Segundo semestre 2016, o que esperar para o ecommerce?

Já estamos finalizando o sétimo mês do ano e Julho marcou o início do segundo semestre para o varejo Brasileiro, e com a chegada deste segundo semestre o que podemos esperar para o o ecommerce?

Bom, vale retornarmos um pouco e entendermos que esse primeiro semestre de 2016 foi um ano cheio de reviravoltas políticas, e ainda vivemos um cenário muito conturbado tanto politicamente quanto economicamente, alguns números apontam para melhoras na economia, outros ainda nos deixam muito receosos.

Lembramos que a previsão para o e-commerce nos 12 meses de 2016 era de crescimento no ticket médio de R$ 388 para R$ 419, mantendo o número de 106.5 milhões de pedidos o que deve refletir em 8% de aumento no faturamento, números do relatório Webshoppers divulgado pelo E-bit no início do ano, que você pode conferir clicando aqui.

E o que alcançamos em 2016?

O faturamento do e-commerce no Brasil atingiu R$ 9,75 bilhões no primeiro trimestre deste ano (Janeiro a Março). Com isso, os lojistas registraram um crescimento nominal de 1%, somando os 24,45 milhões de pedidos realizados pela Internet no período.
O levantamento do E-bit ainda indica uma queda de 6% no volume de compras, na comparação com os três primeiros meses de 2015. O valor do tíquete médio aumentou 7%, ficando em R$ 399 ante os R$ 373 anteriores.

E aqui vem a notícia boa!

Apesar do ambiente instável na economia, o crescimento no faturamento das 3 principais datas do e-commerce no primeiro semestre foi maior do que o esperado, como podemos analisar nos dados do E-bit abaixo:

Captura de Tela 2016-11-07 às 17.11.14

 

E o segundo semestre? Algumas dicas!

Devemos analisar estes números com confiança, tivemos um crescimento pequeno sim, mas mesmo assim tivemos um crescimento no setor enquanto o varejo físico caiu. Tivemos nas 3 principais datas do mercado bons números. A dica então é apostar em investimentos na sua loja. Um levantamento realizado pela consultoria eNext e a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) apontou que quase 70% dos lojistas virtuais do País vão elevar os investimentos em seus canais de vendas on-line dentro dos próximos três meses.

Em números, 42% deles devem aumentar entre 5% e 25% a proporção de investimento na loja virtual. 28% comentam em 25% de investimento acima do previsto. E 24% desses empresários pretendem manter o ritmo atual de investimentos, ou seja é momento para continuar ou aumentar investimentos, já que muitos dos seus concorrentes vão o fazer!

A segunda dica é de planejar muito bem as próximas grandes datas deste segundo semestre, que como vimos no primeiro ajudaram e muito a elevar os números.
Agora são 5: Dia dos Pais, Dia das Crianças, a grande Black Friday, Cyber Monday e o Natal.

Captura de Tela 2016-11-07 às 17.11.31

Se analisarmos a tabela acima, do E-bit, estas datas representam um faturamento 4 vezes maior do que as datas pontuais do primeiro semestre no ano de 2015. É hora de se planejar para elas, com boas ofertas, diferenciais de mercado e um bom planejamento de mídia. Para isso estamos preparando alguns conteúdos específicos e iremos logo disponibilizá-los em nossos canais como Blog e o Youtube.

Pessoal, a ideia era apresentar alguns números e colocar uma pulga atrás da orelha para planejarmos juntos este segundo semestre! Qualquer dúvida ou sugestão estamos prontos para bater um papo.

Até a próxima e uma ótima semana.

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A Híbrido está com a Havan desde a escolha pelo Magento Cloud como nova solução para ecommerce em 2019. Nesses anos, estamos evoluindo sempre as soluções que o online traz para os clientes da Rede, resultando em crescimento constante da operação.

A Híbrido está com a Havan desde a escolha pelo Magento Cloud como nova solução para ecommerce em 2019. Nesses anos, estamos evoluindo sempre as soluções que o online traz para os clientes da Rede, resultando em crescimento constante da operação.

Éder Varela

Gerente de e-commerce na Havan

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