Respire fundo! Você acaba de sobreviver à mais uma Black Friday!
Depois de dedicar tanto tempo e esforço para a data mais importante do ano no ecommerce, a pergunta é: O que fazer agora?
Primeiro, vamos entender como o mercado se comportou nesse ano de 2017.
Black Friday 2017
Entre os dias 23 e 24 de novembro, a Black Friday gerou cerca de R$ 2,1 bilhões para comércio eletrônico. Um aumento de 10,3% em relação a Black Friday de 2016, segundo relatório do Ebit.
O número de pedidos cresceu 14%, de 3,3 milhões para 3,76 milhões. Um volume bem expressivo, quase o dobro estimado pela Ebit.
Já o ticket médio das compras dos consumidores caiu 3,1%, passando de R$ 580 para R$ 562. Segundo Ebit, isso já era esperado. Pedro Guasti, CEO da Ebit, afirma: “Para atrair o consumidor, os varejistas fizeram ações promocionais mais agressivas nas categorias de maior valor agregado, que são as mais consumidas no ecommerce e isso refletiu no gasto médio”.
Mesmo com números tão positivos, se você pensa em manter clientes à longo prazo e sua equipe organizada, acredite, os trabalhos ainda não terminaram!
Selecionamos algumas dicas rápidas de o que fazer após a Black Friday. Confira!
1 – Faça um relatório de aprendizados com sua equipe
Por mais que você tenha planejado todos os detalhes da Black Friday, em algum momento durante a sexta-feira, alguma coisa pode ter ficado fora do lugar. Esses erros podem servir de aprendizado para as próximas datas. Reúna esses aprendizados em um documento e inclua também os pontos positivos, as mídias com bom desempenho, entre outros. Compartilhe esse documento com a sua equipe, e peça para que contribuam com suas experiências. Isso irá ajudar a equipe a relembrar no próximo ano e na próxima Black Friday.
Em nossa biblioteca, temos um checklist com todas as tarefas que julgamos necessárias para o planejamento da Black Friday. Se você tem interesse, utilize na próxima!
2 – Invista no relacionamento com novos clientes
O investimento na visibilidade, trouxe novos clientes para a sua base. Aproveite esse momento para construir um relacionamento durante os próximos meses e agrega-los nas vendas.
Através das listas segmentadas conforme o perfil dos seus leads, envie e-mails assertivos com assuntos atrativos para cada base. Varie entre promoções pós Black Friday e conteúdos educativos. Utilize a ferramenta de e-mail marketing para informar e também manter seus clientes por perto.
Algumas oportunidades são perdidas quando um usuário acessa o produto mas não faz nenhuma ação, ou acaba abandonando o carrinho no meio da compra. Para contornar essas situações, utilize o remarketing.
Por exemplo, através de ferramentas de carrinho abandonado, anúncios dos produtos de interesse serão exibidos para os usuários. Isso pode fazer com que o usuário volte à loja e realize a compra.
3 – Recupere boletos em aberto
Caso sua loja ofereça boleto bancário, nessa fase da Black Friday, é importante confirmar o pagamento dos clientes com segunda via do boleto (caso tenha vencido). Em último caso, pode ser uma boa ideia vincular alguns benefícios, como um cupom de desconto ou brinde para quem efetivar o pedido após o prazo.
4 – Peça feedback aos clientes
Através dos feedbacks dos clientes, você aumenta seu aprendizado e entende melhor a percepção da sua marca na visão dos clientes. Utilize ferramentas e através delas, meça a satisfação dos seus compradores.
5 – Prepara-se para as próximas datas
Depois da Black Friday, fidelize seus consumidores (através das dicas acima) e os convide para as compras de natal. Aproveite as oportunidades dos novos clientes, encerre o ciclo da Black Friday e inicie o período natalino.
Após ao grande volume de vendas da Black Friday, janeiro e fevereiro são dados como os piores meses do ano, devido aos salários diminuídos e ao consumo no período de férias. Esteja preparado e intensifique suas mídias nessa primeira quinzena de dezembro, para gerar uma compensação em relação à esse período de baixas vendas.
Inserindo no seu planejamento e executando esse compilado de dicas, há muito mais chance de suas vendas se manterem aquecidas após a Black Friday, além, é claro, de manter o bom relacionamento com os seus atuais e novos clientes. Boas vendas!