Na sequência das postagens sobre a missão nos EUA que fizemos em junho desse ano, nesse post reunimos um resumo das principais visitas, conhecemos o ecossistema da tecnologia agora mostramos atividades realizadas por nós no berço da inovação mundial. Entre reuniões de negócio, museus, visitas a grandes empresas, pudemos sentir um pouco do perfil empreendedor das pessoas, seu foco em networking e crescer negócios de forma escalável.
Ponto de partida da imersão
Como muitos devem ter lido nosso post sobre a visita a Zappos, (se não leu, aqui está).
A Zappos, em Las Vegas, foi nosso ponto de partida nas imersões que realizamos nos EUA. De lá, partimos para São Francisco e para o Vale do Silício. Partimos de carro, é verdade, e levamos algumas horas passando pela imensidão que é o Death Valley, o ponto mais baixo dos EUA, chegando a ficar 85 metros abaixo do nível do mar e com um calor de 45 graus.
Em São Francisco nos hospedamos em uma Hacknsleep, isso mesmo, “programar e dormir”. Um lugar voltado a viajantes com o mesmo objetivo: fazer parte do ecossistema de tecnologia que domina o Vale. Nessa Hacknsleep, pudemos conhecer pessoas de vários países que estão trabalhando em empresas de tecnologia ou buscando por um lugar no mercado.
Daly City então foi nossa base para visitarmos os locais que gostaríamos e ir às reuniões que agendamos antes de sair do Brasil.
COMPASS
Nossa primeira reunião foi na Compass. Lá, fomos recebidos gentilmente pelo CEO, Bjorn, onde tivemos uma reunião com o objetivo de entender como o Compass, que hoje é um dos principais dashboards para ecommerce, vê o mercado brasileiro e como ele pode ajudar nossos clientes a crescerem. A sinergia foi muito positiva, pois o Compass tem uma visão ainda nova, mas muito boa sobre o nosso mercado. Ficamos alinhados de trabalhar em alguns clientes em conjunto, para crescer a parceria e evoluir também alguns recursos na plataforma, que atendam melhor o mercado brasileiro.
O escritório da Compass mostra muito do que é uma empresa emergente do Vale do Silício, ele fica em uma espécie casa/galpão, tem sua estrutura canos e fios aparentes e um clima bem de startup, como algumas fotos abaixo.
STANFORD
No mesmo dia, no período da tarde, nos dirigimos a Stanford, uma das melhores universidade privadas dos EUA. Além de conhecer todo o Campus que é simplesmente fantástico, pudemos acompanhar uma palestra com Toni Whitley, VP da Microsoft. O foco da palestra foi sobre as lideranças digitais, como elas vem revolucionando a sociedade e o potencial destas lideranças em construir um presente e futuro melhor. Não apenas para suas empresas, mas para tudo que as rodeia. Toni foi muito enfático em apresentar a responsabilidade que empresas digitais vem tendo no desenvolvimento do planeta.
Estar em Stanford é um experiência incrível. Imaginar que ali devem surgir os novos Steve Jobs, Marks, Gates e que cruzamos com muitos deles em um clima fantástico de desenvolvimento da competência.
A noite fomos a um jogo da MLB, liga americana de Baseball, onde pudemos entender como o americano trata o esporte. Não é simplesmente um jogo, é um evento. Tudo gira em torno de comércio, vendas e gestão. Simplesmente fantástico, quem tiver a oportunidade de acompanhar um evento esportivo americano, vá. Nós indicamos!
GOOGLE, FACEBOOK, APPLE e a imensidão chamada Vale do Silício
No dia seguinte, logo cedo nos dirigimos ao Vale do Silício para um tour nas principais empresas do Vale, como o Google, que ocupa uma área enorme comparando a um grande bairro no Brasil, onde a cada prédio e quarteirão uma unidade negócio acontece, bem organizado com um clima fantástico.
No Facebook, pudemos visitar a sede antiga (se assim podemos chamar) e a sede nova. Estar no local onde dados de uma nação de 2 bilhões de pessoas estão, foi fantástico, a estrutura por trás disso tudo é incrível.
ZENDESK
A tarde estivemos na Zendesk, nossa reunião foi com o Sander, Marketing da Zendesk. Pudemos conhecer a estrutura dos 2 prédios que ficam na Market St, em São Francisco, entender mais da cultura da empresa e analisar algumas das possibilidades de cooperação em marketing, além de novas ferramentas da Zendesk que iremos trazer aos nossos clientes.
A Zendesk tem crescido muito, com foco em prover as melhores ferramentas de atendimento aos clientes.
MAGENTO
Um dos grandes objetivos da imersão foi aproximar ainda mais a Híbrido do Magento, que é a plataforma que usamos no desenvolvimento de ecommerces.
As visitas ao Magento foram divididas nos 2 escritórios deles na Califórnia, o primeiro em Campbell, que fica no Vale do Silício, e a segunda em Los Angeles.
Em ambas as visitas conhecemos mais da estrutura do Magento, além das diferentes equipes que ficam em cada escritório, como times comerciais, desenvolvimento, suporte e MagentoU.
Nessas visitas, consolidamos a parceria entre Magento e Híbrido, mas isso vamos deixar para um post específico sobre grandes novidades que virão. =D
CLOUDFLARE
Coube a nossa última reunião uma surpreendente imersão na Cloudflare, uma das queridinhas do Vale, que vem crescendo demais e gerando murmurinhos sobre aquisições. Por lá, tivemos uma reunião técnica para analisar novas ferramentas e soluções que venham melhorar performance e qualidade no nosso desenvolvimento nas soluções aos nosso clientes.
Tivemos a chance de participar de um Beer Meeting, onde todo o time se fez presente junto ao CEO da empresa, Matthew Prince – que compartilhou os principais desafios e próximos grandes passos com toda a empresa.
Esse é um resumo destes dias que engrandeceram muito o nosso conhecimento e também as soluções que podemos trazer para a Híbrido. Deixo aqui um espaço livre para uma conversa via Skype sobre o Vale, para quem quiser dicas ou aprofundar em alguma das empresas, com certeza estas experiências têm de ser compartilhadas, e estamos aqui para isso. Até a próxima!