Como preparar sua loja virtual para o dia dos namorados

Ao cruzar as ruas nessa época do ano, sempre nos deparamos com a cor vermelha nas vitrines. Mensagens de amor, coraçõezinhos, e flores tomam conta das lojas físicas. No ecommerce, não deve ser diferente. As lojas virtuais  também devem estar preparadas em função da data comemorativa.

O Dia dos Namorados, é considerada uma das maiores datas de faturamento do ecommerce e merece toda nossa atenção. Segundo Ebit, em 2016, o faturamento chegou a R$ 1,65 bilhão e o valor do tíquete médio foi de R$ 410,00, um aumento de 16% em comparação com 2015.

Foi pensando nisso, que trouxemos algumas dicas que podem ajudar você na hora de preparar a sua loja virtual para o dia dos namorados, e obter bons resultados nesse período.

Preparando a loja

Planejamento

Trace estratégias de acordo com os objetivos da sua campanha. Faça um planejamento e atente-se em fazer com que toda a sua equipe esteja alinhada e preparada. Procure dar evidência as melhores opções de produtos, atingindo assim o público de interesse.

Procure apresentar uma oferta especial aos seus clientes. Pesquise as ofertas e promoções de seus concorrentes e diferencie-se fazendo uma oferta única. Seja no preço, na entrega, um serviço extra ou até um brinde. Pra te ajudar, separamos essa planilha de análise de concorrência. Através dela, você consegue analisar de uma forma mais aprofundada todos os serviços que os seus concorrentes oferecem.

Estoque

Certifique-se de que seu estoque esteja abastecido. Essa é uma das principais questões na hora de preparar a sua loja. Tenha total controle da quantidade de produtos que fazem parte da sua campanha. Dê atenção a intensidade da sua divulgação, uma campanha grande, exige que o número de mercadorias também seja grande.

Personalize o design

Para conquistar a sua admiração e poupar tempo do cliente, é importante que os seus produtos tenham um texto de explicação claro e de fácil leitura. Confira o ebook que ensina 5 passos para otimizar seu cadastro de produto que nós preparamos para te auxiliar nessa etapa.

Crie um ambiente atrativo e deixe sua loja virtual no clima mais romântico do ano. Utilize os banners da página inicial para criar peças de qualidade e criativas para chamar a atenção e conquistar os clientes.

Não esqueça de tirar os anúncios caso seus estoques acabem, isso poderá gerar grande confusão e acarretar danos para a campanha e para a sua marca.

Se aproxime do seu público

Se aproxime dos seus clientes de forma interessante e tente sair da venda fria. O valor de cada venda e a oportunidade convertida é mais importante do que a quantidade de pessoas atendidas por dia.

Comunique muito! Aproveite todos os seus canais de divulgação para fazer com que a mensagem chegue até o seu target: email marketing, mídias sociais, sistemas de afiliados, banners internos, sites de cupons, links patrocinados, remarketing, recuperação de carrinho abandonado – enfim! Quanto mais proximidade você tiver com o seu público, mais será fácil de impactá-lo de forma mais assertiva.

Redes sociais como facebook e instagram possibilitam que você interaja com o seu público. Converse e se for o caso, realize perguntas para identificar as necessidades e os desejos de seus clientes. Tenha bons argumentos e apresente opções interessantes e específicas para cada perfil de cliente. A atenção especial e o bom atendimento fará com que ele sinta prazer em comprar, além de criar uma imagem positiva da marca e fazer com que ele retorne sempre que necessário.

Criatividade

A criatividade na hora de escolher o presente é uma das grandes dificuldades dos consumidores. Para ajudar, você pode criar cestas de presentes com diversos produtos da loja. Faça de tamanhos diferentes e capriche na decoração. Você também pode oferecer a possibilidade do seu cliente montar uma cesta e cobrar um valor extra por isso.

Para os que ainda tem dúvidas, disponibilize vale-presentes. Escolha valores baseando-se em seu ticket médio.

Finalize de forma eficaz

Embalagem

Para que os presentes fiquem ainda mais especiais, abuse da criatividade na hora de personalizar as embalagens.

Você também pode criar brindes e enviar cartões em branco, para que o cliente escreva uma mensagem e entregue com o presente.

Explore diferentes possibilidades que combinem com a sua loja e faça com que os consumidores tenham experiências positivas na hora da compra. Esses detalhes irão fazer com que seus clientes fiquem felizes com a dedicação demonstrada pela sua loja.

Página de checkout

A sua página de checkout deve estar intuitiva, otimizada e fácil de ser utilizada.  A praticidade e a velocidade são essenciais nesse momento.

Entrega do produto

Fique atento aos prazos de envio, não esqueça que se trata de uma data específica, então a encomenda precisa chegar a tempo para presentear a pessoa amada.

Pós venda

Se tratando de presentes, tenha em mente que é normal os produtos retornarem para troca. Tenha sempre uma equipe de suporte disponível através das suas redes sociais, telefones e página de contato.

Aproveite a data da melhor forma

A última etapa é o pós-operação. Avalie o que deu certo e não esqueça de medir os resultados financeiros, para que o próximo ano seja ainda melhor.

Além disso, converse com a sua equipe e pergunte quais foram as dificuldades que tiveram, o que eles acham que funcionou bem e o que não funcionou.

Todas essas dicas valem não somente para o dia dos namorados, como para outras datas promocionais. Disponibilizamos um calendário de datas sazonais com todas elas para que você possa se preparar para cada uma delas e organizar melhor o seu ano.

Esperamos que com essas dicas, você esteja pronto para aproveitar essa data da melhor forma. A inovação é um dos caminhos para alavancar o seu negócio, lembre-se de achar um jeito particular de impactar o seu público e boas vendas!

 

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A Híbrido está com a Havan desde a escolha pelo Magento Cloud como nova solução para ecommerce em 2019. Nesses anos, estamos evoluindo sempre as soluções que o online traz para os clientes da Rede, resultando em crescimento constante da operação.

A Híbrido está com a Havan desde a escolha pelo Magento Cloud como nova solução para ecommerce em 2019. Nesses anos, estamos evoluindo sempre as soluções que o online traz para os clientes da Rede, resultando em crescimento constante da operação.

Éder Varela

Gerente de e-commerce na Havan

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