Como usar a embalagem do seu produto para se destacar

Olá pessoal, tudo bem? Hoje quero falar um pouco sobre um ponto bem importante no e-commerce e um dos itens que mais vi inovações nos últimos anos: a embalagem!

Imagine você, que como eu também já fez uma compra na internet, depois da confirmação do pedido inicia o período que costumo chamar de TPE, comparando com a TPM a TPE é a Tensão Pré Entrega, são aqueles dias que ficamos esperando nosso produto, seja uma roupa, tênis, smartphone, produto para barba, enfim se compramos é porque a gente quer muito usar. E quando isso chega no nosso local de entrega vamos logo abrindo, e é ai que algumas empresas simplesmente parecem nos fazer esquecer do produto por alguns minutos e nos encantar com o cuidado e o carinho que aquilo foi preparado.

Eu sou Apple Lover, não posso negar, e a Apple é expert em fazer você gostar quase mais da caixa do que do produto em si. Abrir um Macbook, um iPhone ou uma Apple TV é uma experiência diferente, a caixa e o toque que ela possui, o cuidado no encaixe interno dos produtos na embalagem, os adesivinhos da maçã, isso gera uma experiência diferenciada no produto.

E o e-commerce tem encantado cada vez mais o cliente na hora de receber o produto, são caixas personalizadas que a maioria guarda para usar como decoração, papéis perfumados, bilhetinhos a mão, fotos de quem cuidou do seu produtos, cupons de desconto que adoramos, enfim, a criatividade não pode parar depois da venda realizada.

1) Comece personalizando sua embalagem.

Envelopes personalizados são excelentes formas de mostrar um carinho pelo pedido do cliente, logicamente, não é tão barato quanto um envelope normal, personalizar muitas vezes exige um mínimo de volume de pedidos, mas mesmo assim você pode usar um envelope branco e colocar um adesivo bacana da sua loja sobre ele.

Caixas personalizadas muitas vezes viram objetivos de decoração na casa do cliente, vale a pena uma atenção nisso. Também exige um mínimo, mas use a criatividade, muitas vezes uma estampa preta em cima da própria caixa marrom fica muito legal. Olhem o exemplo da JCanedo:

banner_embagalem_jcanedo

Quer mais inpiração? O site The Dieline tem catalogado desde 2007 vários tipos de embalagens para você se inpirar e soltar a criatividade.

2) Surpreenda ao abrir

Depois de uma bela caixa o cliente já passa a analisar sua entrega de forma diferente, é hora de continuar a surpreender, muitas lojas usam perfumes, cheirinhos. Se o produto demanda use também algo envolvendo ele, pode ser um papel de seda, plástico bolha. Use também tags, fitas e lenços. Essa experiência é tão valorizada, que ganhou até nome próprio: unboxing experience. Veja algumas referências visuais no Pinterest: https://br.pinterest.com/justdrengen/unboxing-experiences/

3) Converse com o cliente

Aproveite para junto ao produto colocar algo que converse com seu cliente, quem sabe uma cartinha escrita a mão, ou mesmo algo impresso. Passe para ele informações sobre trocas, medidas, algumas dicas de uso do produto. Lembre sempre que investimento em e-commerce representa 13% do faturamento, então concentre esforços em vender mais para os clientes atuais, ajudando a diminuir este custo. Por algum tempo a Reserva enviou junto ao seus pedidos uma cartinha com a foto de quem embalou e cuidou do pedido.

4) Brindes

Ahhh! Parece clichê, mas quem não gosta de um algo a mais? É o momento de talvez enviar amostras grátis, cupons de desconto, brindes como uma fita métrica personalizada, copinhos, squeeze, enfim pense no seu orçamento, mas brinde seu cliente com algo a mais.

É isso aí pessoal, liberem a criatividade e invista um pouco, lembrem-se sempre que um cliente surpreendido volta a comprar e também indica sua loja para amigos, e o melhor aqueles mais entusiasmados acabam postando no Instagram e no Facebook.
Boas vendas, pessoal!

Posts Relacionados

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter

Follow our insights and news from ecommerce market.

Follow our insights and news from ecommerce market.

Enviado com sucesso!