Newsletter ou nutrição de leads: O papel de cada um em sua estratégia de marketing digital

QUAIS SÃO AS DIFERENÇAS?

Basicamente, newsletter e nutrição de leads são duas coisas totalmente diferentes, que, no entanto, podem se encontrar em determinado ponto do processo de vendas. Mas vamos por partes, certo?

A newsletter é uma forma de enviar conteúdo periodicamente para um grupo de pessoas que assinaram a uma lista de e-mails, podendo oferecer material de relevância para usuários em diferentes fases do estágio de compra. A mesma newsletter pode, por exemplo, contar com uma oferta para alguém já perto de se decidir pela compra de um produto e um artigo topo de funil, que interessa a um mero iniciante no assunto.

Já a nutrição de leads vai muito além, pois envolve a construção de um relacionamento com as pessoas que demonstram interesse no conteúdo que a empresa produz. O potencial para se tornarem clientes precisa, portanto, ser muito bem trabalhado. E isso requer mais que enviar um determinado material para uma lista de e-mails pré-definida quinzenalmente. Antes, inclui conhecer bem as personas e definir os objetivos prioritários, agindo de acordo com eles.

QUAL O PAPEL DE CADA UM?

Como são diferentes, essas táticas naturalmente têm também papéis distintos dentro de uma estratégia de marketing digital. Vamos entender quais são esses papéis?

Por mais que a newsletter seja uma das formas mais simples de se comunicar com o público, isso não significa que não exige cuidado e planejamento para ser bem usada! Na verdade, o grande trunfo da newsletter é exatamente a facilidade no envio de conteúdo de qualidade para as pessoas, de acordo com seus interesses e suas preferências, o que acerta o terreno para outros propósitos.

O objetivo é preparar os leads por meio de um fluxo de nutrição até que estejam prontos para comprar. Isso evita que boas oportunidades sejam perdidas ao se forçar a venda antes da hora ou, pelo contrário, ao deixar a relação esfriar. E uma das melhores formas de fortalecer esse relacionamento é oferecendo valor de forma constante, por meio de conteúdo relevante.

COMO UNIR NEWSLETTER E NUTRIÇÃO?

Nesse ponto já é possível entender onde esses conceitos se encontram, não é mesmo? É simples: a newsletter pode fazer parte do processo de nutrição de leads, ajudando na missão de mantê-los interessados. Mas como fazer isso?

Defina um cronograma de envio
Depois de produzir o conteúdo com base nos interesses das personas, é preciso definir um cronograma de envio adequado a seu nicho de mercado. Lembre-se, afinal, de que enviar muitos e-mails em pouco tempo pode irritar os leads, assim como passar muito tempo sem aparecer pode fazer com que se esqueçam de você. Então busque o equilíbrio!

Use bem os recursos disponíveis
Vários recursos úteis estão à disposição de quem usa o e-mail marketing na nutrição de leads. Aí entram a possibilidade de segmentar os e-mails para diferentes pessoas da lista e as poderosas métricas, que permitem acompanhar de pertinho os resultados, fazendo ajustes no que for necessário a tempo de não atrapalhar o andamento das ações. Trate então de conhecer as ferramentas à sua disposição e as usar bem.

Viu como newsletter e nutrição de leads são duas coisas diferentes? Apesar disso, elas podem se complementar muito bem em uma estratégia digital cuidadosamente planejada. Ao usar cada uma dessas ferramentas da forma correta, você terá resultados excelentes, mantendo-se sempre perto dos leads e os transformando em clientes na hora certa.

 

 

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A Híbrido está com a Havan desde a escolha pelo Magento Cloud como nova solução para ecommerce em 2019. Nesses anos, estamos evoluindo sempre as soluções que o online traz para os clientes da Rede, resultando em crescimento constante da operação.

A Híbrido está com a Havan desde a escolha pelo Magento Cloud como nova solução para ecommerce em 2019. Nesses anos, estamos evoluindo sempre as soluções que o online traz para os clientes da Rede, resultando em crescimento constante da operação.

Éder Varela

Gerente de e-commerce na Havan

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