Dia das Mães no e-commerce: aproveite ao máximo essa data especial

No dia 9 de maio será comemorado um dos dias mais especiais do ano para o varejo: o Dia das Mães. Essa é uma daquelas datas tradicionais que nos remetem a várias memórias de confraternização com a família, além de ser gigante para o comércio. Segundo a E-bit/Nielsen, o Dia das Mães de 2020 rendeu ao e-commerce brasileiro um faturamento de 3,7 bilhões, e para esse ano a tendência é crescer ainda mais.

Com o passar dos anos é visível a evolução do comportamento das mulheres em relação aos hábitos de consumo e a maneira como querem ser vistas na sociedade. Sendo assim, é preciso entender a situação de cada mulher antes de criar uma linha de estratégias e anunciar o que achamos que elas querem.

 

Antes de serem mães, elas são mulheres

Deste modo, surge a oportunidade de fortalecer o vínculo emocional das mães e mulheres em geral com a marca/produto. 

Analisando por essa ótica, entendemos que as mães não se sentem representadas nas propagandas atuais. Muitas ainda são intituladas com o estereótipo de “mãe perfeita”, “todas as mães são iguais” e “mãe heroína”.

Partindo desse princípio, qual o verdadeiro papel dos varejistas, agências de comunicação e indústrias nessa data? É o que vamos discutir ao decorrer deste texto.

 

Conteúdo estratégico: antes de tudo, você precisa conhecer as mulheres

Ao criar o mood da campanha, cuide com a estereotipagem das mulheres, muitas são mães e do lar, porém também trabalham e têm cargos de poder. Ao usar imagens e textos para ilustrar a campanha, repense. 

A mulher precisa se ver na publicidade. Deve-se evitar reproduzir uma visão antiga e romantizada das mães nas campanhas. Construir uma conexão com a mãe persona da sua marca gera empatia com o público. Foque em presentear a mãe – e não algo que seja para a família toda.

Lembre que a campanha de Dia das Mães deve começar na metade do mês de abril, ou antes do dia 20. Assim como em outras datas, essa também é muito concorrida. Crie conteúdos relevantes para a data, seja no blog ou nas redes sociais. Nessa data o consumidor está procurando opções de presentes.

 

Mídia: campanha específica para a data

Apesar de ser uma data para as mães serem presenteadas, elas também buscam presentes para si – como forma de recompensa. Segundo o Google Survey (2019), “essas mulheres cada vez mais conectadas se interessam em conhecer experiências reais, que tragam mais informação e as ajudem a tomar melhores decisões e legitimar suas vivências enquanto mães”.

As categorias mais pesquisadas no digital por elas, 46% buscam itens ligados à saúde, 45% focam em educação – como cursos, especializações e logo atrás com 42% estão inclusos alimentação e nutrição. Moda, acessórios, beleza e saúde são algumas das categorias que ano após ano estão crescendo na data, porém eletrodomésticos ainda é bem forte também.

Trabalhe com prazos rigorosos, principalmente para a entrega do material de mídia. É necessário definir um limite para criação, aprovação e publicação desses materiais. 

Durante o final de março e o mês de abril, a maioria dos consumidores pesquisa em sites de busca pelos melhores preços, opções e qualidade dos produtos. É imprescindível que você esteja presente nas mídias pagas. 

Aqui, a dica de ouro para o sucesso da campanha é: adequar o investimento de mídia para a meta de faturamento desejada. Normalmente, durante esses períodos sazonais o CPC pode ficar mais caro.

 

Frete grátis no Dia das Mães?

Sabemos da importância do frete e da entrega bem sucedida em qualquer época do ano, mas nessa específica o valor do frete não influencia muito nessa data sazonal e sim o preço dos produtos e/ou promoções. 

Aproveite o “dia do frete grátis” que é uma data sazonal final de abril para encorpar a campanha do Dia das Mães, visto que as pessoas podem aproveitar esse dia para comprar o presente. Em nossa biblioteca, você consegue fazer o download gratuito do Calendário 2021 para planejamento do e-commerce – nele você fica atento em todas as datas importantes do mundo online. 

 

Mães não são apenas mães

São mulheres, profissionais, amigas, esposas e namoradas. Pense em quais necessidades a sua marca pode auxiliar. Esse é o momento ideal para atribuir mais valor ao seu posicionamento. 

Já é passado da hora de ter o Dia das Mães no planejamento das ações de marketing digital do seu comércio. Pensando nisso, nós desenvolvemos um ebook com dicas essenciais para esta data tão querida pelos consumidores. Acesse, faça o download gratuito e confira todas as dicas e dados! 

Posts Relacionados

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter

Acompanhe nossos insights e notícias do
mercado de ecommerce.

Acompanhe nossos insights e notícias do mercado de ecommerce.

Enviado com sucesso!

Vamos construir algo
incrível juntos.

Vamos construir algo incrível juntos.

Preenche abaixo e retornaremos para agendar uma conversa

A Híbrido está com a Havan desde a escolha pelo Magento Cloud como nova solução para ecommerce em 2019. Nesses anos, estamos evoluindo sempre as soluções que o online traz para os clientes da Rede, resultando em crescimento constante da operação.

A Híbrido está com a Havan desde a escolha pelo Magento Cloud como nova solução para ecommerce em 2019. Nesses anos, estamos evoluindo sempre as soluções que o online traz para os clientes da Rede, resultando em crescimento constante da operação.

Éder Varela

Gerente de e-commerce na Havan

A Híbrido está com a Havan desde a escolha pelo Magento Cloud como nova solução para ecommerce em 2019. Nesses anos, estamos evoluindo sempre as soluções que o online traz para os clientes da Rede, resultando em crescimento constante da operação.

A Híbrido está com a Havan desde a escolha pelo Magento Cloud como nova solução para ecommerce em 2019. Nesses anos, estamos evoluindo sempre as soluções que o online traz para os clientes da Rede, resultando em crescimento constante da operação.

Éder Varela

Gerente de e-commerce na Havan