Internalizar ou ter agência digital: qual a melhor escolha?

Internalizar ou ter agência digital: qual a melhor escolha?


A dúvida entre montar uma equipe de marketing digital na sua empresa ou contratar uma agência especializada é o primeiro passo para a evolução do seu e-commerce. Neste texto, vamos te guiar em como tomar uma decisão, entendendo todos os cenários e olhando para dentro da sua empresa. 


“Vale a pena internalizar minha equipe de marketing digital?” Se você figura no quadro societário de uma empresa com presença online ou é responsável pela área digital de uma companhia, provavelmente já se fez essa pergunta.


Aqui, trabalhamos com serviços específicos que tem tudo a ver com este questionamento, de estratégia de negócio, a mídia paga especializada para e-commerce, passando por SEO, CRM e outros mais. Então, em nosso dia a dia na Híbrido, conversamos e orientamos a maioria dos nossos clientes sobre qual o momento ideal para este processo (ou se ele é realmente necessário). 


Primeiro, pense no motivo e na sua empresa


O principal ponto que deve-se levar em consideração para esta decisão é literalmente “o porquê” de você estar pensando em tomá-la. Existem alguns questionamentos internos a serem feitos: 



  • “Minha empresa já tem maturidade digital o suficiente para que eu tome esse passo?”

  • “O alinhamento da diretoria em prol da cultura digital já está enraizado?”

  • “Tenho um time sênior de analistas dentro da companhia para atender nossas demandas?”

  • “A empresa já tem experiência em aprendizado rápido e adaptação rápida no mundo digital?”


Se a sua resposta for “não” ou “talvez” para a maioria destas perguntas, provavelmente seja melhor repensar sua decisão de internalizar os processos de marketing digital.


A própria maneira com que o mercado de publicidade online e de estratégia digital é fomentado atualmente não favorece a internalização completa e desde o princípio do negócio. 


E as agências?


As agências que são parceiras dos gigantes do mercado (Adobe, Google, Facebook), com profissionais certificados e com alto volume de investimento dentro das plataformas, são treinadas exaustivamente por esses players para que fiquem, sempre, por dentro de todas novas funcionalidades e estratégia para aumentar o rendimento dos investimentos de seus clientes. 


Este tipo de relacionamento não acontece da mesma forma constante e pró-ativa diretamente com sua empresa. Com esse pequeno déficit de velocidade de aprendizado, provavelmente você perderá rendimento por alguns meses ou até anos, confiando em táticas antigas que não tem o mesmo rendimento de agora.


Então, o que seria o ideal? 


O ideal seria ganhar profundidade no mercado, ter a habilidade de adaptação interna e escalar seu negócio. Para atingir isso, você pode escolher uma agência para administrar 100% dos seus investimentos e direcionar suas ações de marketing, o que pode ser uma estratégia bem interessante e, com certeza, deve funcionar. 


Porém, acreditamos que a melhor forma de ter uma parceria sustentável e crescer junto com seu negócio, é o de se envolver em todos seus processos internos, garantir a escolha de KPIs e métricas que mostrem para você, e qualquer outro stakeholder do projeto, se está tudo caminhando na direção correta. 


Com isso, se adquire um crescimento sustentável do negócio, com conhecimento sendo transmitido para sua equipe interna e também alterando a sua cultura organizacional. Colocando um plano estratégico para funcionar, você pode atingir a maturidade necessária, para daí sim, poder se fazer a pergunta que começa esse artigo. 


Saiba seu momento! 


Caso a operação não seja robusta o suficiente, pense em trazer um parceiro de negócios que efetivamente lhe dê a velocidade necessária para atingir os seus resultados.


Em vários projetos, já apoiamos a construção de um time in house (dentro de casa). O grande diferencial é a dedicação e aprofundamento do negócio de cada cliente. Esse processo pode potencializar bastante o resultado se os pontos detalhados acima estiverem a favor. 


Curtiu essas dicas? Se ainda achar necessário, entre em contato conosco para tirar suas dúvidas! Confira nossos outros textos sobre o assunto


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Thiago Porfiro
Por Thiago Porfiro
Customer Solutions Coordinator

Formado em Comunicação Social com ênfase em Mídias Digitas, coordena um time de estrategistas e analistas de mídia especializado em e-commerce. Para ele, contribuir para o crescimento das pessoas e do mercado é extremamente motivador!

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