Ecommerce (ou comércio eletrônico) é a compra e venda de bens e serviços, ou ainda, a transmissão de receita ou de dados, por meio de uma rede eletrônica. Principalmente pela internet. Estas transações comerciais ocorrem tanto como business-to-business (empresa para empresa), business-to-consumer (empresa para consumidor), consumer-to-consumer (consumidor para consumidor) ou consumer-to-business (consumidor para empresa).
História do ecommerce
O início conhecido do e-commerce é datado de 1960, quando as empresas começaram a usar Electronic Data Interchange (EDI) para compartilhar documentos de negócios com outras empresas. Em 1979, o American National Standards Institute desenvolveu ASC X12 como um padrão universal para as empresas compartilharem documentos através de redes eletrônicas. Após isso, o número de usuários individuais compartilhando documentos eletrônicos uns com os outros cresceu, e já na década de 1990 a ascensão do eBay e Amazon revolucionou a indústria de e-commerce. Os consumidores podem agora comprar quantidades praticamente infinitas de itens on-line.
Usos do E-commerce
O E-commerce só é possível pois utiliza uma variedade de aplicações, tais como e-mail, catálogos on-line e carrinhos de compras, EDI, FTP e serviços web. Isso inclui atividades de business-to-business (b2b) e de divulgação como o uso de e-mail para anúncios não solicitados (normalmente visto como spam) para os consumidores e as outras perspectivas de negócios, bem como para enviar newsletters aos assinantes. Mais empresas agora tentam atrair os consumidores on-line, usando ferramentas como cupons digitais, marketing de mídia social e anúncios direcionados.
Os benefícios do e-commerce englobam: sua disponibilidade dia e noite, a velocidade de acesso, a ampla disponibilidade de produtos e serviços para o consumidor, melhor acessibilidade e alcance internacional. Suas desvantagens percebidas incluem: atendimento ao cliente por vezes distante, não capacidade de ver ou tocar um produto antes da compra, e o tempo de espera necessitado para o transporte do produto.
Indicativos de resultados
O mercado de e-commerce continua a crescer: A expectativa de crescimento é de 18% em relação a 2015 e faturar R$ 56,8 bilhões até o final do ano de 2016, de acordo com a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) e o ano deve registrar 190,9 milhões de pedidos nas lojas virtuais, com um ticket médio de R$ 298.
O crescimento da popularidade dos e-commerces força cada vez mais o pessoal que trabalha com essa tecnologia, a ir além do básico e procurar evoluir suas métricas e métodos de criação e manutenção. Assim, Protocolos de segurança e políticas de privacidades, ganham ainda mais atenção no desenvolvimento de sistemas e aplicações para o comércio eletrônico.