Quando devo expandir meu negócio para internet? 5 dicas para fazer essa transição no tempo certo

O comércio eletrônico não para de crescer no Brasil , e isso deixa muitos empreendedores do varejo tradicional inclinados a abrir sua loja virtual. Os benefícios são realmente tentadores, como fortalecimento da marca, visibilidade nacional, variação de canais de venda e possibilidade de atender 24h por dia, 7 dias por semana. Só há um detalhe: já parou para refletir se essa é realmente a sua hora? Não basta apenas olhar os números do e-commerce, é preciso analisar a realidade da sua empresa: será que dá para arcar com esse custo agora? Você vai ter estoque suficiente para suprir uma nova demanda? Já pensou em como será a logística para pedidos online?

Por mais que a tentação de abrir o comércio eletrônico às pressas seja grande, é preciso realizar essa mudança com cuidado. Para isso, confira agora as 5 dicas que separamos para você e saiba se está realmente pronto para fazer essa transição!

VOCÊ SABE QUE PRECISARÁ LIDAR COM DOIS NEGÓCIOS DIFERENTES?

O primeiro passo para entrar com o pé direito nesse universo promissor é justamente entender que, a partir do momento em que você expande o seu negócio para a web, terá que lidar com uma realidade totalmente diferente. Explicamos: você pode entender muito bem como funciona a sua empresa hoje, mas as vendas online serão feitas sob uma perspectiva nova, e, por isso, não podem ser tratadas da mesma maneira.

A logística, por exemplo, tem um papel bem mais importante, e as políticas de devolução e cancelamento são diferentes, já que o cliente não tem acesso ao produto da mesma maneira pela web — o que significa que você provavelmente precisará de uma pessoa para cuidar exclusivamente do departamento online.

Entendido isso, você venceu uma etapa importante para conquistar esse novo canal de venda.

JÁ DEU SEUS PRIMEIROS PASSOS PARA ENTENDER O MARKETING ONLINE?

Uma das grandes vantagens do e-commerce é a visibilidade que ele vai dar ao seu negócio, mas isso só acontece se o marketing online for bem feito. O público precisa achar a sua loja quando estiver procurando o produto. Não basta somente abrir o site e deixá-lo viver sozinho. Tem muito trabalho nos bastidores de um site de e-commerce de sucesso.

Só para começo de conversa, algumas das novidades que você vai precisar usar envolvem e-mail marketing, SEO, banners online, links patrocinados e as redes sociais. Em seguida, serão exigidas técnicas bem mais elabordas para se destacar da concorrência. Certamente vale a pena contar com empresas especializadas em marketing digital para te guiar nesse ambiente.

TEM ESTRATÉGIAS PARA ATENDER SEU PÚBLICO NA LOJA VIRTUAL?

No e-commerce, não há contato presencial entre o vendedor e o cliente, mas isso não significa que você não precisará se preocupar com o atendimento ao consumidor na web. Pelo contrário, para conquistar a confiança dos consumidores que ainda preferem a compra presencial, é preciso ter vários canais de comunicação — redes sociais, chat online, número para atendimento por telefone, e-mail, etc. — e responder às demandas dos clientes com rapidez e eficácia.

O investimento em treinamento vai ter que ser fortalecido. Se você já valoriza o atendimento, ótimo. Já é um diferencial para dar esse passo adiante rumo aos benefícios do comércio eletrônico.

ESTÁ CIENTE DE QUE O RETORNO PODE NÃO SER IMEDIATO?

Se você pensa em abrir seu braço virtual para sair do vermelho, essa pode não ser a hora certa para começar. Além de exigir investimentos, há um tempo de retorno que deve ser respeitado no e-commerce.

O site vai precisar, em um primeiro momento, de muita dedicação. Será preciso aprendizado e esforço para fazê-lo funcionar e decolar, e isso tudo vai demandar tempo e dinheiro. Por outro lado, se os números da sua empresa estão animadores, talvez seja sim a hora de entrar no mundo virtual.

JÁ ELABOROU UM PLANO DE NEGÓCIOS?

Será preciso elaborar um plano de negócios para a nova empresa, afinal o e-commerce vai exigir habilidades bem específicas do gestor. É fundamental entender coisas como:

  • Quem será seu público-alvo (ele pode não ser exatamente o mesmo da loja física!);
  • quem serão seus concorrentes na web;
  • e se o seu preço será competitivo, entre outros.

E você, acha que já está na hora da sua empresa dar um salto em direção ao comércio virtual? Ainda está em dúvida? Escreva para a gente nos comentários e entre em contato com a Híbrido para solucionar essas questões e, se for o caso, partir para os negócios online!

 

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A Híbrido está com a Havan desde a escolha pelo Magento Cloud como nova solução para ecommerce em 2019. Nesses anos, estamos evoluindo sempre as soluções que o online traz para os clientes da Rede, resultando em crescimento constante da operação.

A Híbrido está com a Havan desde a escolha pelo Magento Cloud como nova solução para ecommerce em 2019. Nesses anos, estamos evoluindo sempre as soluções que o online traz para os clientes da Rede, resultando em crescimento constante da operação.

Éder Varela

Gerente de e-commerce na Havan

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