Startup Weekend: Veja como foi o evento em BC

Nesse final de semana, parte da equipe Híbrido esteve no primeiro Startup Weekend em Balneário Camboriú (#SWBC), um evento de imersão com aproximadamente 100 pessoas, entre desenvolvedores, designers, pessoas de negócios, organizadores e mentores, que se reúnem em um final de semana (54 horas), focados em desenvolver, trabalhar e validar uma ideia, montando uma apresentação (pitch) para os jurados.

O intuito do evento é desafiar os empreendedores a apresentarem seus projetos e descobrir se há viabilidade de execução deles. Além disso, o Startup Weekend possibilita o compartilhamento de ideias, a formação de equipes e a criação de novas startups.

A estrutura do evento

Foto: Ruca Souza

O evento foi realizado em três dias, sexta, sábado e domingo. O primeiro dia foi para as apresentação das primeiras ideias. Os participantes puderam expor seus projetos, que deveriam conter um nome e resolver um problema. Ao total, quarenta e uma ideias foram coletadas e 11 delas foram selecionadas (pelos próprios candidatos) para continuarem no programa. Depois disso, os candidatos reuniram-se em grupos em torno das ideias do seu agrado. Confira aqui cada etapa do evento;

As ideias foram:

  • Bizi: Uma solução para ajudar estudantes de outras cidades a encontrarem lugar para morar perto de entidades de ensino;
  • E-vou: Uma solução para ajudar pessoas a encontrarem suas carreiras conforme seus gostos pessoais;
  • Fred (Frete colaborativo para e-commerces): Uma solução de frete colaborativo para e-commerce;
  • Maxmita: Uma ideia para facilitar a compra e venda de marmitas;
  • Restrição hoje não: Uma ideia para pessoas com restrição alimentar com intuito de encontrar mais opções na hora ou fazer algo para comer;
  • Lassie: Uma solução colaborativa para ajudar donos de pets perdidos a acharem os mesmos;
  • All (Idioma para todos): Uma plataforma para ensinar idiomas com frases reais em contextos reais;
  • QCompras: Uma app que ajudaria todos os usuários a acharem os melhores preços quando fossem fazer suas compras;
  • Vai vencer: Uma ideia que usaria reconhecimento de imagem na hora de escanear o código de barras para identificar lotes de produtos que estariam prestes a vencer;
  • CarAdvisor: Uma ideia para melhorar a comunicação e experiência de quem precisa de um mecânico;
  • ClickTreinador: Uma solução para melhorar o treino dos usuários em academias, passando o que realmente o usuário deveria treinar;

No segundo dia foi um momento para que os grupos trabalhassem em cima das ideias escolhidas. Muito debate, validação e mão na massa foram feitos para lapidar as ideias.  Nesse dia muitas equipes pivotaram (modificaram para uma outra solução, ou até mesmo pra resolver outro problema) suas ideias, pois, identificaram que o pensamento inicial não era a melhor solução para o problema, ou até mesmo descobriram que o problema na verdade não era realmente um problema.

O terceiro dia foi separado para o trabalho em cima das apresentações para os mentores. Foi um dia focado em criar e montar uma apresentação, mostrando todo o trabalho que a equipe teve e o que ela conseguiu reunir para evoluir e validar sua ideia. No final tivemos a premiação, foram divulgadas as três equipes vencedoras, respectivamente: Bizi, E-vou e Restrição hoje não.

A troca de conhecimentos e o aprendizado

Foto: Ruca Souza

A missão do evento não limitou-se em apenas criar startups, o mais importante desse evento com certeza foi o aprendizado e o apoio na criação dos novos e aperfeiçoamento dos já experientes empreendedores no ramo de startups. Sem falar na troca de conhecimentos e contatos que sempre é possível fazer em eventos como esse. 

Para nós, que desenvolvemos a startup Fred, saímos de lá motivados em validar cada vez mais os negócios, sentindo as dores dos clientes, e criando experiências cada vez melhores que possam se transformar em negócios de sucesso. Caso você tenha algum Startup Weekend em sua cidade, não perca tempo! É uma experiência de negócios única 🙂

 

Posts Relacionados

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter

Acompanhe nossos insights e notícias do
mercado de ecommerce.

Acompanhe nossos insights e notícias do mercado de ecommerce.

Enviado com sucesso!

Vamos construir algo
incrível juntos.

Vamos construir algo incrível juntos.

Preenche abaixo e retornaremos para agendar uma conversa

A Híbrido está com a Havan desde a escolha pelo Magento Cloud como nova solução para ecommerce em 2019. Nesses anos, estamos evoluindo sempre as soluções que o online traz para os clientes da Rede, resultando em crescimento constante da operação.

A Híbrido está com a Havan desde a escolha pelo Magento Cloud como nova solução para ecommerce em 2019. Nesses anos, estamos evoluindo sempre as soluções que o online traz para os clientes da Rede, resultando em crescimento constante da operação.

Éder Varela

Gerente de e-commerce na Havan

A Híbrido está com a Havan desde a escolha pelo Magento Cloud como nova solução para ecommerce em 2019. Nesses anos, estamos evoluindo sempre as soluções que o online traz para os clientes da Rede, resultando em crescimento constante da operação.

A Híbrido está com a Havan desde a escolha pelo Magento Cloud como nova solução para ecommerce em 2019. Nesses anos, estamos evoluindo sempre as soluções que o online traz para os clientes da Rede, resultando em crescimento constante da operação.

Éder Varela

Gerente de e-commerce na Havan