Os três pilares de um projeto de ecommerce

Ao longo de um projeto, a necessidade de alterações sempre ocorre. Isso de certa forma é comum, visto que sempre surgem novas funcionalidades, e todos querem ter um ecommerce atualizado com as últimas tendências, além de sempre encontrarmos novas referências ao decorrer da concepção do projeto.

Os três pilares

O que pode não ficar claro, é que qualquer alteração num projeto após ele iniciado, quando o mesmo se encontra em fase de implementação, acarreta na queda de um dos três pilares do projeto. São eles:

Escopo

Onde é definido o objetivo, expectativas e atividades a serem aplicadas no projeto.

Tempo

Previsão de início e fim de cada etapa do projeto. Aqui encontra-se o cronograma de execução das atividades que agregam um determinado projeto.

Custos

Valores que envolvem o projeto, seja o próprio custo da equipe, como também a compra/contratação de ferramentas externas.

Podemos imaginar um projeto como um triângulo, ou seja, se mexermos em uma das bases, vamos ter que compensar nas demais. Nesse cenário de alteração é perceptível que uma mudança além de causar atrasos na entrega pré definida inicialmente, causará custos extras ao mesmo, tendo variação de tempo x custo proporcionalmente ao tamanho da alteração.

A dica é, perca tempo na concepção dos pré-requisitos para o seu negócio, repasse isso a empresa que executará e aplicará o seu projeto, seja ele um site institucional, ecommerce, ou até mesmo sua casa! Traduzindo isso para o nosso dia-a-dia: faça uma boa reunião de kickoff e briefing. Traga para essa reunião tudo que você espera deste novo projeto. Deixe claro quais são suas expectativas, para que essas sejam contempladas na execução do mesmo.

Mas, e como não atrasar uma entrega?

Uma das principais causas de um atraso sem dúvida, é a mudança de requisitos ao decorrer do projeto. Essa prática é originada quando o escopo do projeto não é bem fundamentado, ou seja, quando o cliente não traz para o gestor do projeto todos os requisitos necessários para a execução do mesmo.

Outra causa comum é o cliente não cumprir os prazos de suas tarefas. Nem sempre o projeto depende totalmente da empresa contratada para executar. Algumas aprovações de interface, contratações de fornecedores devem ser feitas pelo cliente, e caso uma dessas atividades não seja executada dentro do prazo estipulado, com certeza teremos atraso no projeto.

Equipe e cliente em harmonia

Sente junto com a equipe que estará envolvida no projeto, e discuta se os prazos estipulados para as atividades internas são possíveis de serem alcançados, e caso não seja, retorne essas anotações ao gestor do projeto para que ele reorganize os prazos, dessa forma certamente os prazos serão alcançados e teremos sucesso no projeto.

 

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A Híbrido está com a Havan desde a escolha pelo Magento Cloud como nova solução para ecommerce em 2019. Nesses anos, estamos evoluindo sempre as soluções que o online traz para os clientes da Rede, resultando em crescimento constante da operação.

A Híbrido está com a Havan desde a escolha pelo Magento Cloud como nova solução para ecommerce em 2019. Nesses anos, estamos evoluindo sempre as soluções que o online traz para os clientes da Rede, resultando em crescimento constante da operação.

Éder Varela

Gerente de e-commerce na Havan

A Híbrido está com a Havan desde a escolha pelo Magento Cloud como nova solução para ecommerce em 2019. Nesses anos, estamos evoluindo sempre as soluções que o online traz para os clientes da Rede, resultando em crescimento constante da operação.

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