O Dia das Mães se tornou o evento com maior importância do primeiro semestre do ano e está junto com datas como Natal e Black Friday. Porém para ter sucesso nessa data é importante entender o cenário e as oportunidades para atuar nessa data.
O primeiro passo é entender onde o público da sua loja está posicionado na data e se apropriar da maneira mais verdadeira possível, se seu e-commerce tem como público principal mulheres e é do segmento de moda, acessórios e beleza este é o seu momento!
Já se o seu segmento não é tão assertivo com a data, mesmo assim pode ser uma boa alternativa criar espaço para que a data seja explorada, seja de uma forma mais emocional e menos promocional. Pois segundo pesquisa realizada pelo Google as marcas que possuem melhor fala com o Dia das Mães nessa época não são necessariamente marcas para uso pessoal das mulheres, são elas Johnson & Johnson, Pampers e Natura.
Entenda a realidade das mulheres e mães
Para se posicionar bem no Dia das Mães é preciso entender como é o cenário da vida das mulheres e qual é o impacto da maternidade. Estamos numa vertente onde se é debatido cada dia mais sobre Maternidade Real, expondo a realidade do relacionamento entre mãe e filho com as dificuldades e alegrias do dia a dia, e muito menos a mãe margarina que era abordada nos anos 2000 onde seu maior papel era servir à família, sempre com um sorriso no rosto à espera dos filhos com a mesa pronta.
Dentro desse universo as marcas estão buscando a melhor forma de explorar a data, então existe muito espaço para que lojas sejam capazes se conectar verdadeiramente com as mães e construir um vínculo duradouro da marca com a data, do jeito que as mães esperam.
Apesar do presente mais desejados pelas mães ser o celular, é importante destacar que segundo a pesquisa realizada pelo Google, roupas, sapatos, acessórios, perfumes entre outros itens de uso pessoal são os presentes mais cotados por elas.
Mas e quando devemos começar as campanhas de Dia das Mães?
Conforme aponta dados da Social Miner, o pico de vendas em 2016 foi dia 28 de abril, 10 dias antes do Dia das Mães. Já em 2017, o melhor desempenho de vendas foi dia 3 de maio, 11 dias antes da data. Enquanto no ano passado, 2018, as vendas alcançaram um pico 6 dias antes da data.
Dessa forma podemos notar que apesar da necessidade de um planejamento antecipado e de divulgação já a partir do final do mês de abril, é importantes estarmos atento aos compradores de última hora que estão se tornando cada vez mais expressivos. Dando pra eles a melhor experiência possível, com alternativas a limitação de transporte e logística, oferecendo opções de retirada na loja por exemplo.
No final o consumidor leva em consideração além de toda a construção e conversa com a nova realidade feminina, o preço, promoções e tempo de entrega e sortimento de produtos. Então para ter sucesso nesse Dia das Mães encontre o elo perfeito que converse com as mães e também atinja os consumidores do evento e vá em frente.