UGC: A importância do conteúdo gerado pelo usuário para a marca

UGC: A importância do conteúdo gerado pelo usuário para a marca

O conteúdo gerado pelo usuário (UGC) não é um conceito novo, mas os profissionais de marketing em todo o mundo estão apenas começando a perceber seu potencial na criação de buzz online e de clientes envolventes.


Predominantemente disseminado pelas mídias sociais, o UGC é qualquer tipo de conteúdo criado e compartilhado pelo público da marca. Seja por meio de vídeos, tweets, histórias do Instagram ou blogs, a UGC destaca uma marca, produto ou serviço no próprio canal do usuário, ao invés da presença social da empresa. 


Ao contrário dos influenciadores autênticos, os criadores de UGC não são contratados. Eles estão mais próximos dos fãs da marca do que dos parceiros. Utilizando propositalmente o uso das mídias sociais por um indivíduo, as empresas podem ajudar a impulsionar sua presença on-line e fornecer a eles um endosso de terceiros que seja fácil de replicar. Cria uma relação virtuosa entre consumidor e marca.


Misturar no UGC aumenta o engajamento da marca


Embora a maioria das marcas ainda esteja criando seu próprio conteúdo de campanha, o uso do UGC e das mídias sociais pode difundir as mensagens da marca de uma maneira divertida e envolvente.


De acordo com um estudo realizado pela ComScore , o engajamento da marca aumenta em 28% quando os consumidores são expostos a uma mistura de conteúdo de marketing profissional e UGC. As organizações que obtiverem os maiores ganhos neste espaço serão aquelas que combinam de forma inteligente e autêntica as duas.


A publicidade tradicional e a mídia conquistada não podem ser negligenciadas. Dito isto, tendências como o aumento do uso de bloqueadores de anúncios e o fenômeno de notícias falsas se tornando mais proeminentes estão tendo um impacto sobre a eficácia desses métodos.


Os próprios consumidores são altamente eficazes para desvendar percepções preciosas e divulgar os recursos dos produtos, sem o viés dos interesses pessoais, o que acaba ajudando em esforços mais amplos de marketing.


A influência do UGC na decisão de compra


Quando você percebe que  68% dos usuários de mídias sociais com idades entre 18 e 24 anos levam em conta as informações compartilhadas nas mídias sociais quando tomam uma decisão de compra, é fácil entender por que o UGC se tornou tão atraente.


Isso significa acabar com os equívocos desatualizados de consumidores passivos liderados por comerciais de TV e outdoors. Em vez disso, eles são participantes ativos em relacionamentos e diálogos com marcas, influenciando outras pessoas no processo.


86% dos millennials disseram que o conteúdo gerado pelo usuário (UGC) é um bom indicador da qualidade de uma marca. O próximo passo importante para qualquer negócio é mostrar que seus valores centrais se alinham aos de seu público e constroem relacionamentos duradouros por meio da confiança mútua.


À medida que os consumidores se tornam menos dependentes dos métodos de mídia tradicionais, como publicidade, o UGC se tornará mais predominante ao garantir que as marcas se envolvam com seus clientes enquanto usam suas redes sociais para promover a marca de maneira positiva.


Com o volume de marketing e conversas corporativas impulsionadas internamente sempre em ascensão, olhar de fora para o conteúdo gerado pelo usuário pode ser o diferencial para fazer de você a marca que os consumidores gostam e confiam.


Fonte: https://econsultancy.com

UGC: A importância do conteúdo gerado pelo usuário para a marca
Vote pra esse post

Achou isso interessante? Compartilhe

Por hibrido

COMENTÁRIOS

CONECTE-SE

Vamos conversar SOBRE O SEU NEGÓCIO?

Quer ficar antenado no mundo do ecommerce?

Faça parte da nossa base de conhecimento.