Qual o benefício do ecommerce para as minhas lojas físicas?

“A internet vai desaparecer”. A declaração de Eric Schmidt , ex-CEO do Google, causou um certo fascínio e curiosidade entre os presentes no Fórum Econômico Mundial realizado neste ano. A previsão apocalíptica realizada por Schmidt, no entanto, foi rapidamente explicada. Para ele, no futuro, a interação entre as pessoas com a tecnologia e com o universo virtual será tão grande que não fará mais sentido distinguirmos entre uma coisa e outra. Esse fenômeno acontece no mundo todo, e afeta tanto as relações interpessoais quanto o comércio.

Os comerciantes podem ter certeza de que essa tendência já se tornou uma realidade. No caso do Brasil, por exemplo, as vendas em e-commerce apenas se multiplicam. De acordo com o E-bit, o E-commerce no país movimentou aproximadamente R$ 36 bilhões em 2014 , apresentando um aumento de 24% em relação a 2013.

As vantagens, no entanto, não param por aí. A seguir, conheça os principais benefícios de utilizar o e-commerce para as suas lojas físicas!

PÚBLICO VIRTUAL CRESCENTE

De acordo com a última pesquisa TIC Domicílios, aproximadamente 100 milhões de brasileiros já acessam a rede , ou seja, mais da metade da população do país.

Esse público virtual, que já é enorme, está crescendo a um ritmo acelerado e é, sem dúvidas, uma das principais vantagens em apostar em canais virtuais de vendas. Ampliar o alcance de público é ampliar as vendas.

NEGÓCIO ESCALÁVEL

Como vimos, ao apostar no e-commerce, o empreendedor estará aumentando o alcance dos seus produtos – que antes poderiam estar restritos a uma determinada região, por exemplo – e isso traz uma série de outros ganhos.

Com o aumento de vendas, o empreendedor tem maior poder de barganha com fornecedores, por exemplo, e, ao apostar em uma forma mais barata de exibir os seus produtos, também poderá abaixar os preços, tornando a empresa mais competitiva no mercado. O negócio se torna, assim, mais escalável, passando para o próximo nível em um curto período de tempo.

BAIXO INVESTIMENTO INICIAL

Pegue a calculadora e veja quanto foi gasto com a abertura da sua loja física. Agora reduza esse número na casa dos milhares.

Não é exagero: o custo de criação de um e-commerce é muito mais baixo do que a do varejo tradicional, principalmente se você já possui uma estrutura física operante, com mão de obra, estoque, canais de marketing, dentre outros. Por isso, é muito aconselhável a procurar operar nos dois meios, como uma maneira de ampliar os investimentos já realizados pela empresa. Mas não se engane: para ter uma operação de sucesso, será necessário investir em marketing e estrutura para o negócio decolar.

DIMINUINDO AS FRONTEIRAS

Por fim, tomando como exemplo a declaração de Eric Schmidt, que mencionamos no início deste post, podemos dizer que não há mais fronteiras entre o mundo virtual e físico.

Um cliente que entra em uma loja e sai, para pensar melhor, pode muito bem concluir a sua compra no ambiente virtual e vice-versa. Precisamos entender que, atualmente, offline e online são dois meios complementares. De um lado, a sedução da loja física, os mostradores, a decoração, dentre outros fatores. Do outro, a comodidade da loja virtual. De uma forma ou de outra, o importante é estar presente na vida do consumidor!

Pronto para implementar um e-commerce no seu negócio? Entre em contato com a gente e conheça nossos principais serviços para iniciar seu projeto!

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter

Acompanhe nossos insights e notícias do
mercado de ecommerce.

Acompanhe nossos insights e notícias do mercado de ecommerce.

Enviado com sucesso!