Por que criar um site amigável (user-friendly)?

Fazer com que os clientes comprem em sua loja online é a sua tarefa principal, e um dos pontos que ajuda bastante nessa tarefa é ter um site com uma boa usabilidade. A usabilidade é muito importante, pois um site que não possui boa usabilidade cria obstáculos para que os usuário encontrem o que desejam, ou seja, acaba interrompendo o processo de compra.

O que é usabilidade?

Usabilidade é a arte de fazer o seu site simples e fácil de usar (user-friendly). Para isso, entender o comportamento online do seu cliente é essencial, pois dá uma visão sobre o que não funciona e o que funciona, além de qual forma isso se dá.
Algumas das dicas mais básicas e comprovadas de usabilidade incluem o uso adequado dos slogans, navegação intuitiva, o conteúdo conciso e uso estratégico de recursos visuais.

Porque a usabilidade é importante?

Se você pensar em construir seu site apenas muito bonito, mas de uma forma que é muito complicada para navegar ou produzir um conteúdo muito difícil de compreender, os usuários vão ficar perdidos e acabar saindo do site por terem dificuldade em encontrar o que queriam, assim o site não vai cumprir os seus objetivos e você vai acabar perdendo o negócio.

As melhores experiências são as mais simples

Ao mesmo tempo que seu site deve ter um design bonito e atraente ele não pode fugir da simplicidade, mantenha os principais botões e links sempre bem visíveis e entendíveis para que o usuário não perca tempo procurando-os. O usuário não quer ficar passeando no site, se ele entrou ali é porque esta a procura de algum produto ou informação que talvez seu site ofereça, então o ideal é que ele encontre o que deseja o mais rápido possível.

Como criar um site user-friendly?

O segredo está no planejamento adequado e testes. A maioria das empresas já estabelecidas têm uma etapa em seu fluxo de projeto pensado especificamente para detectar e eliminar possíveis problemas de usabilidade.

Este feedback pode ser incorporado já nas fases iniciais do projeto ou ainda em revisões finais. Contudo, se você não possuir orçamento para manter um grupo de funcionários para testes de usabilidade, você pode verificar com sua equipe interna ou com os próprios clientes. Peça-lhes para rever o site e fornecer feedback sobre a sua experiência online antes do lançamento do mesmo. Outra opção é utilizar ferramentas que gravam a navegação do usuário, como Hotjar. A instalação é super simples e você tem uma experiência perfeita da navegação do usuário.
Outra coisa muito importante é deixar o seu site ou ecommerce responsivo para que possa ser acessado por dispositivos moveis e outros dispositivos de variados tamanhos de telas. Assim o seu site poderá receber visitas independente de onde o usuário esteja.

Experiências que ajudam seus clientes

Cada experiência no site deve ter como objetivo resolver um problema da maneira mais eficaz e centrada no usuário. Mas tenha cuidado para não exagerar. Cada vez que for adicionar uma nova funcionalidade em seu site tenha em mente o objetivo dessa adição. O que ela vai agregar ao seu site?
Qual o valor para o cliente? Você não quer resolver um problema e criar outro no processo.
Lembre-se sempre que “mais simples é sempre melhor” e boas vendas!

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A Híbrido está com a Havan desde a escolha pelo Magento Cloud como nova solução para ecommerce em 2019. Nesses anos, estamos evoluindo sempre as soluções que o online traz para os clientes da Rede, resultando em crescimento constante da operação.

A Híbrido está com a Havan desde a escolha pelo Magento Cloud como nova solução para ecommerce em 2019. Nesses anos, estamos evoluindo sempre as soluções que o online traz para os clientes da Rede, resultando em crescimento constante da operação.

Éder Varela

Gerente de e-commerce na Havan

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