Tendências do e-commerce para 2022

Tendências e-commerce 2022

O setor de E-commerce promete crescer cada vez mais, conforme a pesquisa feita pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), 70% dos consumidores brasileiros vão continuar comprando mais pela internet do que nas lojas físicas em 2022. É o momento certo para expandir o seu negócio e se destacar no mercado. 

As expectativas para os próximos anos são ainda maiores conforme a consultoria feita pela italiana Finaria, as vendas no varejo de e-commerce global prometem chegar a 3,4 trilhões de dólares em 2025. 

 O mercado está cada vez mais competitivo, por isso é necessário que o seu e-commerce esteja preparado para as tendências e oportunidades que estão surgindo. 

Para ajudar, separamos as principais tendências do e-commerce para você ficar de olho em 2022. 👀 

Recommerce

O recommerce nada mais é que a compra e venda de segunda mão de produtos novos, antigos ou usados de forma online. Realizar o recommerce da loja virtual é uma excelente estratégia para a economia circular, principalmente para o mercado de varejo, colocando um produto usado ou reformado na loja virtual, além de ajudar a diminuir o impacto ambiental. 

Live Commerce

O live streaming é o verdadeiro sucesso para aumentar as vendas do e-commerce. Faça uma live no Instagram ou Facebook, mostrando os produtos da nova coleção, liquidação, em estoque e sorteios ao vivo, com vendedores/influencers para divulgar os produtos e promoções de última hora.

Opções de pagamento

As formas de pagamento incentivam o consumidor a efetuar a compra, por esse motivo é necessário oferecer diversidade no pagamento. As opções mais usadas futuramente serão: Google play, Paypal, WhatsApp Pay, Pix, cartão de crédito, reconhecimento facial e pagamentos via códigos QR Code.

Entre todas as opções de pagamentos, a preferência dos consumidores em 2022 será o PIX, implemente na sua loja esse novo recurso. É rápido, não exige tanta burocracia para realizar as transações e o dinheiro cai na conta na hora. 

Pesquisas por voz

  Cada vez mais o consumidor busca praticidade e agilidade na hora da busca por um produto ou serviço no Google. O ‘’voice commerce’’ tem sido a preferência dos usuários atualmente.

 A estratégia SEO precisa estar otimizada para ‘’pesquisa de voz’’ e a ‘’forma escrita’’, que são feitas de formas diferentes, para atender as necessidades de cada cliente. 

M-commerce

Provavelmente você já deve ter ouvido falar do M-commerce. Grande parte das transações na internet são feitas por dispositivos móveis. Segundo a pesquisa feita pelo Panorama Mobile Time Opinion Box, 91% dos consumidores já compraram por meio do dispositivo. Por isso, é preciso que o seu site esteja otimizado, para atender todas as versões mobile disponíveis. 

Realidade Virtual

Investir nessa tecnologia é a melhor estratégia utilizada para o e-commerce. Segundo a pesquisa do BigCommerce, 35% das pessoas afirmam que comprariam muito mais pela internet se pudessem experimentar o produto antes.

Implemente na sua loja virtual para que os consumidores tenham a melhor experiência de compra e realidade, sem precisar ir pessoalmente à loja.

Além de ajudar a diminuir as trocas e devoluções dos produtos, aumentam as  conversões. 

Atendimento Automatizado

Os chatbots são um atendimento automatizado, que já está presente no e-commerce. Chegou para facilitar a vida do cliente, solucionando questões, problemas de forma rápida e assertiva. Além de ajudar a diminuir as demandas dos colaboradores e recursos da empresa, geram satisfação maior do cliente com um atendimento de 24h por dia. 

Se você pretende melhorar a performance do seu e-commerce e ter sucesso nas próximas ações, esteja atento às tendências tecnológicas e atualize sua loja virtual constantemente.  

 Bom, esperamos que tenham gostado do conteúdo. Fique por dentro de todas as novidades aqui no Blog. Até a próxima! 😉

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“Híbrido has been with Havan since we chose Magento Cloud as a new ecommerce solution in 2019. In these years, we are always evolving solutions that online brings to the customers, resulting in constant growth in the operation.”

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Éder Varela

Ecommerce Manager at Havan

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