Guia: como criar banners que conquistam para seu ecommerce

Pode parecer uma das tarefas mais simples para a maioria das lojas, mas onde a maioria acaba pecando. O banner é um dos espaços mais nobres da sua página, de maior destaque, como os especialistas chamam de “primeira dobra”, isso é, onde todos os seus usuários que carregam a primeira página vão. É nele que você vai instigar a curiosidade e o interesse em continuar navegando e conquistar os cliques que vão o levar a compra. Você está passando a imagem correta da sua loja virtual para os seus clientes? Abaixo, listamos alguns tópicos que vão te ajudar a dar a essa resposta:

Defina a linguagem visual da sua loja, e o que encaixa com o público-alvo

Num primeiro momento, temos que nos concentrar em não afastar o cliente com algo que o assuste, ou que seja muito distante da estética que ele está acostumado. Nessa etapa, é importante você analisar como o seu segmento tem trabalhado, e definir uma linguagem visual que seja agradável e convidativa ao seu tipo de público. É super importante que você use esse mesmo padrão em todas as suas comunicações, para que ele veja constância e se sinta confortável na interação com a loja.
Defina, portanto, quais serão suas principais cores e fontes utilizadas nas artes, e um pouco da diagramação que funcione para você. Que fique claro, é uma estrutura, um layout, e não uma amarra que não permitirá você criar variações mais interessantes de banners.

Encontre uma temática e objetivo para o banner

Banner sem link, só para ilustrar? Nem pensar! O banner que funciona deve instigar o usuário a uma ação. Se você tem um e-commerce, a ação pode ser levá-lo a conhecer um produto incrível, a entender melhor a história da sua empresa, a conhecer as principais avaliações dos clientes, enfim. Leve-o para um contexto que vá deixá-lo mais instigado ao objetivo que você espera.

No caso de produtos, o cenário mais comum, faça um levantamento de quais são os produtos mais procurados na loja, ou os mais vendidos. Traga os carros chefe pra frente, o que você tem de melhor. Ou então o que for uma novidade imperdível, que os clientes precisam saber. Suas melhores oportunidades precisam estar contadas nos banners da loja.

Escolha uma mensagem clara e bem diagramada

Pense numa daquelas mensagens que colam na cabeça das pessoas. Precisa ser de fácil leitura e entendimento, porque a distração que temos hoje online – com várias abas do navegador, mídias sociais e mensageiros instantâneos -, exige a concentração apenas no que for realmente relevante.

Pense em uma frase com poucas palavras, e no caso de produtos, adicione o preço ou a oportunidade (brinde, % de desconto, departamento à partir de, frete grátis). Na diagramação, lembre-se sempre de deixar um respiro nas laterais da peça para qualquer tipo de texto ou botão. Não se preocupe com o tamanho, o espaço nas bordas da imagem darão a imagem uma sensação de organização que supera a necessidade de tamanho do texto.

Faça uma chamada a ação

Por mais que tenhamos uma foto incrível, com um texto atrativo, senão tivermos um botão na peça, por histórico, a taxa de cliques é muito menor. Sabemos que todo o criativo (arte) poderá ser clicado, mas adicionar um botão na imagem deixa mais claro ao usuário que o objetivo daquela peça é levá-lo a uma outra página.

É importante que esse link do banner seja direcionado a página específica, por exemplo: se você vai promocionar os novos vestidos para reveillon que a sua loja possui, faça um link para o departamento vestidos filtrados por reveillon – não envie-o para a página de vestidos apenas, ou para a página de um produto. Mantenha a expectativa que você deu a ele na imagem após o clique, e dê a informação certa. Isso manterá a atenção e interesse do usuário.

Sinta-se livre para incrementar

Temos diversas possibilidades de incrementar esse banner com variações em formatos e tecnologias. Experimente fazer GIFs animados, trocando as variações de produtos, ou tornando a imagem ainda mais interativa. Os vídeos também podem ser utilizados.

Banners para mídia online

Seguindo o caminho das pedras para a criação de bons banners para o seu site, você também alcançará ótimos resultados em suas campanhas de mídia online com bons banners. Entretanto para a criação específica deste tipo de arte, estuda-se um pouco mais a questão de adaptação para vários formatos, ao contrário do banner para o seu site, onde o formato é único. Aqui você precisa prestar muita atenção, criando uma peça maleável que vá te poupar tempo na hora de adaptar para os variados formatos de mídia online utilizados.

Ainda cabe uma atenção super especial ao veículo que você utilizará, uma vez que o Google Adwords por exemplo utiliza formatos completamente distintos de display em relação ao facebook, e além disso, cada formato possui uma função específica que deve ser estudada para se adequar à campanha. Para não ter erro, preparamos uma tabela com os formatos atualizados das plataformas mais tradicionais de anúncios online. Para mais dúvidas, você pode consultar direto na página do Facebook Ads ou Google Adwords.

Tenha os recursos na hora de criar

A maior parte dos layouts das lojas dá destaque a grandes imagens na página inicial, e para que o seu banner fique bom, é importante escolher uma imagem bem produzida e em alta qualidade. Se você pode produzir suas imagens, melhor ainda. Busque também, outros recursos pra complementar, como fontes diferentes das que já vem em seu computador. Os ícones são interessantes para ilustrar alguns banners, como frete grátis, por exemplo. E para diagramar tudo isso, existem algumas ferramentas também. Abaixo você terá uma lista com nossas indicações para ter os recursos certos na hora de sentar para criar o seu banner.

Bancos de imagens, fontes ícones e outros vetores:

Ferramentas para criar seu banner:

Não existe uma receita de bolo, mas colocando essas dicas em prática você poderá criar banners mais atrativos para a sua loja e que convertam melhor. Não esqueça de testar o seu banner, às vezes, uma mudança sutil pode lhe trazer muitas conversões. Busque otimizar sua arte, faça testes se possível e compare qual versão converte melhor. Mude a disposição dos elementos, altere a cor dos botões, mude a chamada, as imagens, teste tudo. Assim você com o tempo saberá o que funciona melhor para sua loja.

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