Estar no ecommerce é a grande alternativa

Mais de 48 milhões de consumidores em 2016 e estimativa de 12% de crescimento em 2017.

As previsões traçadas para 2016 pelo Webshoppers, relatório do Ebit que mostra um raio X do Ecommerce, foram praticamente alcançadas. A expectativa de crescimento do ecommerce era de 8% , e esse número chegou a 7,4%, faturando R$ 44,4 bilhões, atingindo 48 milhões de consumidores que compraram no comércio eletrônico pelo menos uma vez. Mais uma vez, um recorde em comparação aos anos anteriores.

 

Mas o melhor está por vir, amigos: A expectativa para 2017 é de um crescimento de 12%, chegando quase a ultrapassar a marca dos R$ 50 bilhões de faturamento. Segundo Pedro Guasti, CEO da Ebit “O comércio eletrônico neste cenário deverá voltar a crescer em um ritmo acima do apresentado em 2016, e com muito espaço para progresso nos próximos anos. Com as altas taxas de desemprego no país e com o avanço de plataformas de e-commerce e dos marketplaces, acreditamos que novos empreendedores surgirão no varejo on-line brasileiro em 2017. Devido ao aperto no bolso dos consumidores, teremos reforço nas vantagens competitivas do varejo on-line.”

Continuando nas expectativas para 2017, o ticket médio das compras deve chegar ao incrível número de R$ 452, com 110 milhões de pedidos, um crescimento de 4% em relação a 2016. Como podemos analisar, mais uma vez o ticket médio é quem vai puxar o faturamento para cima.

Dispositivos Móveis

Como já era de se esperar, o número de compras realizadas via dispositivos móveis como Smartphones e Tablets cresceu, se consolidando com 23% em Junho/2016. Ou seja, temos praticamente 1/4 das compras sendo finalizadas através de celulares ou tablets, o que é um número representativo que merece a nossa atenção.
Aqui deixo 2 perguntas: Seu site está pronto para o Mobile? Quanto você já vende via Mobile?

 

Aproveito e deixo um link do Google para teste do seu site em mobile, pode ajudar em algumas análises. Se as respostas forem negativas, sugiro você correr, pois a expectativa para 2017 é de 32% das compras efetuadas por Mobile. Veja o gráfico:

Moda ainda lidera

No relatório do meio do ano em 2016, nos deparamos com uma virada nas categorias que mais vendiam, moda havia caído para terceiro lugar, atrás de Livros/Assinaturas/Apostilas e Eletrodomésticos. Mas o segundo semestre voltou a puxar a categoria de Moda para cima, se consolidando por mais um ano como a que mais gira pedidos dentro do Ecommerce. Na biblioteca da Híbrido, temos um material digital sobre moda. Caso seu segmento seja esse, corre lá!

 

Pontos negativos

Uma das coisas que sempre gosto de monitorar é a satisfação do cliente com a compra online. Afinal, temos que voltar a engajar esse cliente e fazer ele comprar mais, além de passar confiança a quem ainda não compra. Em virtude de muitos atrasos nas entregas em 2016, esse número de confiança acabou caindo, o que é ruim. Temos  2017 para melhorar o atendimento, prazos e entrega, sempre lembrando que o mercado está em crescimento e os mínimos erros devem ser reparados para a evolução da nossa loja e do mercado.

 

 

A conclusão que chegamos é que crescemos! Apesar de o varejo físico ter tido um 2016 desastroso, o ecommerce brasileiro continuou crescendo. Logicamente não na batida de crescimento que vinha apresentando, mas alcançando as expectativas, e o melhor: Aumentando a expectativa sobre 2017.

Temos que continuar nosso trabalho duro na atração de novos clientes, ficarmos ligados ao mobile da loja e atender muito bem o nosso cliente para que em 2017, possamos passar destes 12% de mercado e faturar muito. Keep selling!

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A Híbrido está com a Havan desde a escolha pelo Magento Cloud como nova solução para ecommerce em 2019. Nesses anos, estamos evoluindo sempre as soluções que o online traz para os clientes da Rede, resultando em crescimento constante da operação.

A Híbrido está com a Havan desde a escolha pelo Magento Cloud como nova solução para ecommerce em 2019. Nesses anos, estamos evoluindo sempre as soluções que o online traz para os clientes da Rede, resultando em crescimento constante da operação.

Éder Varela

Gerente de e-commerce na Havan

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