A importância da Supply Chain na Black Friday

Cuidar de perto e com maestria dos processos relativos à cadeia de suprimentos, como abastecimento do estoque, a armazenagem das mercadorias, a separação, a conferência, a embalagem, o faturamento, o despacho, o rastreio e a entrega são fundamentalmente importantes para garantir o sucesso da Black Friday.

Nesse sentido, em parceria com a E-millennium, destacamos algumas boas práticas fundamentais à sobrevivência de um e-commerce durante a Black Friday aqui no Brasil:

Abastecimento de estoques

O processo de compra deve levar em consideração, desde de seu planejamento, aspectos importantes para a Black Friday, como, por exemplo o momento em que as mercadorias serão recebidas no depósito. O recebimento deve ser feito em tempo para a realização dos cadastros.

Outros aspectos importantes são a formulação do preço de venda, fotos e uma boa negociação com o fornecedor, o que permitirá ter diferenciais importantes para vender mais durante o evento.

Se as mercadorias não chegarem em tempo, podem comprometer toda a campanha. Ter um bom planejamento e gestão do abastecimento do estoque, gerenciado por um sistema de gestão (ERP) pode ser a chave para garantir boas vendas.

Armazenagem das mercadorias

As mercadorias que serão comercializadas durante a Black Friday tendem a ter um giro mais expressivo. Nesse sentido, organizar corretamente a posição como tais mercadorias estarão armazenadas no depósito facilitará processos de separação e movimentação no armazém.

Ter um bom sistema de WMS (Warehouse Management System), torna-se fundamental para o direcionamento das mercadorias que serão mais vendidas no evento.

Separação e embalagem das mercadorias – Picking e Packing

Garantir agilidade e consistência nos processos de picking e packing permite que as mercadorias sejam entregues corretamente aos respectivos consumidores que compraram na Black Friday. Quando esses processos não estão devidamente organizados e planejados, ou quando são muito manuais e não orquestrados por um sistema OMS – Order Management System – a chance de erros e lentidão aumenta consideravelmente. Isso pode resultar em irritação nos consumidores devido à demora da entrega e/ou com itens que foram enviados erroneamente em virtude da grande movimentação do período.

Agilidade e consistência no faturamento

Invariavelmente encontramos empresas que ainda têm um departamento de faturamento, o que pode complicar um pouco as coisas durante a Black Friday, pois depois de separar e embalar as mercadorias, a equipe do estoque precisa esperar a emissão das notas fiscais e em seguida fazer sua conferência, para encontrar a nota correspondente a cada embalagem. Assim, os processos são mais fluídos e consistentes e não se perde tempo com retrabalhos. Aumentar a velocidade e assertividade nesse processo diminui muito o tempo de entrega das mercadorias.

Despacho, rastreio e entregas

Por fim, é fundamental ter acordos muito bem planejados com as transportadoras para agilizar os processos de despacho, colocando as mercadorias no caminho da casa do consumidor o mais rapidamente possível, com qualidade e sem erros. Tão importante quanto despachar as mercadorias é realizar o rastreamento das entregas para garantir que os consumidores a tenham recebido dentro dos prazos prometidos, evitando reclamação e pós-venda negativo. Uma vez que as mercadorias tenham sido entregues é importante checar a satisfação do cliente com a compra. Nesse momento podem aparecer pontos de melhoria que poderão ser implementados oportunamente na operação. Tendo um sistema de gestão de entregas alinhado ao SAC operacional da empresa (Sistema de Serviço de Atendimento ao Cliente), qualquer dúvida que o consumidor tenha sobre o andamento da sua entrega será resolvida rapidamente, deixando o comprador mais tranquilo e satisfeito com a transparência das informações fornecidas.

A Black Friday é uma oportunidade gigante de recuperação de vendas, de bater as metas, de interagir com novos consumidores que farão sua primeira compra em sua loja durante o evento e de consolidar lucros e giro expressivo de estoques em um curto prazo de tempo.

Estar preparado para entregar uma experiência de compra excepcional aos consumidores, que estão mais exigentes e antenados, será o grande diferencial de muitas empresas.

A preparação para essa data é importante em todas as áreas. Baixe gratuitamente nosso Checklist e conheça o passo a passo para o planejamento na Black Friday.

E aí, sua loja está preparada para arrasar na Black Friday?

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A Híbrido está com a Havan desde a escolha pelo Magento Cloud como nova solução para ecommerce em 2019. Nesses anos, estamos evoluindo sempre as soluções que o online traz para os clientes da Rede, resultando em crescimento constante da operação.

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Éder Varela

Gerente de e-commerce na Havan

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