Saiba quais são as tendências de 2021 para o e-commerce

tendências 2021 ecommerce híbrido

A pandemia da Covid-19 impulsionou o crescimento do e-commerce brasileiro em números que eram previstos apenas para daqui a dois anos. Isso mostra que o comércio eletrônico veio para ficar e que, num futuro muito próximo, apenas ter uma loja virtual não será mais um diferencial para as empresas: é preciso manter-se atualizado a fim de destacar-se entre a concorrência. Por isso, neste texto listamos as maiores tendências de 2021 para o e-commerce

 De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico – ABComm, estima-se que aproximadamente 80 mil lojistas tenham começado a vender on-line apenas nos primeiros dois meses de pandemia. Esse número comprova a velocidade com a qual as empresas estão se tornando conscientes da importância de estarem presentes também no comércio virtual, e dos resultados positivos que isso pode trazer aos negócios.

Nesse sentido, surge a necessidade de as empresas já inseridas no e-commerce estarem cada vez mais adiantadas entre as suas concorrentes e atualizadas acerca das tendências de consumo, a fim de alavancar a sua presença digital, consideração de marca, expansão e, claro, vendas. Para começar, confira abaixo as maiores apostas em tendências 2021 para o e-commerce:

VOICE COMMERCE (PESQUISA POR VOZ)

Os assistentes virtuais, como a Alexa, da Amazon, e o Google Assistant, estão ficando cada vez mais populares. Uma pesquisa da Loop Ventures mostra que até 2025, 75% das famílias estadunidenses terão um desses dispositivos em casa. 

Atualmente, cerca de 20% dos consumidores dos Estados Unidos já compraram produtos virtuais ou físicos usando os seus assistentes virtuais. No Brasil, esse recurso ainda não está disponível pelo Google, nem pela Amazon, mas é bom ficar atento à oportunidade de fazer o seu negócio aparecer nos resultados desse tipo de pesquisa, quando ele chegar aqui. 

INTERATIVIDADE POR MEIO DA REALIDADE VIRTUAL

O conteúdo interativo — que dá ao usuário a possibilidade de descobrir informações relevantes à medida que participa ativamente de um conteúdo — gera mais engajamento que qualquer outro tipo de material. Dessa forma, as lojas virtuais interativas, em conjunto com a realidade virtual, tornam-se tendências fortíssimas para o e-commerce.

Uma aplicação dessa tendência são os Vestiários Virtuais, que permitem que os consumidores experimentem produtos através da realidade virtual, sem que eles precisem sair de casa ou tenham o produto físico em mãos. A Nike já usa essa tecnologia em sua loja virtual, por meio do aplicativo Wanna Kicks

SHOPPABLE

Comprar produtos durante uma despretensiosa navegação no Instagram ou Facebook já é uma realidade. Agora, esse acesso facilitado às compras estará presente também na TV, com o lançamento do “NBC roled out Shoppable TV Ads”. Através desse recurso, será possível comprar looks e produtos vistos na TV ao apontar o celular para um QR Code na tela!

A Netlfix também já anunciou o lançamento de uma plataforma semelhante, na qual o consumidor poderá comprar os itens exibidos nas produções do streaming.

RE-COMMERCE E SUSTENTABILIDADE

O interesse na compra de itens usados está passando por uma crescente, principalmente entre o público mais jovem. Com uma consciência sustentável mais aguçada, esses consumidores estão preocupados com o consumo desenfreado e cobram das marcas que consomem iniciativas desse tipo. 

Uma iniciativa como essa foi a ação entre a Renner e o brechó online Repassa que, para estimular o consumo consciente, destinou parte das vendas das roupas usadas e da sacola a ONGs e entidades assistenciais. 

MOBILE COMMERCE

Uma pesquisa do Statista mostrou que até 2023, 73% das compras virtuais serão feitas por dispositivos móveis, como os celulares. Mais que um tendência para e-commerce, surge aqui a necessidade de adaptar a sua loja virtual, o seu site e demais plataformas do seu negócio para o formato mobile friendly.

Além disso, explorar o uso de aplicativos mobile também torna-se uma alternativa interessante, pelo nível de personalização e praticidade. 

FACILIDADE NO PAGAMENTO

A recente adesão do Pix pelos bancos do país inteiro, junto com a expansão da confiança no comércio eletrônico, eliminarão gradativamente a resistência das pessoas em fazer pagamentos em lojas virtuais por medo de fraudes. Essa perspectiva é muito positiva para o e-commerce pois possibilita que consumidores e varejistas possam fazer transações instantâneas, 24 horas por dia, possibilitando que os prazos de entrega e os custos para o varejista sejam reduzidos

Para facilitar ainda mais esse processo, é interessante introduzir no seu comércio eletrônico meios alternativos de pagamento, como o PayPal, Apple Play ou criptomoedas.  Essa medida encurtará o caminho da compra virtual e vai aprimorar a experiência do consumidor, pois com as informações de faturamento e envio, as etapas do checkout podem ser eliminadas. 

HIPERPERSONALIZAÇÃO

Ter acesso às informações sobre o seu público e entendê-las é crucial para obter um melhor desempenho em anúncios e vendas. Graças a Inteligência Artificial e ao Big Data, cada vez mais pequenas e médias empresas têm acesso a dados que as possibilitam interagir melhor com os consumidores e transformar clientes em potencial em clientes reais por meio da hiperpersonalização.

Estar atento às tendências listadas acima e atualizar-se constantemente sobre os rumos do e-commerce irão garantir que a sua loja virtual consiga destaque e continue atrativa para os consumidores. 

E, se na hora de colocar a mão na massa você precisar de uma ajuda para botar essas estratégias em ação, conte conosco. Somos especialistas em e-commerce! Se você quer otimizar as táticas e processos da sua loja virtual, entre em contato com a gente! Estamos presentes no Instagram e LinkedIn.

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter

Acompanhe nossos insights e notícias do
mercado de ecommerce.

Acompanhe nossos insights e notícias do mercado de ecommerce.

Enviado com sucesso!