Impacto Social no Ecommerce: Entenda como utilizar essa estratégia

O impacto social causado pelas compras, seja em ecommerces ou lojas físicas, é uma preocupação cada vez maior dos consumidores, principalmente entre a geração millennial, o cuidado com a sociedade e o bem estar do planeta é cada vez maior. Felizmente, essa preocupação também é sentida nas empresas de diversos tamanhos e segmentos e hoje a busca por meios de gerar impacto social em lojas virtuais é cada vez mais presente.

Contudo, no caso dos ecommerces ainda é perceptível a dificuldade em atender essa demanda, a gestão é permeada por diversas especificidades divididas em áreas que vão de tecnologia à logística reversa. Dessa forma, é natural que ecommerces, independente de seu tamanho, sofram para gerar impacto social e principalmente apresentá-lo de forma clara ao consumidor, sem atrapalhar a jornada de compra.

Esse artigo foi escrito pelos nossos parceiros da Polen e nos próximos tópicos, eles explicam o jeito mais completo de apresentar a responsabilidade social, engajando consumidores (principalmente os Millennials) e gerando fidelidade, além de claro, valorizar a marca da loja.

Impacto Social no Ecommerce

É natural a maioria dos gestores pensarem da forma que uma empresa comum trabalha com a sua responsabilidade social: doar uma parte do lucro e com campanhas de marketing, reportar isso ao consumidor.

E apesar de não haver nada de errado nessa forma, a estratégia que desenvolvemos, pode ser resumida assim: 1 Compra = 1 Doação

1 Compra = 1 Doação

Nossa estratégia de impacto social vai muito além disso, mas basicamente esse é um bom caminho para explicá-la para lojistas e consumidores é resumir a mecânica em 1 compra = 1 doação.

Imagine que uma loja virtual precisa quantificar para o consumidor o seu impacto social. Comunicar ao consumidor que porcentagem do lucro da empresa está sendo doado para uma ONG é o caminho mais comum, porém é algo bem frio e impessoal e a participação do usuário fica delegada a segunda plano, além da transparência ser duvidosa.

Mas pelo caminho de equiparar compras e doações, as coisas ficam um pouco mais claras, já que o consumidor pode entender que a cada compra que fizer na loja aquele e-commerce realizará uma doação. A mecânica da estratégia de impacto social para ecommerces do Polen, segue exatamente esse caminho, mas colocamos um tempero a mais: a escolha da causa que receberá a doação.

Para envolver o consumidor ainda mais na doação, e ir além de “ficar sabendo que a loja doa” quem escolhe o destino do valor doado é o consumidor. Na jornada de compra, a interação com o Polen oferece 2 ou 3 causas e cabe ao cliente final selecionar qual delas receberá a doação do e-commerce, uma participação ativa e importante no impacto social.

Dessa forma, o impacto social no ecommerce não é mais pegar uma parte do lucro e dar a uma instituição. Mas tornar esse processo parte da interação e jornada de compra do consumidor e tornar o comprador o gatilho inicial do processo e responsável pelo doação acontecer ou não. Isso claro, com o valor sendo responsabilidade do e-commerce.

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Os Ecommerces Polinizadores

Os e-commerces que aderem a ferramenta do Polen são chamados de ecommerces polinizadores e além de terem seu impacto social gerido pelo Polen, contam com algumas vantagens especiais que oferecemos a essas lojas virtuais dispostas a fazer o bem:

  • Geração de Conteúdo As instituições que recebem as doações entregam relatórios constando o uso do dinheiro e materiais como fotos e vídeos, que são repassados aos ecommerces para uso em ações de marketing.
  • Integração Fácil Integrar a estratégia no seu e-commerce é muito simples, basta um pequeno código e já está pronto! Não é necessário conhecimento técnico.
  • Painel Analytics Os e-commerce polinizadores também recebem um painel de análise de dados com acompanhamento de conversão, funil de vendas e dados no impacto social no e-commerce.
  • Teste AB Realizamos testes periódicos nas interações do Polen, para encontrar a melhor forma de interagir com o consumidor e influenciar as vendas positivamente.

Impacto Social no E-commerce com O Polen

Esse também é um diferencial na experiência de compra do consumidor. E acreditando que a possibilidade de gerar impacto social não é reservado apenas para os grandes varejistas, nossa estratégia serve tanto para as grandes marcas de e-commerce quanto para os pequenos e-commerces, com planos sob medida para os diferentes tipos de negócios.

Quer saber mais do Polen para ecommerce? Acesse e conheça.

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