Uma parte importante do redesenho ou lançamento de um ecommerce B2B é identificar os recursos necessários.
O processo de vendas B2B é muitas vezes complicado. Pode ser desafiador abordar em um site de comércio eletrônico. Nesta publicação, você confere 8 recursos de comércio eletrônico que são necessários para a maioria das empresas B2B.
Preços
As empresas B2B normalmente possuem preços diferentes para diferentes clientes. Existem várias maneiras de estruturar isso em um site de comércio eletrônico, incluindo um desconto para grupos de clientes, um preço específico para cada combinação de SKU e clientes e descontos de quantidade para todos os clientes ou para grupos de clientes – ou uma combinação desses métodos.
Pagamento flexível
Seu processo de pagamento para B2B deve corresponder às regras exclusivas da sua empresa para pagamento e envio. Exemplos:
- Ordens de compra disponíveis apenas para certos clientes com base no limite de crédito e aprovação;
- Integração do checkout no processo de compra e aprovação de seus clientes;
- Alguns produtos estão restritos ao envio para certos estados;
- Permitir que os clientes cobrem o envio para suas contas UPS ou FedEx.
Registro de cliente
Os sites de comércio eletrônico de varejo geralmente permitem que os clientes compram sem criar uma conta. Mas para sites B2B, o registro geralmente é necessário. Permite aos clientes acessar os preços, produtos e termos personalizados que já possuem com você. Uma vez que os clientes tenham efetuado o login, eles podem ver produtos, preços, informações de rastreamento de pedidos e, potencialmente, até pagar por pedidos off-line.
Pesquisa
A busca no site é fundamental para sites de varejo e não é menos importante para o B2B. As plataformas de comércio eletrônico geralmente possuem algum tipo de recurso de pesquisa. Melhorar a qualidade da pesquisa do seu site pode ajudar muito as conversões.
Navegação
Planeje a navegação do seu site para ajudar os usuários a encontrar os produtos que estão procurando. Isto é especialmente importante para sites com uma grande quantidade de produtos. As ferramentas de navegação comuns incluem a navegação redutora (reduzindo a seleção por determinados critérios, como preço, cor ou classificação), oferecendo aos clientes uma visão de seus produtos mais comprados e produtos recomendados com base nas necessidades de um cliente.
Site responsivo
Planeje a navegação do seu site para ajudar os usuários a encontrar os produtos que estão procurando. Isto é especialmente importante para sites com uma grande quantidade de produtos. As ferramentas de navegação comuns incluem a navegação redutora (reduzindo a seleção por determinados critérios, como preço, cor ou classificação), oferecendo aos clientes uma visão de seus produtos mais comprados e produtos recomendados com base nas necessidades de um cliente.
E-mail marketing
O marketing por e-mail é uma boa maneira de gerar vendas repetidas de seus clientes B2B. Integre seu site de comércio eletrônico com um provedor de serviços de e-mail – MailChimp, Bronto, ExactTarget, Silverpop, muitos outros – para personalizar e segmentar mensagens com base na atividade do site e no histórico de pedidos dos clientes.
Suporte para representantes de vendas
Os representantes de vendas B2B muitas vezes vêem a web como uma ameaça. Mas um site de comércio eletrônico pode ser um ativo para os representantes de vendas e os representantes de vendas podem ser ativos para o site. Estruture seu site para reforçar o relacionamento do cliente com seu representante. Permita que os representantes façam login como clientes e façam pedidos para eles. Os vendedores podem usar o site de comércio eletrônico para verificar o estoque ao falar com clientes, solicitar amostras de produtos para clientes e acessar especificações e materiais de vendas.
Começando
Cada um desses recursos pode ser essencial para um site B2B. Mas eles podem não ser todos necessários para a primeira fase. Seu modelo de negócios e vendas determinará quais recursos são necessários para um site B2B. Independentemente disso, assegure-se de que sua plataforma de comércio eletrônico e sua equipe de desenvolvimento possam apoiá-los, sempre que você optar por implementar.
Se interessou por esse tema? Clique no banner abaixo!
Texto traduzido e adaptado: https://www.practicalecommerce.com/