Minha empresa está pronta para acelerar no ecommerce?

O mercado de ecommerce vem conquistando crescimento mesmo com a instabilidade econômica e o período de recessão. Para aproveitar a onda, os gestores tem olhado cada vez mais para esse canal de venda, e tentado se ajustar as boas práticas para potencializar seu canal de vendas. Temos na Híbrido uma equipe de estratégia, responsável por potencializar os resultados dos lojistas virtuais, mas é importante também que a empresa possa se preparar internamente para o crescimento.

De definição do posicionamento da empresa, criação dos processos de atendimento e expedição, políticas de troca, até as estratégias de otimização em buscadores e links patrocinados, há uma gama grande de atribuições que um profissional de e-commerce deverá ter. Dado o crescimento acelerado desse mercado, ainda há poucos profissionais com conhecimento teóorico e prático suficientes para direcionar a construção de uma loja virtual de sucesso: o que aumenta a necessidade de um consultor de e-commerce para apoiá-lo nesse desafio. Em que momento vale aproximá-lo do meu negócio, e como posso extrair o máximo? É o que vamos tentar responder no artigo abaixo.

Um consultor de e-commerce pode ajudá-lo trazendo oportunidades, informações e experiência de mercado que um gestor interno da sua empresa pode não ter. Seja priorizando as atividades-chaves, aproximando de parceiros importantes do mercado, capacitando a equipe interna, criando os fluxos e medindo o desempenho da operação. Mas, ao mesmo tempo, é importante a empresa se ajustar para que possa aproveitar todo o potencial de incremento no seu planejamento e na sua rotina.

Por que as pessoas contratam encanadores? É o conhecimento, a experiência, e, embora certamente você pode possa tentar fazer coisa ou outra, quando for fazer alguma manutenção maior isso pode se tornar um desastre. Quando você está numa etapa para tomar uma decisão estratégica sobre o seu negócio de e-commerce, você deve chamar um estrategista.

Torne claro internamente que é vontade da empresa ter um e-commerce

A empresa se ajustar é ter claro o direcionamento para esse negócio internamente. O planejamento falha quando se tem objetivos difusos, pouco conhecimento, e um cronograma apressado.
Defina que a empresa irá ter um e-commerce e compartilhe com todos. As vantagens do negócio precisam ficar claras, e ter o envolvimento dos demais líderes para que possam contribuir e fortalecer a operação de e-commerce será fundamental. Precisa existir sinergia, e o novo negócio não poderá ser deixado de lado ou visto com restrições. Uma vez que vocês estejam alinhados, mantenha o foco em questões amplas e evite discussões paralelas e menores.

Identifique o caminho: Defina o objetivo futuro e como chegar lá. Não tente agradar a todos, faça as escolhas difíceis que levam a uma estratégia clara. Em todo cenário de mudança (como a entrada do e-commerce numa empresa que já existe) gera esforço e desconforto. Isso deverá ser superado com o alinhamento.

Outro aspecto importante, é: eu tenho velocidade e disposição para mexer nas minhas rotinas internas e me ajustar a um novo negócio de e-commerce, de forma que possa potencializar o meu resultado? Isso se aplica especialmente a empresas multicanal. O marketing, a logística, o financeiro, o comercial: todos precisam de alguma forma participar do projeto. E no começo, naturalmente será pouco representativo em vendas.

Defina a equipe e/ou o líder pelo projeto internamente

Quando analisamos uma empresa produzindo resultados insatisfatórios, é importante identificar se há uma estratégia ineficaz (ou inexistente), implementação equivocada ou execução insuficiente. Na maioria dos casos, é muito complicado produzir bons resultados sem uma estratégia clara, e muito mais difícil executar com estratégia e implementação ineficiente. Porém, ainda assim, estratégias e implementações bem construídas não são a receita do sucesso. Por isso que acompanhar todas as frentes de negócio, de uma forma adequada ao mercado, e com os processos fluindo, será fundamental para o e-commerce ter êxito.

A sua operação interna precisa de boa execução: com competência e autonomia. Quanto mais o time ou o responsável se apropriar do conhecimento de um consultor, maior será o aprendizado e crescimento. Se a empresa não trouxer gaps, desafios, dúvidas ou problemas, um consultor não poderá lhe ajudar e tampouco as sugestões dadas serão internalizadas. Sempre que possível, direcione ao seu estrategista um problema ou uma meta. Ele irá criar alternativas e cenários para que você possa chegar lá.

Acompanhe os indicadores do negócio e dê o suporte necessário

Confirme se você está disposto a investir dinheiro no início para ter o resultado maior e mais rápido. Embora a maioria dos gestores diria que sim, no momento de assinar o cheque acaba ficando receoso e/ou inseguro. Não faz sentido você ter um apoio especializado atuando e direcionando esforços, se você está numa etapa de enxugar custos e não irá aderir as sugestões feitas. Aproveite o momento para experimentar as alternativas propostas e medir o resultado.

Estrategistas de e-commerce podem ser muito úteis, provendo insights, informações e experiências diferentes para o seu negócio, que você poderá levar um tempo maior para conseguir sozinho. Caso você esteja disposto a se ajustar e abraçar o projeto de e-commerce, com equipe, autonomia, investimento e acompanhamento, siga em frente. O mercado de e-commerce cresce com muita velocidade e você poderá ter boas surpresas para os próximos anos.

Espero que tenha sido útil e, caso tenha dúvidas, compartilhe conosco nos comentários. Um grande abraço!

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A Híbrido está com a Havan desde a escolha pelo Magento Cloud como nova solução para ecommerce em 2019. Nesses anos, estamos evoluindo sempre as soluções que o online traz para os clientes da Rede, resultando em crescimento constante da operação.

A Híbrido está com a Havan desde a escolha pelo Magento Cloud como nova solução para ecommerce em 2019. Nesses anos, estamos evoluindo sempre as soluções que o online traz para os clientes da Rede, resultando em crescimento constante da operação.

Éder Varela

Gerente de e-commerce na Havan

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