Como se planejar para entrar em marketplaces

Os Marketplaces são como um shopping online, onde os consumidores podem encontrar diversos produtos e marcas em um só lugar. Eles são muito utilizados dentro do planejamento de estratégia para ecommerce. Muitos lojistas se perguntam se vale a pena estar em marketplaces e como planejar sua entrada. Reunimos algumas informações sobre essa ferramenta para você analisa-la e considerá-la para o seu negócio.

Segundo uma pesquisa do Internet Retailer, nos EUA, os marketplaces já representam 45% das vendas. Outra pesquisa da Forrester, aponta que 80% dos clientes dizem que marketplaces tem introduzido a eles novas marcas e 85% dos clientes concordam que marketplaces os ajudaram a localizar itens que, de outras formas, seria mais difícil.

Assim como qualquer outro canal, os marketplaces também tem suas desvantagens:

  • Em alguns casos, o comissionamento pode afetar muito a margem;
  • Dependência de parceiros;
  • Dependência do marketplace;

Entretanto, é muito vantajoso para o varejista estar nos marketplaces, pois os usuários estão buscando cada vez mais ofertas e variedades. Dentre as principais vantagens estão:

  • A visibilidade que o lojista recebe ao entrar nesses sites de alta visitação,
  • A segurança em ofertas com a bandeira do grande varejista
  • Esses sites reúnem diferentes ofertas complementares, o que garante uma venda mais rápida de produto.

Oportunidades de marketplaces no Brasil

As oportunidades de marketplaces que o Brasil oferece são os grandes e conhecidos varejistas, também os especializados (pure players), os compradores e agrupadores, e os grupos fechados de compra.

Se tratando de custos, os marketplaces normalmente trabalham com um comissionamento de 9 a 30% sobre as vendas faturadas, incluindo o valor do frete. O repasse geralmente é feito com antecipação (2x por mês), e desse valor já são descontados o custos com marketing, pagamento, antifraude, SAC, etc.

Como funciona o fluxo

Mas como se organizar para entrar?

  • Confirme se todos os campos obrigatórios do seu produto estão preenchidos (gênero, tamanho, origem) e valide as imagens (medidas e fundo).
  • Lembre-se que os marketplaces aceitam apenas pronta entrega. Defina como irá integrar o seu frete, diretamente via Correios, via gateway (Intelipost), ou via planilha, e monitore seu preços e prazos continuamente.
  • Garanta o fluxo de volta do pedido; Automatize a chave Nf e o rastreio de entrega; Garanta prioridade ou expedição o mais breve possível; Acompanhe o SAC e interações com o marketplace.

E agora? Como potencializar as vendas?

Os marketplaces utilizam especialmente indicadores operacionais para medir a eficiência logística, portanto quanto melhores forem esses indicadores, melhores serão os resultados. Fora isso, é importante o relacionamento com assessoria comercial para potencializar as vendas e participar das promoções.

Se for migrar para o buybox – espaço de maior destaque dentro do anúncio de um produto nos marketplaces- lembre-se que o preço e prazo são fatores fundamentais para determinar a posição que ocupará.

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