No início de junho aconteceu a edição do Magento Class Case Study com a Todolivro empresa catarinense focada em livros infantis. Nesta edição contamos com a presença do CEO da Todolivro Stephan Konig, com Mirele Florentino Pereira, Technical Account Manager da Híbrido, responsável pelo suporte, tecnologia e soluções na Híbrido e Núbia Mota, gerente de marketing e negócios da Magento, an Adobe Company, plataforma utilizada para estruturar todo o projeto.
Aqui reunimos os melhores insights para você que está pensando em trocar de plataforma.
Como a mudança da plataforma impactou os números da loja
No início do projeto de ecommerce a Todolivro contava com o Magento 1, por conta da dimensão do site. Antes disso tiveram apenas um site institucional para disponibilizar o catálogo para os futuros clientes. A taxa de conversão era baixa e a loja virtual não estava dando o retorno esperado.
Naquele momento analisaram que havia chegado o momento do upgrade de plataforma. Ao mesmo tempo analisavam o crescimento do setor e os novos players entrando, deparam-se com um site incompleto.
Em 2018 resolveram melhorar a experiência do público e trocar de plataforma. Depois de muitas pesquisas, optaram pelo Magento 2 devido a estabilidade, funcionalidades nativas, checkout e a adaptação para o mobile que no caso deles foi essencial, pois 60% dos nossos clientes compram via celular.
Com a troca de plataforma, enfim conseguiram focar mais no cliente e não na plataforma.
Como a Híbrido realizou o trabalho de implementação e aceleração da loja
A parceria com a Híbrido teve início em novembro de 2019, o site da Todolivro chegou na Híbrido com 6 meses de Magento 2 Open Source (Aws), apresentando diversos problemas oriundos de desenvolvimento de código e customizações feitas de forma “não ideal” no Magento, tanto para a parte de back-end e principalmente o front-end. Com isso, o site apresentava diversos problemas envolvendo lentidão do site em si e do painel administrativo.
Contudo, estruturamos plano de ação para atuar nos erros do site. No primeiro momento focamos na migração para o Magento Cloud, pois só a mudança para esse ambiente já iria dar um up muito grande em diversos aspectos do site. Durante o processo de migração corrigimos e implementamos ferramentas sendo as principais as transações em cartão (formas de pagamento) e a segurança dessas transações (anti-fraude), tendo em vista que antes o cliente possuía apenas boleto como forma de pagamento justamente por não possuir segurança em suas transações e ter tido diversas fraudes.
Com o lançamento do site em ambiente cloud conseguimos atingir nossos dois primeiros objetivos: maior segurança e estabilidade para o site, além das transações com cartão de crédito.
Após o lançamento do site em Magento Cloud, estamos focados em melhorar códigos, consertar diversos gaps/gargalos de erros que ocorrem envolvendo fluxo de compra, carrinho, velocidade.
Falando em números
Com o novo desempenho do site a troca de plataforma, a Todolivro teve alguns destaques quando falamos de números. Confira:

Com o case da Todolivro, entendemos o quanto é importante não ter somente um bom produto, mas, ter um bom fornecedor para esse produto.
Baixe o nosso e-book grátis e confira os motivos pelos quais indicamos o ecommerce para indústrias. Clique aqui!