Carreira no e-commerce: quais são as oportunidades e vantagens

Que o e-commerce é a modalidade de vendas do futuro e chegou para ficar, nós já sabemos. Mas você conhece o perfil dos profissionais envolvidos nesse ecossistema? Neste artigo vamos mostrar as possibilidades e como pode ser muito promissor seguir com sua carreira no e-commerce!

A comodidade de realizar as compras online, fugindo do trânsito e das filas, fez do e-commerce um popular segmento. O comércio virtual se apresenta como excelente alternativa, tanto para as empresas que querem obter maior visibilidade, quanto para o consumidor que almeja praticidade em seu dia a dia.

A tendência é que o hábito de fazer compras online aumente significativamente e altere por completo o comportamento de consumo. Com isso, muda também a dinâmica de algumas profissões, que precisarão adaptar-se ao novo contexto para não correrem o risco de se tornarem obsoletas.

Além dos cargos concebidos especialmente para exercerem atividade no e-commerce, muitas profissões foram absorvidas pelo setor. De qualquer forma, não é lugar para acomodados. O comércio eletrônico e o ramo da tecnologia é uma área dinâmica, que faz uso de metodologias como a Ágil. Seja na forma de vender um produto, no marketing, no atendimento ao cliente, ou na infraestrutura tecnológica, é preciso estar atento e andar lado a lado com a inovação e o dinamismo.

Vantagens de investir na carreira no e-commerce

Se você possui as características acima, mas ainda não está convencido de que o comércio eletrônico é a carreira ideal pra você, mostraremos em seguida os benefícios de seguir carreira no e-commerce.

1 – Contínuas transformações: o crescimento do segmento de compras online proporciona um ritmo dinâmico para quem está envolvido neste processo. O mundo digital se movimenta em velocidade diferente do analógico e frequentemente há novidades. Para quem gosta de desafios e inovação, é um campo de atuação promissor.

2 – Setor em expansão: o ano de 2020 foi transformador para o comércio online. O cenário pandêmico acarretou o fechamento de muitas lojas físicas e provocou o distanciamento social. As empresas precisaram se adaptar para sobreviverem à nova realidade. Com isso, o e-commerce se fortaleceu e teve um grande crescimento. Mesmo com o contexto de crise que permanece no país, a projeção para 2021 é otimista. A 43ª edição do Webshoppers realizado pela Ebit/Nielsen mostra que 23% dos consumidores de e-commerce do ano passado, são novos e destes, 83% declaram que voltariam a fazer compras online.

3 – Crescimento profissional: é bastante provável que sua carreira tenha grande oportunidade de crescimento, já que o próprio e-commerce ainda tem muito o que se desenvolver. Enquanto no Brasil só fomos conhecer o comércio eletrônico no século XXI, nos Estados Unidos o e-commerce se fortaleceu nos anos 90, com o surgimento da Amazon. Ou seja, somos apenas jovens de vinte e poucos anos com muito aprendizado pela frente.

4 – Falta mão de obra: enquanto o setor caminha a passos largos, a oferta de profissionais não acompanha o mesmo ritmo. Por ser relativamente recente e com acelerado crescimento, ainda não há uma quantidade expressiva de profissionais qualificados para atender a demanda digital.  

5 – Salários atrativos: Escassez de mão-de-obra e franco crescimento só podem significar uma coisa: o mercado está remunerando muito bem aquele profissional que se especializa e sabe o que faz.

6 – Empresas modernas: Um segmento que trabalha com tecnologia e inovação geralmente tem um ambiente que segue a mesma proposta. O arquétipo das empresas que desenvolvem e implementam o comércio eletrônico e marketing digital, costuma ser confortável e descontraído para tornar a vida laboral menos estressante e, por consequência, mais produtiva. O modelo Work & Play tem se tornado popular como forma de equilibrar a vida pessoal e profissional.

Ser disruptivo é o que resume bem o profissional que atua nessa área. Se você é ligado em tecnologia, gosta do meio digital e está sempre conectado nas novidades do mundo online, é provável que encontre no e-commerce um lugar para desenvolver habilidades e crescer como profissional. Aqui na Hibrido, queremos dividir nosso tempo para que sejam lembrados como os melhores possíveis.

