O impacto do crescimento da Pesquisa por Voz no mercado digital

Atualmente um assunto muito comentado em palestras, sites e webinars é sobre a Pesquisa por Voz. Essa tendência pode causar um grande impacto no mercado digital e apresentar um desafio para os profissionais de marketing online.

Segundo o Google, 20% de todas as consultas de pesquisa para mobile são de pesquisa por voz, e esse número só aumenta nos últimos anos. Assim como em 2015 foi o “ano do mobile”, 2018 pode-se dizer que é o “ano da pesquisa por voz”. Apesar dela ser significativa e crescente, não podemos deixar de lado a pesquisa tradicional, pois continua forte.

O que é pesquisa por voz?

A pesquisa por voz é uma funcionalidade antiga que vem tomando força nos últimos anos com o crescimento da tecnologia e da inteligência artificial. Se for pensar bem a busca por voz é quase como uma conversa, com palavras-chaves mais extensas e frases informais.

Atualmente temos uma diversidade de assistentes que estão mudando a forma como as pessoas pesquisam. São eles: A Siri, para quem usa sistema iOS, Google Now, para Android, Cortana, Google Assistant, Google Home, Amazon Echo, Apple HomePod e Bixby, para celulares da Samsung. Além do mais também conseguimos fazer a busca por voz através do navegador Google Chrome, na qual é possível selecionar o microfone que fica ao lado do campo de pesquisa.

Importância da busca por voz para o SEO

Empresas especializadas em marketing digital estimam que até 2020, 50% de todas as buscas serão realizadas através de voz. É essencial que os profissionais comecem a se preparar para essa tendência e integrar estratégias para voz nos seus próximos planejamentos. Afinal, para o seu site ser a resposta de alguma pergunta feita por voz é preciso fazer melhorias e otimizações.

Otimizações para pequisa por voz

Ao invés de pensar isoladamente nas palavras-chave deve-se escrever um conteúdo mais natural, de três a cinco palavras-chave para mais. Em lojas virtuais pode-se inserir perguntas nas páginas dos produtos e otimizar a página de FAQ’s (perguntas frequentes) com frases mais longas imaginando como o usuário perguntaria em voz alta.

Vale lembrar também que as pesquisas costumam fazer perguntas específicas. Uma sugestão é inserir no conteúdo palavras como “quem, como, o que, onde, por que e quando”. Além de otimizar com contexto de local, como “perto de mim” no título das páginas. Ainda há poucos resultados na busca por voz, então otimizar sua loja virtual para essa funcionalidade aumentará as chances de ranqueamento, cliques e vendas.

O ano da pesquisa por voz

O desafio para os profissionais agora é pensar “como eu posso ajustar as otimizações que faço hoje para estar pronto para esta tendência de pesquisa? ”. A resposta simples é pensar exatamente como as pessoas falam, pensam e buscam, e não mais na forma como elas digitam. Tem uma ferramenta gratuita bem interessante que gera perguntas para a busca de pesquisa por voz, o nome dela é Answer the Public.

Vamos esperar para 2020 ou começar já? Abuse das informações e se mantenha sempre em busca de tendências e atualizações.

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A Híbrido está com a Havan desde a escolha pelo Magento Cloud como nova solução para ecommerce em 2019. Nesses anos, estamos evoluindo sempre as soluções que o online traz para os clientes da Rede, resultando em crescimento constante da operação.

A Híbrido está com a Havan desde a escolha pelo Magento Cloud como nova solução para ecommerce em 2019. Nesses anos, estamos evoluindo sempre as soluções que o online traz para os clientes da Rede, resultando em crescimento constante da operação.

Éder Varela

Gerente de e-commerce na Havan

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