Dia das mães no e-commerce: Antes de planejar, você precisa conhecer as mulheres!

Dia das mães no e-commerce: Antes de planejar, você precisa conhecer as mulheres!


Se sua marca atua com o negócio eletrônico há alguns anos, seja ele de produtos ou serviços, com certeza entende o que a premissa "o dia das mães é o segundo natal do ano" quer dizer.


Iniciamos o mês de abril e já é passado da hora de ter o Dia das Mães no planejamento das ações de marketing digital do seu comércio bem como estruturá-lo para receber esse público. Pensando nisso, nós desenvolvemos um ebook com dicas essenciais para planejar essa data tão querida pelos consumidores.


Ainda faltam alguns dias para o Dia das Mães (10/05), porém considerando as variáveis como a entrega e o momento que vivemos, é melhor antecipar a campanha.


Tanto que, nos últimos anos, a maior parte das vendas ligadas à data foram feitas até então no final de abril, assim, adiantando a programação do seu negócio para esse período, é possível introduzir os clientes mais adiantados aos seus produtos e promoções antes mesmo de se pensar em pesquisar pela concorrência, que nessas datas de alta no comércio não é nada pequena.


Tipos de venda e suas estratégias no marketing digital:


“Meus produtos não são voltados para o público feminino, logo, minhas vendas não aumentarão no Dia das Mães”. Este é um pensamento que cobre muitos e-commerces, que nem ao menos utilizam dessa oportunidade para criar vínculos e promoções especiais para a data.


Mas lembre-se: seus clientes possuem sentimentos, e utilizar desses veículos, demonstrando seu apresso pelas mães de cada possível comprador pode favorecer tanto uma venda quanto a própria fidelização. Fazer publicações e comunicar sobre essas datas podem gerar crescimento não só nas vendas sazonais, mas do ano todo, dando aquele toque mais humano para a sua marca.


Também não esqueça que se foi o tempo onde os presentes se resumiam apenas a moda e beleza. Produtos como eletrônicos, eletrodomésticos, decoração e até mesmo materiais de escritório e de trabalho (como livros e cursos) não escapam dos olhos das mulheres, e basta que seu negócio esteja promovendo da melhor forma essas opções para ganhar mais espaço.


Já, se você é uma das plataformas que podem oferecer os mimos que toda mãe espera de sua família, de sua empresa e das pessoas do seu círculo social, que adoram parabenizar a mulher por essa forte característica, não perca tempo! Essa é a hora de reunir seu time de marketing e tirar toda a criatividade das gavetas, armários e de onde quer que ela se esconda, afinal, assim como as formas de consumo mudaram, o consumidor também! De pacotes promocionais a valorização de alguns produtos nas suas divulgações, sua atenção deve ser plena para chamar atenção.


Para o marketing digital, não esqueça das belas mensagens, das interações, e claro, de observar as suas métricas tanto antes quanto depois desse momento, para otimizar, acertar e aprender nos anos seguintes.


As oportunidades de aproximação com o público através do marketing de conteúdo se ampliam também:


Durante toda essa comunicação, fique atento no tipo de conteúdo que vem oferecendo. Muitas das vezes, aquelas publicações muito diretas e voltadas somente à venda, inclusive de produtos específicos, apesar de muito importantes e obrigatórias para que o público conheça cada parte da loja, podem tornar-se repetitivas e cansativas ao feed.


E falando em feed, aproveite ao máximo as ferramentas de interação direta com o seu público, é ele que vai te contar através de enquetes, marcações e directs quem é o seu verdadeiro público, basta fazer as perguntas certas.


A sempre presente e fundamental captação de leads:


Aproveite que ainda há tempo e, a curto prazo, colete leads. Essa é uma das estratégias que mais pode ser utilizada para encaminhar catálogos e comunicar promoções através do e-mail marketing, por exemplo. Além disso, para estreitar ainda mais os vínculos com o seu cliente, por que não disponibilizar promoções especiais para estes canais? Assim, além de vender você ainda faz o seu receptor se sentir especial, demonstrando que você o valoriza por sua lealdade.


Ecommerce e Dia das Mães: Qual é o verdadeiro papel dos varejistas, agências de comunicação e indústrias nessa data? Faça o download gratuito do nosso ebook clicando aqui


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Lais Bellmax
Por Lais Bellmax
Marketing

Atuo profissionalmente com marketing digital desde novembro de 2017 e na área de comunicação há 6 anos. Publicitária formada na Univali, atualmente faço Pós Graduação em Design Thinking e Criatividade nas Organizações.

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