Preparando sua loja online para o recesso de fim de ano

Com a chegada do final de ano, a maioria das lojas, escritórios e fornecedores no Brasil entram em recesso até os primeiros dias do próximo ano. E se você tem uma loja online, como organizar o seu fluxo para poder descansar tranquilamente nesses dias, sem prejudicar a sua indexação nos buscadores? Veja abaixo nossas dicas de como continuar capturando pedidos sem gerar insatisfação nos seus clientes com atrasos.

Tirar a loja do ar, com certeza não é uma opção. Fazendo isso, você pode perder parte de todo seu trabalho em SEO durante o ano, porque sua loja vai deixar de ser indexada pelo Google, Bing e Yahoo – os robôs irão continuar rastreando normalmente suas páginas, porém, não encontrarão nada, baixando seu posicionamento nos rankings. Portanto, você pode, e deve sinalizar aos clientes que seus pedidos serão separados assim que o recesso acabar. Isso pode ser feito de diversas formas, aqui vamos listar alguns exemplos de como você pode fazer com sua loja.

Em diversos casos, os clientes compram da loja sem urgência na entrega, portanto, você pode continuar recebendo pedidos normalmente. Saiba como:

Adicione um banner principal

Centralize sua mensagem de recesso num banner no topo da loja, de forma clara e explícita, explicando que os pedidos serão separados a partir do dia em que você voltar do seu recesso – mas que a loja receberá pedidos normalmente nesse período.

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Adicione uma faixa no topo do site

Diferente da página inicial, a faixa no topo do site acompanhará o usuário durante toda a navegação no site. Isso pode ser útil caso você ache que seus clientes ainda terão dificuldades em entender que o prazo de entrega será estendido. Lembre-se de alinhar bem esse recurso com sua plataforma – eles também provavelmente entrarão em recesso.

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Aumente seus prazos de entrega – não se esqueça disso

Naturalmente, seu prazo de entrega precisará ser aumentado em alguns dias caso sua operação faça recesso, ou mesmo os fornecedores que você precise comprar os produtos façam. Nesse caso, lembre-se de adicionar alguns dias no prazo de entrega das formas de entrega da loja virtual, sendo justo e transparente com o seu cliente antes do fechamento do pedido.

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Alterar a mensagem do e-mail de confirmação dos pedidos

Ainda assim, alguns clientes podem não perceber os avisos na forma de entrega ou mesmo nas páginas da loja. Neste caso, mais uma fonte de consulta deles são os e-mails transacionais, de interação automática. Altere a mensagem do seu e-mail de confirmação de compra, adicionando o novo período de trabalho, garantindo que o cliente não se frustre com o atraso, evitando experiências negativas ou reclamações.

Garanta que essas dicas sejam seguidas no seu recesso, mantendo a transparência com seu cliente – e a segurança dele na compra; sem impactar no seu resultado de busca orgânica. Aproveite para descansar e planejar sua atuação em 2016.

Boas festas e boas férias (com clientes satisfeitos e tranquilos) 🙂

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A Híbrido está com a Havan desde a escolha pelo Magento Cloud como nova solução para ecommerce em 2019. Nesses anos, estamos evoluindo sempre as soluções que o online traz para os clientes da Rede, resultando em crescimento constante da operação.

A Híbrido está com a Havan desde a escolha pelo Magento Cloud como nova solução para ecommerce em 2019. Nesses anos, estamos evoluindo sempre as soluções que o online traz para os clientes da Rede, resultando em crescimento constante da operação.

Éder Varela

Gerente de e-commerce na Havan

A Híbrido está com a Havan desde a escolha pelo Magento Cloud como nova solução para ecommerce em 2019. Nesses anos, estamos evoluindo sempre as soluções que o online traz para os clientes da Rede, resultando em crescimento constante da operação.

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