Dia dos Namorados: romantismo e estratégia para a data que cresce anualmente no e-commerce

Dia dos Namorados: romantismo e estratégia para a data que cresce anualmente no e-commerce


Estamos entrando naquela época do ano em que, por onde olhamos, vemos paredes cor de rosa, corações vermelhos, flores e o clima de romance que, pouco a pouco, toma conta das ruas. O Dia dos Namorados é uma das datas que mais cresce no e-commerce. Essa significativa demanda pela compra em canais digitais se deve, principalmente, ao crescente amadurecimento digital da população e aumento da confiabilidade das lojas online. Dentre outros motivos, o Dia dos Namorados promete encher consideravelmente os carrinhos do e-commerce.





Vamos aos números





Segundo previsões da Compre&Confie, companhia especializada em inteligência de mercado, as vendas para o Dia dos Namorados devem movimentar cerca de R$2,3 bilhões no e-commerce em 2019. Em comparação com o ano anterior, é possível perceber um aumento significativo de 8% no faturamento das lojas virtuais.





A expectativa exposta pela companhia aponta que até o dia 11 de junho sejam recebidos 6 milhões de pedidos em e-commerces espalhados por todo o país, representando um aumento de 17% em relação a 2018. A principal responsável por esse aumento é a perspectiva de produtos mais baratos online, fazendo com que o cliente procure mais em canais digitais do que em lojas físicas.





Entretanto, ainda que mais pessoas acabem comprando online o presente para o Dia dos Namorados, a previsão é de que haja redução de 7,5% no valor das compras em comparação com o ano passado, demonstrando que o ticket médio será de, em média, R$389,17.





O mais importante de tudo isso, contudo, é a oportunidade de trazer o consumidor até sua loja e fazê-lo não apenas ficar mas se apaixonar por você.





Aproveite o clima de romance e deixe seu cliente apaixonado





Quando comparamos o relacionamento entre cliente e marca percebemos que este se assemelha muito ao relacionamento de um casal. A fidelidade a uma marca está diretamente relacionado ao quanto um está apaixonado pelo outro, no entanto, o relacionamento não se desenvolve do nada, ele precisa ser construído pouco a pouco, é preciso ter conteúdo, compromisso, saber ouvir, o melhor momento e também as palavras certas para falar. É preciso haver reciprocidade, afinal, ambas as partes esperam alguma coisa, ele espera que você entregue no prazo, você espera que ele volte a comprar.





Claro, a iniciativa sempre deve vir de uma das partes. A sua enquanto marca é oferecer o seu melhor, o melhor atendimento, as melhores descrições de produto, as melhores ofertas, as melhores vantagens, o melhor conteúdo, a entrega mais rápida, as melhores estratégias de pós venda, dentre outras técnicas utilizadas por uma marca apaixonada por seus clientes.





Como em todo início de namoro, seduza.





Para construir o relacionamento com o cliente e aumentar a taxa de conversão aproveitando a oportunidade da alta demanda do Dia dos Namorados, que tal tirar proveito da primeira visita dele ao seu site oferecendo frete grátis ou um brinde para primeira compra? Ou quem sabe um cupom de desconto para a assinatura da Newsletter? Essa tática é ainda mas eficaz, tendo em vista que você terá ainda mais oportunidades de impactar seu cliente com conteúdos interessantes e conquistá-lo por meio do posicionamento da marca, fazendo-o perceber o quanto vocês pensam parecido e tem tudo para dar certo.





O primeiro e-mail, assim como a primeira mensagem depois de conhecer aquela pessoa especial, deve ser diferente, direcionada, escrita exclusivamente para ela de forma que ela sinta que você jamais mandou uma mensagem como essa a qualquer outra pessoa.





O amor está no ar e nas redes sociais





Não esqueça de convidá-lo a fazer parte de suas redes sociais e deixar o link sempre à disposição, assim como o link para outros canais de atendimento. Faça seu cliente perceber que falar com ele apenas por e-mail é pouco, que ele precisa conhecer mais sua marca e vice versa.





O e-mail marketing é de suma importância quanto o tema é atendimento ao cliente e as compras por meio das redes sociais estão crescendo assustadoramente, por isso é indispensável que o consumidor tenha acesso a todos os canais possíveis da sua marca. Faça links com as outras páginas, utilize as ferramentas à disposição como anúncios patrocinados, stories com ofertas, Instagram Shopping, dentre outras estratégias.





Para um relacionamento duradouro, é importante aproveitar as oportunidades





É preciso ter em mente que a situação econômica do país interfere muito no comportamento de compra do consumidor, por isso tenha boas condições de pagamento, crédito especial, ofertas e vantagens. Para o Dia dos Namorados, prepare combos para venda online, promoções do tipo “compre 1 item e leve outro pela metade do preço” ou invista em produtos temáticos para “surpreender o seu amor”.





Caso seu produto não seja do tipo que se encaixa como o presente ideal para um (a) namorado (a), que tal aproveitar outras datas do mês de junho, como Festa Junina e o feriado prolongado de Corpus Christi?





De forma geral, conquistar o cliente amado não é difícil, mas é preciso ser verdadeiro e comprometido, como em qualquer relacionamento a dois. Seja dedicado e o retorno se materializará em memória de marca positiva, aumento nas vendas, e, principalmente, fidelização.








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