Guia Google Shopping: a principal plataforma de anúncios para o seu e-commerce

O Google Shopping é uma ferramenta de busca que agrupa em um único local o preço de produtos de diferentes lojas e vendedores, permitindo que os usuários façam comparação de valores.

Essa ferramenta foi lançada em 2011 pois o Google queria dar a oportunidade aos consumidores de encontrar um produto diretamente pela busca tradicional.

Neste artigo você vai descobrir como funciona essa plataforma, quais as suas funcionalidades e como ela pode ajudar você a vender mais. Boa leitura!

O que é e como funciona o Google Shopping?

Podemos definir o Google Shopping como um vertical, assim como a categoria de imagens, vídeos e notícias do Google, que mostra produtos relacionados a uma pesquisa feita agrupados em um  só lugar. Com essa ferramenta, os usuários não precisam entrar em todas as lojas para ver e comparar os preços de um produto.

Aconteceram algumas mudanças ao longo dos anos com relação ao preço da ferramenta. No início, a entrada de um lojista era gratuita, mas após um período, somente quem pagasse anúncios poderia utilizar. Por fim, por conta da pandemia, o Google liberou o acesso novamente e agora os e-Commerces podem aparecer nesta sessão de forma gratuita.

Essa ferramenta se tornou muito importante porque é muito fácil de usar. Basta que o consumidor abra o navegador de internet e digite o nome do produto que está procurando na barra de pesquisa do Google. Ao encontrar a melhor opção, com o melhor preço, o usuário clica e vai direto para a página do vendedor ou da loja.

Mas e para o lojista, também é simples assim?

Bem, vale ressaltar que o Google Shopping faz uma seleção dos anúncios e publicações para mostrar primeiro aquelas que avalia serem mais relevantes. Para garantir que os seus anúncios e publicações apareçam, você pode fazer algumas ações:

 

  • Realizar um cadastro no Google Merchant Center;
  • Criar a listagem de produtos que você deseja anunciar ou publicar e enviar o feed para o Google;
  • Fazer marcação de dados;
  • Criar anúncios.

 

Para incluir os seus produtos no Google Shopping basta ir ao Google Merchant Center e enviar o seu feed de produtos.

 

Se você já anuncia em outros comparadores de preço, saiba que o feed é muito parecido com o arquivo XML utilizado nesses sites. Porém, o Google possui uma especificação para o seu feed de produtos, vale a pena conferir e se informar. Além disso, o Google também disponibiliza uma documentação sobre a especificação dos dados dos produtos, confira antes de fazer os seus anúncios.

Google Shopping Ads x Google Ads

O Google Shopping Ads aparece quando o consumidor está buscando um produto no Google ou como anúncios em outros sites.

No entanto, diferente das campanhas feitas pelo Google Ads, em que você escolhe palavras-chave para posicionar sua loja ou site nos resultados de busca, no Shopping Ads você configura seus produtos e o próprio Google define quais palavras são relevantes para seu anúncio.

Anunciar no Google Shopping é fundamental para o lojista que quer ter mais resultados em seu e-Commerce. Hoje em dia, esse é o maior canal de conversão para qualquer empreendedor que anuncia produtos no Google Ads.

Em resumo, se você tem uma loja virtual, mas não investe no Google Shopping, isso significa que você está perdendo oportunidades de vendas e consequentemente, está perdendo dinheiro.

É importante mencionar que é possível potencializar os resultados aplicando o remarketing na plataforma, apresentando e oferecendo novamente o produto para as pessoas que já demonstraram interesse em adquiri-lo.

Vantagens de utilizar o Google Shopping para o seu e-Commerce

Além de aparecer na maior página de busca dos últimos tempos, o Google Shopping tem outras vantagens. Confira:

  • Aumento de tráfego para o seu e-Commerce;
  • Possíveis clientes mais qualificados acessando sua loja virtual;
  • Mais conversões e consequentemente maior lucratividade;
  • Maior presença nos sites de buscas, visto que sua marca e seus produtos poderão estar presentes tanto no Google Shopping quanto em anúncios;
  • Monitoramento detalhado da performance de vendas dos seus produtos

Dicas e práticas recomendadas para utilizar o Google Shopping 

Existem algumas práticas para conquistar melhores resultados com o Google Shopping, atrair mais clientes e aumentar ainda mais a sua receita. 

 

Quando for publicar seus anúncios lembre-se de:

 

  • Incluir o máximo de informações sobre seus produtos (título, descrição, tamanho, cores, preço e imagem);
  • Apostar em preços promocionais;
  • Adicionar atributos úteis, como o Adwords Grouping, que tem como função agrupar produtos por categorias da forma que você preferir;
  • Dar maior destaque aos itens que são campeões de venda na sua loja.

 

Além disso, a ferramenta também disponibiliza um manual de boas práticas, para que os lojistas consigam otimizar seus produtos e torná-los mais relevantes para os sistemas de busca.

 

Em resumo, os dados que você deve preencher são:

 

  • Nome do produto;
  • Descrição;
  • Página de destino da sua loja;
  • Nome da sua loja.
  • Disponibilidade no estoque;
  • Opções de pagamento, incluindo parcelamento;
  • Marca;
  • GTIN (Número Global de Item Comercial);
  • Cor;
  • Medidas e dimensões;
  • Gênero;
  • Imagens de alta qualidade.

 

É importante ressaltar que quanto mais informações você inserir, melhor será o posicionamento do seu produto.

 

O Google Shopping é uma das melhores oportunidades para aumentar as vendas de sua loja virtual.

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