Digital Branding: como construir uma marca forte no e-commerce

Digital Branding: como construir uma marca forte no e-commerce


Contar com uma estratégia de e-commerce é fundamental nos dias de hoje, mas para diferenciar-se é preciso mais. Saiba como o Digital Branding desenvolve a vantagem competitiva para a sua loja virtual ser lembrada e admirada na internet.


O hábito de comprar se transformou nos últimos anos. Hoje, comprar pela internet não é apenas comum, é imprescindível na jornada de compra dos consumidores. Seja para descobrir e conhecer mais sobre um produto, comparar opções e condições ou efetuar a compra de fato - as pessoas passarão pela internet.


Aproveitando a tendência, as empresas investiram e continuam investindo em sistemas de e-commerce para aprimorar a experiência do consumidor e vender mais. Esse fato impulsionou o mercado nos últimos anos, ampliando a concorrência e representando mais opções aos clientes.


A diversificação de setores do comércio eletrônico no país é a maior desde as primeiras operações, na década de 1990, contando hoje com quase 600 empresas no ramo, destaca o Portal E-commerce Brasil.


 


No digital, os consumidores são exigentes… e influentes!


A maior competição diminui a taxa de fidelidade dos clientes, afinal eles podem optar pelo que for mais conveniente a eles em relação a preço, frete, descontos, etc.


Em meio a tantas opções de compra, além de serem mais exigentes - pois possuem informações para comparar preços e produtos a um clique -, os consumidores acabam por influenciar sua rede de contatos.


Não que isso não acontecesse antes da internet, mas agora essa influência é super ampliada. Ao recomendar ou desqualificar uma marca, uma só pessoa pode atingir milhares de outras pessoas ao relatar sua experiência de compra.


Contudo, esse fato pode ser muito positivo se você souber como destacar seu e-commerce por meio do Digital Branding.


 


Vantagem competitiva: qual a sua?


Para entender o que é Digital Branding, precisamos voltar algumas casas e entender o que é Branding.


O Branding é uma estratégia de gestão que tem como objetivo diferenciar sua empresa da concorrência criando conexão com o público através de valores que constroem a personalidade da marca.


A ideia é conquistar o coração e a mente do consumidor, tornando a marca mais conhecida e admirada. Para isso é importante que os valores destacados permeiem todas as plataformas e ações de marketing.


Um dos valores da sua empresa pode ser “inovação”, por exemplo. Nesse caso, todas as ações da sua empresa devem abranger um caráter inovador - desde a maneira de anunciar produtos, atender os clientes e efetuar entregas.


 


Branding no Ambiente Digital


O Digital Branding, portanto, é tudo isso aplicado ao mundo digital, que é mais dinâmico e rápido - afinal, toda hora surgem novos meios e plataformas, e a sua marca precisa estar alerta a isso se quiser estar presente no cotidiano dos consumidores.


E já que o Digital Branding nada mais é do que a reputação da sua empresa no ambiente digital, pouco adianta estar com suas redes sociais atualizadas, mas seu e-commerce apresentar uma experiência de compra desagradável. O contrário também é verdade. Por isso, quando pensamos em Digital Branding é preciso alinhar todos os aspectos que vão afetar a imagem da sua loja e, consequentemente, a decisão de compra do usuário.


 


Os 4 pontos para desenvolver o seu Digital Branding


Aplicar o Digital Branding exige uma boa gestão para alinhar sua comunicação em todos os pontos de contato em que seu cliente possa interagir com você.


1) Digital Branding Strategy


O primeiro passo é planejar a estratégia de comunicação e presença digital da marca. Nesta fase, identificam-se os valores a comunicar e define-se as plataformas e canais que a empresa deve investir. Mais do que isso, avalia-se a concorrência e elabora-se um calendário trimestral de campanhas e ações de marketing para as redes sociais, loja virtual e CRM.


Os aspectos relacionados ao atendimento e gestão de comunidade, bem como análise de tendências e escolha de influenciadores digitais estão inclusos nesse processo.


Tudo deve ser analisado e relatado para avaliar a relação entre expectativas de desempenho e resultados conquistados por ação e período estabelecido. 


2) Design


A produção de banners para loja virtual, publicações nas plataformas digitais e campanhas de mídia paga deve ser exclusiva e funcional, considerando sempre os estágios de compra do consumidor pela estratégia de funil de vendas e conversão.  


3) CRM (Customer Relationship Management)


Aqui ocorre a criação de um plano de CRM personalizado e a busca pela ferramenta ideal para automatizar os processos de relacionamento da sua empresa. Além da criação visual e configuração de HTML, é realizado também envio de e-mails mensais.


4) Conteúdo


Como abordar os valores da sua empresa de uma forma interessante para seu público? A definição de conteúdos relevantes e gestão de mídias sociais deve abranger todos os canais digitais pré-definidos e despertar a atenção, contrastando com a concorrência.


 


Esses são os principais pontos para diferenciar e fortalecer sua marca no comércio eletrônico! 


Está pronto para montar sua estratégia de Digital Branding? Aqui na Híbrido acreditamos na inovação digital para revolucionar o mercado e atingir resultados incríveis. Estamos sempre online para trocar uma ideia sobre seu negócio, é só chamar!


Para mais dicas e conteúdos que mudam sua relação com a tecnologia, siga a gente no Instagram e LinkedIn. Vemos você lá! :)


 


Fontes: E-commerce Brasil; Resultados Digitais; SEBRAE; Harry Marketing Examples.

Achou isso interessante? Compartilhe

Por hibrido

COMENTÁRIOS

CERTIFICAÇÕES

E PRÊMIOS

CONECTE-SE

Vamos conversar SOBRE O SEU NEGÓCIO?

Quer ficar antenado no mundo do ecommerce?

Faça parte da nossa base de conhecimento.