Com a estratégia de otimizar o SEO, deixar o site mais bonito e com melhor experiência de navegação, às vezes a velocidade de carregamento do site passa despercebida e isso é um ponto crítico que pode prejudicar seu site, segundo pesquisas 40% dos usuários abandonam o site nos primeiros 3 segundos.
Alguns exemplos:
Uma imagem diz mais que mil palavras, mas vamos a alguns insights:
- A cada 100ms na lentidão do carregamento, na Amazon e Walmart, é perdido 1% de receita;
- Na Walmart, ao melhorar 1 segundo na velocidade, a conversão aumenta 2%;
- Já o Mozilla, aumentou em 15,4% suas conversões devido uma melhoria de 2,2 seg no tempo de carregamento;
- Campanha de arrecadação de fundos do Obama, aumentou a doação em 14% diminuindo o tempo de carregamento da página de 5 segundos para 2 segundos.
Monitorando o site
Com uma ferramenta de monitoramento é possível diagnosticar problemas técnicos que possam estar ocorrendo ocorrrer no site, e gerar gerando assim uma queda na performance do site ou até mesmo impedindo que seu cliente prossiga com a finalização do pedido. Além de fornecer diagnóstico dos gargalos do site, algumas das ferramentas de monitoramento ainda apontam o tempo que o seu site ficou no ar e o período da queda (caso ocorra).
Caso ainda não tenha uma ferramenta de monitoramento uma dessas pode ajudar:
Como o Google pensa sobre a velocidade
“Sim, as páginas muito lentas são levadas em consideração.”
John Mueller, Google
Sites lentos proporcionam péssimas experiências aos usuários e o Google não gosta disso, falando tecnicamente, o sistema do Google demora mais para indexar as páginas prejudicando o SEO e fazendo com o site não apareça tão rapidamente nas primeiras páginas, e isso ainda é agravado no caso de muita edição e adição de conteúdo no site.
Por onde começar o trabalho de performance?
Algumas ferramentas indicam todos esses pontos para você verificar o que pode estar prejudicando o seu site.
O PageSpeed Insights analisa o conteúdo de uma página da Web e, em seguida, gera sugestões para torná-la mais rápida.
O GTmetrix analisa o quão bem seu site carrega e fornece recomendações adicionais sobre como otimizá-lo.
O WebPageTest roda testes de velocidade de diferentes lugares do mundo, fornecendo um diagnóstico completo.
Então, mais do que provada a importância de monitorar a velocidade do seu site, aproveite essas nossas dicas e faça um monitoramento constante para garantir a melhor experiência do usuário na sua loja. Qualquer dúvida, entre em contato e boas vendas!