Lead Scoring: Contatos quentes para seu time comercial

Na imagem, encontramos bonecos simbolizados por peças de tabuleiros que ilustram o tema central deste blog post.

A estratégia de lead scoring possibilita dar pontos automaticamente para cada ação de seus contatos, e assim, classificar leads quentes e frios. Com o sistema de pontuação, sua equipe de marketing estará mais segura na hora de passar o bastão para a equipe de vendas. Consequentemente, entregando mais oportunidades qualificadas e aumentando as chances da sua empresa fechar negócios com estratégias de marketing.

Mas como essa estratégia se aplica na prática?

Não tem segredo! Apenas mapei pontuações específicas com base no comportamento dos seus contatos e alinhe com seu time quais classificações valem mais ou menos pontos.

Por exemplo:

  • Lead respondeu uma pesquisa – 10 pontos
  • Lead baixou um conteúdo – 10 pontos
  • Lead seguiu as redes sociais – 10 pontos
  • Lead visitou seu site – 10 pontos
  • Lead abriu +3 e-mails marketing – 20 pontos
  • Lead assinou a newsletter – 20 pontos
  • Lead corresponde a persona da sua empresa – 40 pontos

Definido o sistema de classificação dos seus leads, é hora de olhar para dentro do seu CRM e entender qual será a pontuação exigida para considerá-lo um lead quente e pronto para um contato com o time de vendas.

“Na maioria das plataformas esse sistema é automatizado, reduzindo os esforços de abordagem do lead, uma vez que o e-mail marketing é o canal da vez. Para que esta estratégia seja efetiva é muito importante que os setores de marketing e vendas estejam integrados e bem alinhados, para que a pontuação esteja sempre atualizada de acordo com o hábito do consumidor.” – Carolina Monguilhott, Analista de CRM da Híbrido.

Saia na frente da sua concorrência.

  • Boom na taxa de conversão: Com esforços direcionados para leads qualificados, sua equipe comercial aumenta o ciclo de vendas.
  • Campanhas estratégicas: É possível oferecer informações relevantes para aperfeiçoar estratégias direcionadas a anúncios pagos, orgânico, remarketing, entre outras ações.
  • Assertividade: Com cada lead devidamente qualificado, seu time não corre nenhum risco de abordar contatos que estão distantes da compra.
  • Impacto positivo na taxa de Churn: Com maior afinidade com o seu modelo de negócio, os contatos convertidos dificilmente encontrarão motivos para sair.

Agora que você já conhece a estratégia de Lead Scoring na teoria, é hora de colocar o plano de ação em prática. A Híbrido atua como consultoria e agência de e-commerce no mercado com especialistas em performance. Entre em contato para tirar suas dúvidas.

Bom, esperamos que tenham gostado do conteúdo. Fique por dentro de todas as novidades pelo nosso Instagram. Aproveite para ler: Como e porque manter uma análise de dados no e-commerce?

Até a próxima!

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