 

Algumas das profissões no e-commerce

É evidente que cada operação, empresa ou agência terá sua necessidade específica na hora de contratar profissionais, mas existem aqueles que são indispensáveis para montar uma equipe. Abaixo listamos profissões que desempenham papel importante no e-commerce.

Estrategista de e-commerce: é o profissional que atua nos 4 principais pilares do e-commerce: posicionamento, marketing, tecnologia e logística/atendimento. Dentre suas funções, ele faz a análise contínua de desempenho do negócio, estruturação e capacitação da equipe interna, até a indicação de fornecedores e mais. Esse profissional busca constantemente por novas oportunidades em canais, mídias e fornecedores, além de planejar ações mensais baseadas em dados e diagnóstico do negócio.

BI – Business Intelligence: é um conjunto de ferramentas que transformam os dados em informação. O profissional controla e analisa esses conhecimentos para garantir a integração e automatização de indicadores e metas para oferecer suporte na tomada de decisões. Veja mais aqui.

SEO – Search Engine Optimization: traduzido como “otimização para motores de busca”, a pessoa que trabalha com essa ferramenta, utiliza técnicas que operam nos algoritmos de busca, para promover um bom ranking de uma página. Essas otimizações buscam alcançar tráfego, autoridade e vendas.

Mídia online para e-commerce: o profissional a cargo desta função planeja a programação e veiculação de ações e campanhas de mídia paga em plataformas como o Google Ads e Facebook Ads. É responsável por analisar as estratégias, otimizar os anúncios e a verba diária, e busca constantemente pelo aumento do ROI – retorno sobre o investimento. 

Digital Branding: essa equipe faz o planejamento da estratégia de comunicação e presença digital da marca. O profissional identifica os valores a comunicar e define as plataformas e canais que a empresa deve investir. Mais do que isso, avalia-se a concorrência e elabora-se um calendário trimestral de campanhas e ações de marketing para as redes sociais, loja virtual e CRM. 

Confira mais sobre Digital Branding aqui.

Desenvolvedor Back-end e Front-end: Back-end é tudo o que viabiliza as aplicações desenvolvidas na programação. O profissional por trás desse cargo é responsável pela comunicação entre banco de dados e navegador. Enquanto isso, o Front-end está relacionado à área visual, como design, disposição de texto e imagens, apresentação, linguagens HTML, CSS, cores, etc. Confira aqui como é o dia a dia de um desenvolvedor.

Designer UX/UI: o User Experience Designer (UX) é o profissional que foca na construção da boa experiência do usuário no sistema. Uma parte da atribuição deste cargo consiste na pesquisa e levantamento de dados. Outra parte é estipular as regras que irão conduzir todo o trabalho do arquiteto de software e o back-end da aplicação. Além disso, é responsável por determinar os fluxos de telas, as formas de interações entre usuário e aplicação, e desenhar wireflows e wireframes de baixa ou alta fidelidade. Enquanto isso, o User Interface Designer (UI) cria a identidade visual do sistema. É o profissional que se encarrega do layout de telas, das interações, animações, cria ícones e define a paleta de cores.

TAM – Technical Account Manager: é a pessoa que deve proporcionar um atendimento exclusivo ao cliente. Orienta as empresas quanto à elaboração das estratégias tecnológicas, coordena recursos, mobiliza a equipe e procura minimizar a ocorrência de quaisquer problemas e interrupções nas operações. Este profissional deve estar ciente de todos os processos da campanha, a fim de auxiliar o cliente a alcançar seus objetivos e resolver as dificuldades.

Existem muitas opções, tanto no atendimento, quanto na execução de programas e estratégias digitais. Além, é claro, das atividades administrativas que cooperam para o funcionamento de uma empresa. Uma coisa é certa, não faltará oportunidade para quem quer apostar na carreira no e-commerce. 

E aí, acha que é o profissional certo para o e-commerce? Aproveite e clique aqui para conferir as vagas disponíveis na Híbrido! 

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“Híbrido has been with Havan since we chose Magento Cloud as a new ecommerce solution in 2019. In these years, we are always evolving solutions that online brings to the customers, resulting in constant growth in the operation.”

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Éder Varela

Ecommerce Manager at Havan

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