnóstico completo.

Então, mais do que provada a importância de monitorar a velocidade do seu site, aproveite essas nossas dicas e faça um monitoramento constante para garantir a melhor experiência do usuário na sua loja. Qualquer dúvida, entre em contato e boas vendas!

 

Posts Relacionados

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter

Acompanhe nossos insights e notícias do
mercado de ecommerce.

Acompanhe nossos insights e notícias do mercado de ecommerce.

Enviado com sucesso!

Vamos construir algo
incrível juntos.

Vamos construir algo incrível juntos.

Preenche abaixo e retornaremos para agendar uma conversa

A Híbrido está com a Havan desde a escolha pelo Magento Cloud como nova solução para ecommerce em 2019. Nesses anos, estamos evoluindo sempre as soluções que o online traz para os clientes da Rede, resultando em crescimento constante da operação.

A Híbrido está com a Havan desde a escolha pelo Magento Cloud como nova solução para ecommerce em 2019. Nesses anos, estamos evoluindo sempre as soluções que o online traz para os clientes da Rede, resultando em crescimento constante da operação.

Éder Varela

Gerente de e-commerce na Havan

A Híbrido está com a Havan desde a escolha pelo Magento Cloud como nova solução para ecommerce em 2019. Nesses anos, estamos evoluindo sempre as soluções que o online traz para os clientes da Rede, resultando em crescimento constante da operação.

A Híbrido está com a Havan desde a escolha pelo Magento Cloud como nova solução para ecommerce em 2019. Nesses anos, estamos evoluindo sempre as soluções que o online traz para os clientes da Rede, resultando em crescimento constante da operação.

Éder Varela

Gerente de e-commerce na Havan