Fim do ano chegando, as férias se aproximando, porém não podemos esquecer uma data muito importante para o ecommerce: O natal!
Pesquisas mostram um crescimento de 53% nas vendas de Natal de 2016 na comparação com o mesmo período do ano anterior, dado apresentado pelo Mercado Livre. Sabendo disso, não podemos deixar de preparar a nossa loja virtual para essa data tão importante!
Personalize o design
O natal é uma data que se destaca pela personalização nas lojas físicas. São enfeites, luzes, renas, neve e até a presença do bom velhinho. Então, o nosso ecommerce não pode ficar pra trás, né?!
Deixe a sua loja com a cara do natal através de banners comemorativos e selos nos produtos com promoções especiais para essa data.
Disponibilizamos em nossa biblioteca, um template em psd para criar banners que conquistam. Acho que pode te ajudar!
Se atente a estratégia
Em datas comemorativas as pessoas ficam com certo receio de comprar em ecommerces, devido ao risco de atraso das encomendas e acabam comprando em lojas físicas. Você pode usar esse ponto à seu favor, oferecendo algum desconto para compras feitas por sedex, ou utilizar a famosa campanha de “compre até dia X e receba antes do natal”.
Se você tiver uma opção de frete ágil e confia nos prazos de entrega, coloque um banner de “entrega garantida para o natal” em seu site, assim você vai chamar mais atenção e terá um grande diferencial para oferecer ao seu cliente.
Mas é de extrema importância que você se certifique que o produto realmente chegará antes da data prometida, pois do contrário, vai acabar frustrando o seu cliente e trazendo péssimas avaliações para a sua loja.
Outra estratégia interessante é criar kits para essa data, que provavelmente servirão para presentes, trazendo destaque para os seus produtos e aumentando seu ticket médio ao dar a opção do cliente comprar mais produtos.
Divulgue muito!
O esforço nas estratégias não terão muita serventia se não houver a devida divulgação do seu site para essa data. Foque nas redes sociais, e-mail marketing e principalmente as publicações em seus blog. Faça posts onde você pode divulgar o seu próprio produto, como “Melhores produtos para dar de presente abaixo de R$50,00”, “10 presentes criativos para quem gosta de filmes” ou até “Os 10 melhores presentes para dar ao seus pais”.
Ofereça também cupons de descontos nas divulgações, atraindo ainda mais os clientes à sua loja. Pode ser desconto em produtos ou até frete grátis. Muitos usuários buscam no Google “nome da loja + cupom de desconto” antes de fecharem as suas compras, então espalhe esses cupons na web. Dica bônus: Ofereça os cupons no twitter, pois o Google indexa a maioria dos tweets.
Capriche na finalização
Não esqueça de oferecer embalagens de presente para os seus clientes, pois dessa maneira eles podem comprar um produto e mandar entregar diretamente na casa de seu presenteado, já embalado e pronto.
Ofereça também um campo onde o cliente possa deixar uma mensagem para enviar junto com o presente como um cartão de natal personalizado da loja.
Pós-venda
Esteja preparado para as devoluções, pois quando se trata de presentes é natural que aconteça trocas. Reforce o seu atendimento através de uma equipe de suporte, para que o cliente tenha uma ótima finalização da experiência de compras.
Reforçando: O natal é uma ótima data para aproveitarmos para fechar o ano com resultados positivos, por esse motivo, se prepare com antecedência, tenha ótimas vendas e um feliz natal!
Hohoho.