Montar um ecommerce e garantir rapidez no checkout não é tarefa fácil, principalmente no começo do negócio. É preciso conseguir clientes que gostem e queiram comprar seu produto ou serviço. Além de ter várias etapas até a finalização da compra, que em alguns sites pode ser confusa ou até difícil.
Segundo o Instituto Baymard, em 2016 a média de carrinhos abandonados foi de 68,63% Grande parte abandona o carrinho para pesquisar outros produtos, ou melhores preços. Por esse motivo, o processo de finalização tem que ser amigável e objetivo, para que não haja distrações.
Hoje, as pessoas vivem rápido, comem rápido e querem pagar rápido. O importante é fornecer uma boa experiência de pagamento e reduzir os passos para tornar o pagamento fácil e rápido.
Aumentando a conversão com melhor usabilidade no pagamento
- Faça sua página de finalização o mais impressionante e limpa possível, mantendo a identidade do site para não confundir os clientes.
- Imagens familiares darão mais segurança na finalização, aumento a conversão.
- Apenas peça as informações necessárias para o seu cliente concluir a compra.
- Facilite a digitação com máscaras em campos necessários como CPF, Telefone, etc. Evitando erros de digitação e re-preenchimento do dados.
- Mostre o valor da compra, o cliente tem interesse em saber o valor do produto mais custos adicionais.
- Após o click no botão comprar de um feedback para o cliente saber o que está acontecendo.
Melhore ainda mais a rapidez no checkout em mobile
Cada vez mais as compras em ecommerce acontecem em smartphones, por isso não esqueça de dar atenção a rapidez no checkout também no mobile.
Um design simples, opções de pagamentos diretas, textos objetivos, são alguns itens importantes que fazem toda a diferença. Quanto mais fácil for o processo de finalização mais provável que ocorra a compra e o cliente retorne à loja.
Referência: https://blog.markgrowth.com/