BI: Como a inteligência de negócios pode melhorar os seus resultados?

BI é a sigla para Business Intelligence, essa estratégia é focada para tomar decisões inteligentes diante da coletar dados, organização, exploração e monitoramento dos mesmos. É a partir dela que tomamos as decisões mais assertivas para cada negócio e analisamos se os investimentos estão trazendo bons resultados. 

Afinal, como usar o BI para melhorar os resultados da minha empresa? Continue lendo nosso post blog para os melhores insights. 

Business Intelligence e o seu principal objetivo

O principal objetivo é analisar dados, por conta disso é fundamental ter a visão analítica aflorada para aproveitar as melhores oportunidades. 

Muitas empresas em expansão avaliam o Business Intelligence como uma forma de manter-se em vantagem perante a mercados desafiadores e saturados. Um exemplo disso, é o crescimento do e-commerce. A margem para 2020 já era alta, porém com a pandemia isso aumentou de uma maneira considerável. Segundo o Portal E-commerce Brasil, o aumento foi de 81% em abril e fatura R$ 9,4 bilhões. A previsão é que nos próximos meses esse número aumente ainda mais, muito por conta da Black Friday se aproximando (27 de novembro). 

Enquanto muitas empresas desperdiçam investimentos com processo falhos, o BI é especialista em destacar oportunidades. Quando analisamos pela perspectiva do consumidor,  falta afinidade e proximidade, os produtos não conectam sozinhos. É necessário ‘conversar’ com os futuros consumidores da sua marca, e é nesse momento que o BI entra em ação. Com ele é possível observar os números, criar estratégias personalizadas e processos eficazes.  

Por quê o seu negócio precisa de um BI?

Abaixo listamos os principais tópicos para você implantar ainda hoje o BI no processo do seu time. 

  • Gerenciamento e otimização de informações

Se tem uma coisa que a sua empresa precisa ter sempre no radar são os KPIs. Porém não basta entender apenas de métricas, é importante analisar esses números e extrair oportunidades. É nesse momento que o BI entra em ação e auxiliar na tomada de decisão para estratégicas relevantes. 

  • Diagnóstico de falhas e prevenção de riscos

Quando analisamos as falhas o quanto antes, é mais simples para ajustar e precaver os futuros riscos. A função do BI é justamente alertar esses deslizes e pensar em soluções o mais rápido possível. 

  • Identificação de oportunidades

Partindo o mesmo princípio das falhas, quanto mais o BI ficar imerso no processo, mais rápido ele consegue extrair oportunidades para alavancar o seu negócio. 

  • Reconhecimento do mercado

Para ser referência no mercado, você precisa conhecer os seus concorrentes, analisar as ameaças e atualizar-se das tendências. O BI contribui com a visão panorâmica do mercado e auxilia nas demais informações para tornar sua empresa sempre à frente da concorrência.  

Contudo, já adiantamos que não basta escolher a melhor ferramenta e o profissional mais capacitado. É necessário ser uma junção das duas coisas para alcançar o objetivo esperado. Se você ainda está pensando se a função do Business Intelligence é importante para o seu negócio, nós frisamos que sim. Essa é mais uma das profissões do futuro e merece implementada o quanto antes. 

Esperamos que esse texto tenha ajudado com informações úteis e insights para sua empresa. Acompanhe nosso blog para outros temas relevantes sobre o digital, você também pode cadastrar-se na nossa newsletter clicando no formulário abaixo.

Posts Relacionados

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter

Stay updated with our latest insights and news.

Stay updated with our latest insights and news.

Enviado com sucesso!