Hoje demos a largada no IRCE, o maior evento de ecommerce do mundo. Quem nos acompanha nas mídias sociais, deve ter visto um pouco do que foi pelas Stories do Instagram. Durante 4 dias, estaremos imersos em tendências, metodologias e ferramentas para auxiliar a aumentar as vendas online – e o primeiro dia foi um reflexo fiel dessa expectativa.
A atividade do dia 06 foi focada em três trilhas: tecnologia, b2b e Amazon. Destaca-se a impressionante participação da Amazon no mercado americano, com mais de 50% de market share. A empresa praticamente abriu um novo mercado ao seu redor, com diversos fornecedores desenvolvendo recursos de conteúdo para os produtos, fotos para os produtos, anúncios para que as ofertas não caiam para a segunda página, entre outros. Um ecossistema próprio, ainda diferente do que vemos no Brasil.

MSC Supply sobre b2b
Já nas estratégias b2b, as atividades se iniciaram com sócios responsáveis pela operação da MSC Industrial Supply. Os números das vendas do b2b são assustadores por aqui – impressionantes também como são no Brasil. Porém, o mercado já é explorado há mais tempo – a MSC, por exemplo, já atua há 17 anos. Os principais highlights para uma operação bem sucedida passam pela personalização da experiência do consumidor com a loja, aspectos destacados por Danielle da Kibo, e Kyle, da zoro.com, que fazem juntos um ótimo trabalho nesse sentido.

Trilha de tecnologia
E por fim, a trilha de tecnologia, comandada com maestria por Bernardine Wu, da Fit for Commerce, trouxe diversos palestrantes que falaram sobre a construção de business case, enfatizando os indicadores, previsão de resultado, e efetivamente os ganhos com a implementação do projeto para a empresa. Destacamos a palestra de Ali Wing, que chacoalhou os participantes com muitas informações sobre a operação omnichannel, baseada na experiência do consumidor – ao mesmo tempo que apresentou a estratégia, entrou no detalhe da implementação com muita propriedade.

Os aprendizados
Em resumo, é possível destacar as várias tecnologias e inovações que tem surgido e se estabelecido no mercado de ecommerce – este, que muda de forma extremamente veloz exigindo abertura a inovação das empresas. Outro aspecto reforçado por diversos palestrantes foi o foco no homework, isso é, dar muita atenção as expectativas do cliente, ao chat online, ao atendimento veloz do pedido e ao encantamento quando ele se depara com a loja virtual e a resolução do seu problema. E isso não há ferramenta ou tecnologia que resolva – é fazer o dever de casa bem feito.
Ao termino das palestras, às 16h, o evento foi aberto ao salão de fornecedores. Por lá, pudemos conhecer novas soluções de otimização onsite, mídia online, plataformas e recursos tecnológicos, entre outros. Mas claro, isso é só o começo. Amanhã tem muito mais – continue nos acompanhando no facebook e instagram.