Não é à toa que as compras pela internet estão cada vez mais populares: a comodidade de comparar, escolher e receber produtos em casa é um dos maiores atrativos para os e-consumidores, mas além disso, hoje em dia, é possível contar com sistemas de pagamento seguros online, emissão de nota fiscal e rastreamento da compra pelos correios, entre outras comodidades que fazem desse tipo de negócio uma grande vantagem para o consumidor.
Porém, mesmo assim, muitos empreendedores ainda hesitam em dar seus primeiros passos no universo das lojas virtuais, perdendo grandes oportunidades de negócios. Se a empresa em que você trabalha se encaixa nesse perfil, descubra agora alguns argumentos que vão convencer seu chefe a ver o e-commerce com outros olhos. Confira!
BALANÇO DE 2014 MOSTROU UM ANO DE CRESCIMENTO
Para se ter uma ideia do ponto em que se encontra o e-commerce hoje, é interessante verificar como esse tipo de negócio tem progredido nos últimos anos.Uma pesquisa do Ibope Conecta mostrou números positivos em relação a 2014:
- 34% dos e-empreendedores tiveram um crescimento de 30 a 80% em 2014;
- 39% cresceram de 11 a 30%;
- e 17% relataram um crescimento até 10% no último ano.
Além disso, o e-commerce no Brasil faturou, em 2014, em torno de R$ 35,8 bilhões, o que representa um crescimento de 25% em relação a 2013!
OTIMISMO NO E-COMMERCE EM 2015
Com um desenvolvimento desses já constatado, não é de se espantar que a expectativa para 2015 seja muito boa. A mesma pesquisa do Ibope Conecta apontou que a maioria dos empreendedores online estão otimistas com o e-commerce em 2015:
- 85% dos entrevistados apostam que o comércio eletrônico crescerá em 2015;
- ⅓ desse total de empreendedores aposta que o crescimento será na ordem de 25%;
- e dois terços acreditam em 20%.
As razões apontadas pelas quais os entrevistados acreditam no crescimento do e-commerce e de suas vendas foram:
- O aumento da penetração da internet no Brasil — o que pode ser comprovado pelo fato de que, ainda em 2013, mais de 50% da população já tinha acesso à web ;
- aumento da segurança e confiança no modelo de compra e venda online;
- e aumento de usuários de smartphones e tablets — pelo menos 31% da população acessa a internet pelo celular;
Nos Estados Unidos, pesquisas da IBM já mostram que pelo menos 43% dos consumidores preferem comprar online, provando que há razões concretas para continuar otimista!
POSSIBILIDADE DE ATENDER A CONSUMIDORES EM TODO O BRASIL
No campo da logística, um levantamento da ABComm demonstrou que o principal meio de distribuição no e-commerce no Brasil é os Correios, responsáveis por 93% da demanda relacionada ao envio de produtos vendidos nas lojas virtuais.
Essa é uma vantagem importante do e-commerce em relação ao comércio físico: por mais que você tenha filiais da sua loja em diversos pontos da cidade ou do país, ficará sempre limitado a essas localidades. No comércio eletrônico, por outro lado, é possível atingir um número muito maior de consumidores, já que pode-se acessar o site de qualquer lugar e os Correios possibilitam a entrega dos seus produtos para qualquer localização no Brasil. Já imaginou?
GASTOS REDUZIDOS
Nem é preciso pesquisar muito para perceber que investir em uma loja virtual é mais barato que investir em uma loja física, principalmente se você já tiver um negócio em andamento e for apenas expandi-lo para a esfera virtual.
Enquanto, na loja física, você tem que lidar com despesas como aluguel, água, luz, limpeza e um grande time de vendedores, na loja virtual você tem apenas os custos de hospedagem do site, profissionais de TI e marketing para auxiliar no processo.
Além disso, vale ressaltar que conseguir manter uma loja online atraente e de primeira qualidade é muito mais fácil do que investir na infraestrutura de uma loja física, onde fatores que fazem a diferença, como decoração, limpeza e localização, têm custo muito mais alto.
AMPLIAÇÃO DAS SUAS AÇÕES DE MARKETING
Imagine que você está buscando por um produto na internet e clica em um link patrocinado no Google, por exemplo. Quais são as chances de você adquirir o produto imediatamente se o link te direcionar ao site de uma empresa que só realiza vendas em sua loja física versus um e-commerce que já te apresenta o produto, com suas especificidades, preço, formas de pagamento e tempo estimado até a entrega?
Estratégias de marketing digital são naturalmente mais efetivas quando se tem um e-commerce, afinal, no comércio eletrônico, o internauta é diretamente direcionado para a compra, aumentando suas chances de consumir por impulso.
Com esses dados, fica a pergunta: por que não investir nesse setor em crescimento, com um expressivo faturamento e um mercado de milhares de consumidores? O comércio eletrônico é uma necessidade para quem deseja expandir e conquistar novos mercados.
Quer investir em e-commerce? Precisa de ajuda para alavancar suas vendas? Faça contato com a gente e comente contando se ainda tem algum receio!