Recentemente, parte da equipe da Híbrido visitou o Fórum Ecommerce Brasil, o maior evento da américa latina voltado para Ecommerce. Imergimos em uma quantidade de conteúdo gigante e um dos assuntos que mais foram citados foi Omnichannel.
Mas o que é Omnichannel?
Omnichannel é uma unificação de compras entre o digital e o físico. A integração da experiência de compra entre esses dois canais. Porém, não confunda experiência em multicanais e omnichannel. Não basta apenas utilizar vários meios de comunicação (e-mail marketing, engajamento nas redes sociais, mobile marketing) com experiências diferentes para ser um omnichannel, é preciso que eles trabalhem juntos.
Há tempos empresas separaram a loja física do ecommerce. Porém, foi demonstrado que com o aumento das compras online e a fidelidade nas lojas offline, trabalhando esses dois canais em conjunto, pode se ter uma melhor experiência de compra do usuário.
Marcas de sucesso que utilizam a estratégia de Ominchannel
Disney
Para entendermos melhor como o Omnichannel funciona, vamos exemplificar grandes empresas que já estão fazendo uso dessa estratégia.
Como a Disney, que inicia a sua experiência com o cliente mobile responsivo, onde os usuários conseguem fazer o planejamento da viagem perfeitamente.
Assim que o usuário faz a sua reserva, ele pode utilizar o My Disney Experience, podendo programar onde ele irá jantar e reservar o Fast Pass, que é uma espécie de passe-livre, onde é escolhido o brinquedo e o horário, passando a pegar uma fila expressa para a atração.
Já dentro do parque, o usuário pode usar o seu mobile para ver a localização de cada brinquedo e o tempo estimado para a fila de cada atração.
Não bastasse isso tudo, eles foram além! Criaram uma pulseira chamada Magic Band Program, que funciona como a chave do quarto nos hotéis da Disney, pagamento para comidas e bebidas dentro dos hotéis e parques, e ainda funciona como o Fast Pass.
Chipottle
Para quem precisa de agilidade na hora de comer, a Chipottle criou um aplicativo, onde é possível fazer o seu pedido, selecionar em qual restaurante da franquia deles você irá retirar o pedido e ainda qual horário você irá buscá-lo, dando para o cliente mais agilidade no seu pedido.
Starbucks
O Starbucks é outro case de sucesso que está sempre sendo lembrado. Eles também disponibilizam um app, onde o cliente pode fazer o seu pedido, realizar o pagamento online, selecionar a loja em que irá retirar e qual tempo estimado para o pedido ficar pronto. Eles ainda mostram em um mapa qual o melhor caminho para chegar à loja mais próxima, além de possibilitar que você recarregue o seu Starbuck Card através do mobile, website ou na loja e a atualização é feita instantaneamente em todas as plataformas.
Omnichannel como uma estratégia
Os Consumidores já são compradores de multicanais. Eles estão comprando no mobile, website e nas lojas físicas. Então porque não unificar esses meios para criar ainda mais engajamento com a marca? Além de tudo, a essência do Omnichannel é fazer a vida do consumidor mais fácil possível, com ferramentas fáceis de se navegar e integrar os canais disponíveis pela empresa, gerando agilidade e conforto.
Para conferir o vídeo que produzimos falando sobre Omnichannel, é só você acessar nosso canal. E se você quer bater um papo com a gente sobre o assunto, deixe seu comentário aqui ou nos envie um e-mail! Boas vendas.