O que é Marketing de Influência? Como Pode Ajudar Minha Marca?

Em primeiro lugar, vamos conceituar o que é um influenciador:

Influenciador é alguém que possui uma audiência que o segue e acompanha nas redes sociais através do conteúdo que produz. As pessoas escutam o que ele tem a dizer e ele consegue influenciá-las de alguma maneira.

O que é Marketing de Influência?

Já o marketing de influência é quando uma marca utiliza a audiência e o poder de engajamento do influenciador para promover o seu produto ou marca com o objetivo de aumentar o seu awareness (imagem da marca) ou até mesmo aumentar o número de vendas.

Como funciona o Marketing de Influência?

Se um consumidor deseja comprar um determinado produto, mas possui receios e dúvidas, ele quer saber mais sobre esse produto. Para isso, ele irá consultar alguém que tenha autoridade e conheça o produto.

Assim, ele fará buscas pela internet, verificando a reputação e credibilidade da marca, se o produto realmente é de qualidade, quais os prós e contras, qual o melhor local para comprar e o que as pessoas confiáveis têm dito sobre o produto em blogs e redes sociais. Essas pessoas confiáveis são os influenciadores.

Como o Marketing de Influência pode ajudar sua marca?

As empresas têm muito a ganhar ao adotar essa estratégia de marketing de influência, pois trabalhando com o influenciador certo tem uma série de efeitos positivos em seus negócios:

  1. Aumentar a Exposição da Marca (Brand Awareness)

    Nem todos os consumidores estão propensos a comprar ao ver um post no instagram, por exemplo. Isso varia conforme a fase da jornada de compra em que ele se encontra e conforme a mensagem e conteúdo que se é passada. No entanto, essa presença online é muito importante para que a sua marca esteja ‘top of mind’ de seus consumidores.

  2. Lançar Produtos

    Divulgar produtos através de produtores de conteúdo introduzindo-os num contexto que faça parte de uma história do influenciador é uma ótima estratégia. Além disso, é possível disponibilizar os produtos para que os influenciadores os testem e realizem reviews de sua experiência.

  3. Gerar Leads

    O conteúdo divulgado pelos influenciadores pode dirigir tráfego qualificado para sua página e converter leads. Você pode aumentar a sua base de potenciais clientes através de sorteios, envios de produtos e promoções.

  4. Melhorar o Ranking no Google

    Quando um influenciador escreve um post no seu blog a respeito de uma determinada marca, eles linkam o seu site institucional. O Google vê isso de uma forma muito positiva, o que faz com que o seu site fique bem posicionado no ranking de pesquisas.

  5. Obter mais Engajamento

    Toda empresa que tem presença online sabe que o engajamento é a chave para se relacionar com seus consumidores. E para isso, é fundamental criar conteúdo de qualidade e ter pessoas interagindo e falando a respeito de você nas redes sociais… E é ai que o influenciador pode te ajudar.

    Para conferir mais detalhes e estratégias de influenciadores, conheça a Kuak, autora do post e parceira no nosso trabalho de estratégia para e-commerce.

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Éder Varela

Ecommerce Manager at Havan

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