Pinterest, Amazon e TikTok Ads: 3 mídias que estão chamando a atenção e ganhando espaço para você testar

Deixa eu adivinhar: você já anuncia no Google e Facebook Ads e está precisando expandir seus horizontes ao que tange mídia paga na internet? Existem outras plataformas que já são gigantes em conteúdo, público e alcance, e que podem resultar em bons KPIs no investimento da sua marca. Neste artigo, iremos discutir como funciona, as vantagens e por que anunciar no Pinterest, Amazon Ads e TikTok. Vamos lá?

 

1 – Pinterest

A rede social mais inspiradora de todos os tempos surgiu em 2010 e, desde então, vem se tornando uma ferramenta de marketing cada vez mais importante para a estratégia digital de muitas empresas. Com mais de 478 milhões de usuários ativos em todo o mundo, anunciou em 2021 no Brasil, o Pinterest Ads, ferramenta que permite anúncios patrocinados dentro da rede social.

O que você precisa saber para anunciar no Pinterest?

No Brasil, 46 milhões de usuários encontram inspirações no Pinterest todos os meses. Será que seus futuros clientes estão entre eles? Para entender melhor, as 5 categorias mais populares na plataforma são: arte, faça você mesmo, entretenimento, educação e decoração. Já as 5 principais pesquisas são sobre: estética, vestidos, cozinha planejada, receitas saudáveis, kakashi.

Todavia, o ponto chave para entender anúncios na plataforma é saber que os usuários acessam o Pinterest quando pensam seriamente em comprar produtos ou serviços, mas ainda estão indecisos. 66% dos usuários afirmam que os vídeos agregam mais valor à experiência do Pinterest, e 64% o acessam quando querem contratar uma ideia, produto ou serviço de confiança. 

Quem usa o Pinterest, gosta de fazer planos com antecedência. Por isso, quando for apostar em datas sazonais, é preciso planejar com no mínimo 3 meses de antecedência. Assim, seu anúncio começará a aparecer antes e as chances de tornar relevante são bem mais altas!

E, por fim, saiba que os anúncios no Pinterest precisam ser conteúdos, e é possível fazer as seguintes segmentações: palavras-chaves, interesses, lista de clientes, ressegmentação de engajamento, ressegmentação dos visitantes do site e comportamento semelhante. Já os objetivos de campanha podem ser de: reconhecimento de marca, visualização do vídeo, tráfego do site, conversões e Shopping Ads.

 

2 – Amazon Ads

De forma simples, o Amazon Ads, ou Amazon Advertising, é um serviço de publicidade online da Amazon que permite que empresas façam anúncios em formatos de links patrocinados em pesquisas, banners, gráficos e vídeos em sites de terceiros. 

 

 

O que você precisa saber para anunciar na Amazon Ads?

O Amazon DSP (Demand-side platform) é uma plataforma de demanda que permite aos anunciantes comprar mídia programática, ou seja, anúncios de display, vídeo e áudio, e é disponível para anunciantes que vendem ou não produtos na Amazon.

Os anúncios são em formato de banner ou são criados de forma dinâmica a partir dos produtos e é possível fazer a segmentação a partir de: estilo de vida e comportamento de compra, interesse em comprar, produtos específicos, perfil demográfico e audiência personalizadas.

Já, apenas para quem vende na Amazon, existe o “Sponsored Brands” ou seja, as “Marcas Patrocinadas”, onde os anúncios de custo por clique (CPC) podem promover uma coleção de produtos, apresentando um título personalizado e logotipo. Aparecem dentro de páginas detalhes do produto, e pode direcionar para o produto ou a loja, segmentado por palavra-chave.

Por sua vez, a Amazon Advertising (ainda para quem vende na Amazon) promove produtos individuais, aparece nas páginas de detalhe do produto e nos resultados de compras. Quando o anúncio é clicado, o comprador é direcionado para a página de detalhes do produto e a segmentação pode ser feita por palavra-chave, categoria de produtos ou mesmo, segmentação automática.

 

3 – TikTok

A TikTok é uma plataforma de publicação de vídeos fundada em 2012, que ganhou muita força em 2020, e atualmente é o aplicativo que as pessoas mais usam e estão mais engajadas. É uma das melhores redes sociais no quesito algoritmos, pois usa de inteligência artificial para selecionar o melhor conteúdo de acordo com as preferências do usuário.

A força desta plataforma tem o poder de transformar um produto desconhecido à esgotado: diversos produtos acabam ficando muito conhecidos de forma orgânica, como o caso da “legging do TikTok”, da Aerie, que por conta de um vídeo, teve todas as calças esgotadas. Isso porque, os usuários do TikTok, em comparação com usuários de outras plataformas, tendem a confiar mais no que dizem as avaliações online sobre os produtos/serviços.

 

O que você precisa saber para anunciar no TikTok?

O TikTok Ads é uma plataforma exclusiva do aplicativo, voltada para criação de anúncios. Os formatos disponíveis são vídeos e banners, por meio de retargeting com dados coletados pela empresa, público semelhante e redirecionamento. A segmentação possível é por meio de: gênero, idioma, interesses, idade, rede wifi (ou 4g, 3g, 2g), operadora de celular, localização, sistema de celular (iOS ou Android) e preço do dispositivo. 

Além disso, o TikTok tem anúncios para todo o tipo de estratégia: awareness (apresentar a marca ou produto), consideração (criar a experiência do produto da marca/influência de conteúdos) e conversão (criar lembranças e potencializá-las para estimular a ação). 

Ainda não está convencido? Aqui vão alguns números: 66% concordam que a plataforma os ajudou a decidir o que comprar, 67% foram inspirados a fazer compras mesmo quando não estavam buscando por isso e 74% disseram que a plataforma os ajuda a ter ideias sobre marcas/produtos nos quais nunca haviam pensado antes.

 

E aí, o que achou dessas “novas” plataformas para anúncios? Aqui na Híbrido, contamos um time especializado em Mídia Paga, totalmente dedicado a estudar novas tecnologias para aprimorar a performance do seu e-commerce. Entre em contato conosco e entenda qual o melhor plano estratégico para a sua marca! 

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A Híbrido está com a Havan desde a escolha pelo Magento Cloud como nova solução para ecommerce em 2019. Nesses anos, estamos evoluindo sempre as soluções que o online traz para os clientes da Rede, resultando em crescimento constante da operação.

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Éder Varela

Gerente de e-commerce na Havan

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