Quanto investir?
Uma pergunta recorrente em meio ao marketing online é quanto investir em mídia online. Não existe uma regra, porém, sugerimos dedicar uma porcentagem do faturamento da loja à mídia online. Dessa forma, o lojista consegue crescer de forma equilibrada e atingir bons resultados. Veja abaixo como investir com segurança e assertividade.
No Brasil, a média do investimento em marketing no e-commerce é de 13% (dados da pesquisa do Sebrae em 2015). Muito diferente do varejo tradicional, que investe cerca de 2~3% do faturamento, no e-commerce o marketing se torna preponderante, e é o que vai garantir que sua marca tenha visibilidade e consiga atrair novos clientes. No início, para não onerar muito a operação, sugerimos trabalhar com 10%, para que se encontre os padrões e a margem de lucro fique adequada.
Vamos supor que o último faturamento da loja tenha sido de R$10.000,00. Você investiria 10% desse valor em marketing online, que seria R$1.000,00 e assim sucessivamente com o decorrer dos meses. Vale lembrar que o investimento em marketing online deve acompanhar seu faturamento, ou seja, quanto maior o seu faturamento, maior o investimento.
Não adianta você pensar em lucratividade e não aumentar seu investimento. Se o investimento acompanhar seu faturamento, pode ter certeza que o faturamento tende a aumentar e você alcançará suas metas. Falando em metas, você já viu o nosso post para ajudar na hora de definir suas metas? Confira aqui.
Lembrando que não é uma regra! Você define uma porcentagem que caiba melhor no seu bolso, e que você considere justo ao seu faturamento. É preciso ter todo um estudo para que o investimento acompanhe o mercado.
Abaixo temos um exemplo utilizando 10% do faturamento em marketing online:
Caso você tenha criado recentemente uma loja online e não tem histórico de faturamento, não existe um valor base à se investir. Caso seja um negócio recente e sem histórico em outros canais, comece investindo pouco, cerca de R$300,00 ou R$500,00, e analise os resultados até conseguir aplicar as sugestões acima. Valide pouco a pouco e vá sempre na busca do ROI (retorno sobre o investimento): no início, enquanto a loja precisa conquistar as primeiras vendas, é fundamental que as mídias possam trazer algum tipo de retorno. Mas isso, é assunto para outro post. Boas vendas!