PRORROGOU?! Como atingir os melhores resultados nesta Cyber Monday

A Cyber Monday é a primeira segunda-feira após a Black Friday, onde o varejo online realiza promoções, com ênfase em produtos das áreas de informática e eletrônicos, mas isso não quer dizer que você possa aproveitar a data para alguns dos seus produtos também. É hora de pensar estrategicamente e participar desta ação, que faz parte de uma temporada de vendas. Por isso, separamos algumas dicas para você atingir seus melhores resultados. 

A segunda-feira cibernética surgiu em 2005, nos Estados Unidos, como uma forma de identificar a 1ª segunda-feira após o Dia de Ação de Graças, que é comemorado na 4ª quinta-feira de novembro. Seu grande diferencial é que ela acontece exclusivamente online.

Expectativas Cyber Monday em 2020

Neste ano, a Cyber Monday acontece no último dia do mês, 30 de novembro. As expectativas para a data no Brasil são bem altas, uma vez que seu faturamento em 2019 foi de R$412 milhões, alta de 11% sobre 2018, que foi de R$372 milhões. Os dados também apontam um avanço de 28% no volume de pedidos da Cyber Monday 2019 (966 mil) na comparação com o mesmo dia de 2018 (752 mil), segundo dados da Ebit-Nielsen.

É hora de pensar estrategicamente

A Cyber Monday é uma ótima oportunidade de vender aqueles produtos que ainda sobraram da Black Friday, pois a intenção de compra de alguns clientes, principalmente aqueles que estão atrás de um celular, computador, câmeras fotográficas e eletrônicos do tipo, continua alta.

Mas não se preocupe, se você não vende produtos eletrônicos, ainda pode participar da promoção. Durante os anos, a CM passou a abranger outras categorias, como vestuário, casa e acessórios. Porém, se preferir, é possível nomear sua promoção de outra forma, como “Prorrogou Black Friday” ou “Saldão Black Friday”. O importante é aproveitar essa intenção de compra, e continuar divulgando. 

Algumas lojas costumam oferecer promoções durante toda a semana, e a campanha acaba virando a “Cyber Week”. Isso tudo possibilita que os consumidores possam aproveitar ainda mais essa onda de descontos e garantir as compras de fim de ano. A próxima grande promoção fica a cargo do Natal, que já deve acontecer logo após esta segunda-feira, nos primeiros dias de dezembro. De todo modo, é preciso planejar-se e traçar as melhores estratégias possíveis. Confira algumas abaixo!

5 dicas de como atingir os melhores resultados nesta Cyber Monday

1. Saiba quando começar a divulgar

Em meio a tantos estímulos e informações de descontos, comunicar que o seu e-commerce oferece na Cyber Monday apenas no dia da promoção, não será suficiente. É preciso iniciar a divulgação no período em que os usuários começam a pesquisar por ela.

Assim, é de extrema importância entender qual é o seu público para esta data e em qual momento começam a procurar mais por termos relacionados a Cyber Monday no Google. 

De acordo com dados do Google Trends, as buscas por “Cyber Monday” no Brasil em 2019 começam a aumentar a partir do dia 17 de novembro, intensificam-se de 24 a 30 do mesmo mês, com pico na própria data.

2. Planeje sua estratégia de SEO 

Planejar SEO para Cyber Monday deve ser a primeira estratégia a ser feita antes mesmo de qualquer coisa do marketing digital. Isso, por conta do tempo que leva para os buscadores do Google fazerem a indexação e rankeamento das páginas.

Deve-se seguir um checklist de SEO. Separamos algumas das ações mais importantes:

  1. Fazer pesquisa de palavras-chaves mais buscadas pelo consumidor
  2. Criar landing page
  3. Definir produtos em oferta
  4. Otimizar Title com o termo
  5. Otimizar Meta description com o termo e call to action
  6. Criar conteúdos relevantes com termos (descrição de produtos/blog)
  7. Compartilhar landing page e conteúdos nas redes sociais
  8. Enviar sitemap atualizado no Search Console

Confira o checklist completo aqui!

3. Prepare a sua mídia online

É fundamental criar um calendário de campanhas para que a criação seja feita sempre de forma antecipada, somando os esforços em todas as mídias (e-mail marketing, busca paga, banners, mídias sociais, etc).

Com as artes prontas, criar os anúncios de mídia com antecedência e deixar pausado as campanhas da Cyber Monday para no dia apenas liberar e otimizar. Além disso, atualizar o feed com estoque mínimo para sempre deixar o estoque atualizado no site. Atualizar o feed do Google Shopping e programar para atualizar o feed mais vezes nessa época do ano. Isto para não mostrar produtos sem estoque nos anúncios e causar um descontentamento do consumidor.

4. Entre nos marketplaces

Se tem alguém que sabe lucrar bem na Cyber Monday, este alguém são os principais vendedores da internet: que em boa parte são marketplaces. Americanas, Submarino, Ponto Frio, MercadoLivre, Walmart, entre outros que permitem a sua entrada por lá. Garanta sua entrada do mix completo desde a Black Friday, e crie sinergia com os consultores de vendas para explorar ao máximo as ofertas e campanhas do pós.

Participe também das promoções e estimule o relacionamento com seus marketplaces para que suas ofertas principais sejam destacadas nesses canais. É possível entrar nos marketplaces até 30 dias antes da Black Friday. Então corra!

5. Prepare-se para a ressaca no começo de 2021

Vender nesta época é “fácil”! Janeiro e fevereiro, dado especialmente aos salários diminuídos e o consumo no período de férias, geralmente são os piores meses do ano. Faça sucesso na sua Temporada de Black Friday, Cyber Monday e Natal para que seja atrativo durante esses dois meses e consiga trabalhar com bons atrativos também.

Além disso, trabalhe o relacionamento com os novos clientes. Lembre-se da importância em ter clientes recorrentes em momentos como esse. Portanto, aproveite a visibilidade e os novos clientes para construir um relacionamento durante os próximos meses para agregá-los nas vendas de 2021.

E então, ficou com alguma dúvida ou quer entender mais sobre? Conheça mais sobre nossos serviços de estratégia para e-commerce ou entre em contato conosco!

Fontes: Ebit, Ecommerce na Prática e Magos Digitais.

Posts Relacionados

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter

Follow our insights and news from ecommerce market.

Follow our insights and news from ecommerce market.

Enviado com sucesso!