Como os PWA (Progressive Web Apps) podem reinventar a experiência de web móvel do seu ecommerce

Como os PWA (Progressive Web Apps) podem reinventar a experiência de web móvel do seu ecommerce

Com a Internet em suas mãos, os compradores online ganham muita atenção dos comerciantes. Graças aos muitos dispositivos usados, sua atenção é ainda fragmentada. Na verdade, isso levou a um comportamento coletivo chamado de "compras digitais entre dispositivos".



Nos mercados de ecommerce em crescimento, 51% dos compradores on-line usam dois ou mais dispositivos para fazer compras.



É esse comportamento que faz com que marcas de ecommerce se posicionem em vários dispositivos. Aqui é onde o conceito PWA (Progressive Web App) vem para ajudar.


O que é o PWA?


A principal tecnologia que estava em vigor para preencher o desafio de compatibilidade entre dispositivos foi a AMP (Accelerated Mobile Pages), que se concentra principalmente no carregamento rápido de conteúdo textual. Agora a mudança aconteceu com o PWA, afinal, compras online precisa de elementos visuais interativos além do texto.



Os Progressive Web Apps são basicamente um website para dispositivos móveis altamente avançado que fornece uma experiência semelhante a de aplicativos para dispositivos móveis. Aproveitando os avanços em navegadores da Web modernos, APIs e tecnologias da Web, os PWAs se esforçam para oferecer o melhor das experiências móveis nativas para a Web móvel. Por exemplo, se você abrir o aplicativo da Web progressivo de uma marca, parece que você abriu o aplicativo móvel nativo da marca, mas na verdade ele é o PWA em ação.


Os PWAs são, de certa forma, melhores do que os aplicativos móveis nativos e híbridos, pois possuem vantagens como menor tempo e custo de desenvolvimento, nenhum processo de aprovação de armazenamento de aplicativos e muito mais.



Aqui estão alguns dos grandes nomes que já começaram a se beneficiar dos PWAs:



Tinder - Com o PWA, os tempos de carregamento do Tinder diminuíram de 11,91 segundos para 4,69 segundos.



O PWA da Uber - Uber foi projetado para ser rápido mesmo em 2G levando menos de 3 segundos para carregar.


PWA - Pros


1.Os PWAs eliminam a necessidade de instalação: Eles fornecem experiência semelhante a um aplicativo em um navegador. Apenas um clique no URL fornece acesso instantâneo. E os PWAs podem ser marcados para visitas de retorno frequentes.


2. Híper Compatíveis: Os PWAs são compatíveis entre dispositivos e entre navegadores. Eles superam facilmente o desafio de alinhar o UX em diferentes dispositivos para uma experiência consistente.



3. Rastreamento e notificações com base no local: Se você deixar um produto em um carrinho online e atravessar o ponto de venda da mesma marca, os PWAs poderão ajudar a loja a enviar uma notificação para seu aplicativo móvel dizendo que o produto que você deixou online está disponível para venda na loja proxima. As marcas podem segmentar o comprador em potencial correto e aumentar a conversão aproveitando a intenção de compra do usuário.


4. Quick Share: Os usuários podem compartilhar facilmente os PWAs, já que é apenas um URL. Além disso, todas as páginas têm um link compartilhável, o que significa que qualquer página da Web específica pode ser compartilhada.



5. Segurança: Os PWAs são renderizados por meio de um protocolo HTTPS que garante segurança de alto nível para usuários e conteúdo.



6. SERPs: O Google indexa os PWAs como páginas da Web regulares que, eventualmente, contribuem para uma melhor indexação, classificação e descoberta online.



7. Conexão online e offline: A técnica de pré-armazenamento em cache permite conectividade offline e design de luz contribui para a experiência mais rápida.



8. Carrega em um instante: A tecnologia Service Worker ajuda os PWAs a carregar rapidamente, independentemente da força da conectividade de rede.



9. Analytics Advantage: Como os PWAs são considerados tráfego da Web, será mais fácil para as marcas rastrear usuários com suas ferramentas de análise tradicionais, sem ter que procurar ferramentas avançadas que forneçam uma visão abrangente centrada no usuário de sua jornada de compras entre dispositivos.



10. Atualizações: Para os desenvolvedores, a implantação de atualizações em PWAs será fácil. Nenhuma versão ou atualização específica da plataforma móvel é necessária.



Após essa lista de vantagens, cabe a você decidir quais recursos você irá oferecer em seu PWA. Lembre-se, não é obrigatório ter todos os recursos do PWA no seu aplicativo.



Você é livre para escolher apenas aqueles que acredita que podem agregar valor à experiência da Web para celular do usuário segmentado. Também é bom conhecer as deficiências dos PWAs.


PWA - Contras


Problemas 1: Support para PWAs existem no Android. No caso do iOS, a notificação na tela inicial não é suportada.



2. Embora a tecnologia do Service Worker seja um recurso interessante que ajuda no armazenamento em cache de todos os ativos de páginas da Web, ela é ativada somente após o primeiro carregamento.



3. Acesso a recursos nativos dos telefones móveis como calendário, câmera, chamadas, sensores e assim por diante não são suportados.



4. O login do aplicativo cruzado não é suportado.


PWA - O caminho a seguir para os varejistas


Os PWAs parecem ser uma opção mais viável e econômica para os varejistas e, portanto, há uma grande expectativa. Posto isto, em breve, poderemos ver todas as plataformas de comércio eletrónico a criar os seus próprios kits de ferramentas para os desenvolvedores criarem PWAs.



A Magento já está no PWA. Mantendo a promessa feita em abril de 2017, a Magento anunciou seu próprio PWA Studio no recém-concluído Magento Imagine 2018, um conjunto de ferramentas para a construção de lojas online com experiências semelhantes a aplicativos.


Magento's PWA Studio - O que esperar?


- Ferramentas de desenvolvimento para prototipagem rápida e depuração;



- Arquitetura baseada em módulos que melhora as oportunidades para os vendedores de extensões Magento;



- Implantação única para a criação e o gerenciamento de canais da web e de dispositivos móveis;



- Personalização de conteúdo e ferramentas de preferência local;



- Tema CMS especialmente construído para envolver a experiência do usuário.



Resumindo, a experiência na web móvel é importante e os PWAs podem ajudar você a obter bons resultados. PWAs são ótimas alternativas para marcas de comércio eletrônico que estão começando a construir sua experiência móvel em vez de usar aplicativos móveis nativos para serviços pesados ​​imediatamente.



Como os PWAs prometem menos tempo de lançamento no mercado, menos tempo e custo de desenvolvimento, as marcas podem considerá-los como uma opção mais rápida para atender ao público móvel.



No entanto, os PWAs ainda não são um substituto para aplicativos nativos, pois o estes ainda são imbatíveis no fornecimento de experiências imersivas. Os PWAs podem servir como um provedor de experiência de web móvel mais rápido, enquanto os aplicativos nativos podem se concentrar em fornecer uma experiência rica em recursos.


Fonte: https://www.ziffity.com/

Como os PWA (Progressive Web Apps) podem reinventar a experiência de web móvel do seu ecommerce
Vote pra esse post

Achou isso interessante? Compartilhe

Por hibrido

COMENTÁRIOS

CONECTE-SE

Vamos conversar SOBRE O SEU NEGÓCIO?

Quer ficar antenado no mundo do ecommerce?

Faça parte da nossa base de conhecimento.