O que esperar da Black Friday e Copa do Mundo?

Na foto, ilustramos uma bola de futuebol em um gramado verde para corresponder ao tema desse artigo: Black friday, copa do mundo e e-commerce

A Black Friday, uma das datas mais esperadas e que movimentou um faturamento de cerca de 4,2 bilhões em 2021, este ano vai dividir a atenção com a Copa do Mundo e muitos questionamentos de como vai funcionar na prática foram levantados pelos profissionais do mundo do e-commerce.

Mas afinal, as duas datas são rivais ou aliadas?

Dados do Google apontam que 86% dos brasileiros já estão animados e pretendem acompanhar a Copa do Mundo. Com isso, alguns setores se destacam não somente no dia da Black Friday, como também com os preparativos para acompanhar os jogos. Artigos de decoração e bandeiras com cerca de 44% das intenções de compra, moda com 39%, além de  alimentos e bebidas com 36%.

Então devemos antecipar as promoções?

A mesma pesquisa ainda revela que cerca de 74% dos consumidores antecipariam suas compras apenas se houvesse uma promoção tão ou mais atrativa do que esperam ter na Black Friday, enquanto 61% compram sempre ou quase sempre na Black Friday.

Então, embora o jogo de estreia do Brasil aconteça um dia antes da data e uma pequena parcela de consumidores demonstre intenção de antecipar as compras, é possível que eles realizem essas aquisições durante o dia da Black Friday mesmo. Apesar disso, é esperado uma queda nas vendas durante o horário de jogo, mas que se estabiliza ou crescerá após a partida, deixando claro que quem ganha essa disputa é o próprio varejo online como um todo.

Leia sobre: A jornada do consumidor na Black Friday

Com um cenário onde o brasileiro está se recuperando de uma pós pandemia, inflação alta, instabilidade política e com a situação financeira não tão favorável, ter ofertas atrativas e que se destacam é essencial para garantir as vendas. Separamos algumas dicas para você aproveitar o melhor das duas datas:

  • Defina seu Objetivo: Além de decidir sobre participar ou não desta ação, é importante estar claro o que se espera do período. Alguns deles que você pode ter em mente são: aumentar faturamento, limpar produtos sem saída e que estão parados há muito tempo no estoque, lançar um produto novo ou exclusivo, aumentar a cartela de clientes, aumentar o alcance da marca, entre outros.

  • Defina como será a estratégia  e o período de campanha: Segundo um estudo do E-commerce Brasil realizado esse ano, 81% dos interessados na Black Friday são favoráveis à antecipação dessa data. Com isso, é uma boa oportunidade de trabalhar ofertas durante o mês todo. Algumas ações que podem ser exploradas pelo seu negócio:  Black Month (ofertas durante todo mês), Black Week (uma semana de ofertas até o dia 25/11), Cyber Monday Monday (oferta especial na primeira segunda-feira posterior a Black Friday).

  • Escolha estrategicamente os produtos que serão ofertados: Uma boa prática aqui é separar os produtos de forma estratégica: produtos de curva ABC, produtos com ruptura no mercado, produtos com estoque alto e baixo giro. Analise também as principais tendências em pesquisas nos marketplaces ou no Google Trends, para oferecer produtos em alta, e claro, que você possa ofertar sem perder tanta margem ou ainda negociar antecipadamente preços menores com os fornecedores, para que ambos possam obter um bom resultado.

  • Separe investimentos em mídia específicos para a campanha: Após entender seus objetivos de vendas, quais produtos serão oferecidos, é hora de pensar  sobre os investimentos que serão utilizados para fazer a divulgação da campanha. O ideal é que você separe os investimentos por período, e fique atento ao fato que quanto mais próximo da data, maior ficará o custo em campanhas pagas. Como mencionamos anteriormente, trabalhar com antecipação ajuda a trazer mais público qualificado para o site, com preços menores e com menos competição.

  • Reforce a divulgação e a captação de leads: Utilize canais complementares nas suas ações, por exemplo, faça campanhas de Ads para capturar leads para uma oferta exclusiva, onde é possível trabalhar posteriormente com campanhas de remarketing ou nutrir no CRM por meio de email marketing ou fluxos automatizados. Um ponto importante é ter o site que facilite encontrar os produtos promocionais uma categoria exclusiva de Black Friday, com banners, cores e vitrines. Ou até mesmo um botão de fácil acesso ao WhatsApp para tirar dúvidas rápidas sobre os produtos.

  • Planeje a experiência do cliente: A Conversão de compra está diretamente relacionada à experiência do usuário, por isso se certifique que seu site irá comportar todos os visitantes do período. Uma boa prática é conversar com sua equipe de TI para desenvolver projeções de acessos ao site durante o período de Black Friday, evitando erros e instabilidades com o alto fluxo de tráfego direcionado.

Outros pontos que merecem atenção são o cuidado com a segurança tendo em mente a possibilidade de ataques, fraudes ou até mesmo roubo de dados.

Aproveite para ler: Saiba como o seu e-commerce pode passar mais confiança para seus clientes

Pensando também no momento em que milhões de brasileiros estarão na frente da TV assistindo aos jogos, a migração de acesso a pesquisas por mobile irá aumentar exponencialmente.

E por último e não menos importante, teste as formas de pagamento, não trabalhe com descontos conhecidos como “metade do dobro” e principalmente, não prometer prazos de entrega menores do que de fato é possível.

Que tal este conteúdo: Qual a forma de pagamento mais indicada para meu e-commerce?

A Híbrido em dados

O ano de 2021 foi muito favorável ao e-commerce, com um crescimento de 5% mesmo em período pandêmico quando comparado com o ano anterior.  Ano passado a Híbrido se antecipou com seus clientes, contemplando ações de esquenta e também estratégias para o dia da Black Friday, atingindo um faturamento 63% superior comparado ao ano anterior.

Por aqui, os preparativos já começaram em agosto. Se você ainda não se programou, corra que dá tempo para garantir vantagem sobre os concorrentes e conquistar ainda mais clientes para o seu negócio… E que dezembro nós possamos comemorar tanto as metas de novembro atingidas como o hexacampeonato, VAMOS VIBRAR JUNTOS?

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