Mulheres como protagonistas no empreendedorismo digital

Nessa quarta-feira, dia 8 de março, as mulheres são reconhecidas ao redor do mundo pelo dia internacional da mulher. Elas, que com muita garra estão se tornando grandes protagonistas no mundo dos negócios, vem se consolidando nesse grande e competitivo mercado, conquistando seu merecido espaço na área política, econômica e tecnológica.

Com toda a sua capacidade de interação e organização, as mulheres estão vencendo muitas barreiras e destacando-se também no empreendedorismo digital, onde estão presentes em uma grande fatia no número de aberturas de novos ecommerces brasileiros.

Para esse número continuar crescendo, separamos algumas histórias inspiradoras de empreendedorismo feminino. Confira três lojas virtuais fundadas por mulheres:

 

787 Shirts – Daniela Vanzuita Castellain e Gabriela Gomes Vanzuita.

 

As irmãs Gabi e Dani começaram com intuito de vender suas camisetas apenas por atacado, mas depois de divulgarem as peças em mídias sociais, como Facebook e Instagram, viram seu negócio crescer e sentiram a necessidade de expandir as suas ideias.

Assim como o ecommerce foi tomando forma, o conceito da marca também começou a caminhar a favor de uma causa. As estampas da 787 são totalmente alinhadas a um propósito pessoal. A camisa que estampa a frase “Não sou obrigada”, é um dos produtos mais vendidos da loja.

“Acreditamos que o empoderamento começa com nós mesmas, para assim inspirarmos outras mulheres e consequentemente essas outras mulheres inspirarem outras, e essa energia feminina transformar a nossa sociedade como um todo em um mundo melhor e mais justo”, revela Gabi.

A loja está no ar há cerca de dois anos e tem um crescimento médio mensal de 15%, com taxas de conversão acima da média no segmento.

 

Nós e o Davi – Laís Oliveira

 

Quando a Laís descobriu que estava esperando o Davi, começou a pesquisar sobre esse novo mundo da maternidade. Em um desses estudos, ela descobriu as fraldas ecológicas e gostou muito da ideia, afinal, as fraldas ecológicas impactam diretamente no mundo que ela vai deixar para o pequeno Davi. Porém, ela não conseguiu entender muito bem como utilizá-las e também não encontrou mercado próximo deste produto.

Com o produto em mente e a vontade de propagar essa ideia, a Laís resolveu abrir a sua própria loja de fraldas ecológicas. Com o Davi ainda pequeno, ela precisava viabilizar o seu negócio, e foi aí que surgiu a ideia do ecommerce.

Além de vender as fraldas, ela também busca informar aos seus consumidores sobre o produto que estão adquirindo, através de vídeos e artigos no próprio site.

“O nosso foco sempre foi na informação do produto. Por isso nós temos vídeo, blog e muita produção de conteúdo. Queremos que, além de comprar, o cliente consiga usar e entender do que estamos falando”, conta Laís.

Há três anos, quando o ecommerce foi fundado, eram vendidas cerca de 70 unidades mensais. Hoje, a Nós e o Davi vende cerca de 1.900 unidades por mês.

“Eu acho importante falar sobre esses números porque eu gosto de pensar que cada fralda que a gente vende, evita de jogar cerca de 30 fraldas descartáveis no meio ambiente. A principal mensagem da Nós e o Davi é essa:  Devemos parar pra pensar sobre nossas escolhas, devemos questionar sobre o que estamos fazendo e deixando para o mundo com as nossas atitudes. Além de pensar no empreendedorismo,  isso me proporcionou  pensar que estou fazendo um trabalho que eu acredito que entrega algo para o mundo. As nossas ações, querendo ou não, deixam um impacto, então que elas deixem um impacto positivo”, reforça a fundadora da marca.

 

Buabu Drielly Francini Ewald Plombon

 

A Drica também tinha se tornado mãe recentemente quando decidiu abrir o seu ecommerce. Ela começou a se envolver com esse mundo infantil e descobriu na área de vestuário o seu espaço de realização.

A Buabu trabalha com produtos exclusivamente voltados para serem usados com uma segunda pessoa. Inicialmente, as camisetas estampavam apenas frases como “Tal mãe, tal filha”. Com a propagação da ideia, surgiu a necessidade da criação de estampas para os avós, padrinhos, casais e até amigos.

A grande missão da Buabu é promover a união e o maior envolvimento entre pessoas que se amam, mas sem deixar de respeitar a sua individualidade.

“As estampas em sua maioria, são complementares, ou seja, o que diz na camiseta de uma pessoa, é complementado pelos dizeres da camiseta de outra pessoa”, explica Drica.

Em um ano de ecommerce, a taxa de visitantes na Buabu cresceu cerca de 160%, e o faturamento teve cerca de 10x de aumento. Buscando um crescimento maior para a empresa, o próximo passo é a troca por um plataforma mais robusta, acompanhando assim a evolução do seu negócio digital.

O ecommerce é muito mais do que venda de produtos

Esses são alguns exemplos de empreendedoras que transformam, cada dia mais, o mundo que vivemos por meio dos seus produtos e da sua mensagem. A Híbrido tem um orgulho enorme em dividir com elas seus sonhos e objetivos, gerando muito mais que vendas: exemplos, inspirações e oportunidades para uma sociedade mais justa e comprometida com as próximas gerações.

E você, conhece mais algum exemplo? Deixa pra gente nos comentários 🙂

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A Híbrido está com a Havan desde a escolha pelo Magento Cloud como nova solução para ecommerce em 2019. Nesses anos, estamos evoluindo sempre as soluções que o online traz para os clientes da Rede, resultando em crescimento constante da operação.

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Éder Varela

Gerente de e-commerce na Havan

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