De acordo com o Walter Longo um dos maiores especialistas do país em comunicação, inovação e na utilização de tecnologia como força competitiva na disputa do mercado, uma revolução não acontece quando a sociedade adota novas ferramentas, e sim quando adota novos comportamentos.
Bem, o que realmente isso significa? Basicamente a tecnologia faz parte de todos os aspectos das nossas vidas, o tempo todo. Portanto, estamos saindo da era digital e entrando de maneira exponencialmente acelerada na era pós-digital, a chamada era dos dados.
Primeiro, precisamos distinguir o que é pendência e o que é tendência. Normalmente os profissionais de marketing perdem energia e um tempo valioso resolvendo e analisando pequenas coisas, preocupados com as metas da semana ou do mês, e não reservam um tempo para entender para onde o seu mercado está indo, o que o consumidor está querendo e o que pode ser feito para satisfazer sua necessidade.
Numa realidade em que os feedbacks são constantes, cada vez mais o ROL (return on learnig), os famigerados insights, serão mais decisivos do que o ROI (return on investiment). Para isso, será fundamental reinventar as análises com uma cultura de Data Driven: decisões com base em dados.
Mas qual a relevância das decisões baseadas em dados no cenário atual? Com base no artigo da McKinsey & Company, entre Março e Agosto de 2020, um a cada cinco consumidores trocaram suas marcas habituais por outras, e sete de dez experimentaram novos canais de compra digitais durante a pandemia. Sendo assim, as empresas que aprimoram seu data driven podem gerar aquisições significativas de clientes durante um período de mudança drástica de mercado.
Data Driven: um universo de dados e insights
Obter insights sobre quais problemas podem ocorrer na jornada de compra do seu consumidor antes de enfrentar listas de reclamações no SAC da marca é o trabalho constante que qualquer negócio digital precisa atuar.
Não apenas falando sobre erros, mas visualizando oportunidades de definir melhores mix de produtos, estratégias de marketing focadas em vendas e definições de público.
Quais os benefícios de ter uma análise de comércio eletrônico no seu site? Como utilizar, interpretar e unificar dados obtidos em suas ferramentas de marketing? Apresentaremos isso e vamos indicar quais os pontos principais que devem estar sempre no radar de qualquer negócio, para que os insights se tornem mais perceptíveis no seu e-commerce olhando para dados úteis.
Como posso ser beneficiado com uma análise eficaz de dados?
Com a análise de dados, a identificação de áreas de oportunidades se tornam mais claras e certeiras, podendo prever tendências importantes e atuar em recursos eficientes para o crescimento.
- Produzir insights baseado em dados é a essência da estratégia
A análise de dados ajuda as empresas a obterem uma visão sobre o que acontece nos negócios e revelar tendências e riscos do mercado.
- Compreender melhor dados demográficos gerando experiências únicas
Saber como os consumidores interagem com uma marca pode informar quais tipos de conteúdos, formatos e canais que repercutem com os principais dados demográficos. A análise pode ajudar a posicionar de maneira eficaz o mix de produtos e aprimorar a experiência de compra dos seus clientes.
- Otimização de preços, estoque e desempenho de vendas
Também é possível interpretar os dados do comércio eletrônico para entender o que impulsiona os preços para cada segmento de cliente. Ou seja, esse insight pode ajudar a descobrir os melhores preços no produto, para obter o melhor resultado em sua receita.
- Visualize padrões ou tendências nos dados para uma previsão precisa.
Entenda como está o desempenho da sua empresa e como será no futuro. Com isso você poderá prever desde as metas de vendas até se garantir em ofertar produtos relevantes, para que eles estejam disponíveis no momento certo para o seu cliente.
- Avalie campanhas de vendas
Sabendo que hoje tudo que é digital é mensurável, medir a performance das campanhas de marketing é o que pode gerar escala para a sua marca, identificando de forma mais estratégica como o seu público reage a sua comunicação.
4 pilares para aplicar o Data Driven no fluxo de análise
Ok, entendemos a importância dos insights baseados em dados, mas como aplicar esse conceito no fluxo de análise? Não se preocupe, preparamos um guia com 4 pilares para criar uma cultura de data driven para o seu negócio. Antes de tudo tenha acesso às ferramentas que possam relacionar dados de múltiplos canais como Google Analytics ou Adobe Analytics. Diante dessa necessidade, a Híbrido desenvolveu a ferramenta Labradar, uma solução que conecta dados do Adobe Commerce e Google Analytics, trazendo uma visão muito mais assertiva e completa.
1 – Audiência
Para o comércio eletrônico, os dados relacionados à audiência são muito importantes. Perguntas como “qual é a faixa etária dos compradores” e “quanto está retornando” são a chave das gestões de produtos e estratégias de marketing.
1.1 Demografia
Sexo e idade influenciam muito o comportamento de compra.
1.2 Geo
Não faria sentido saber quais cidades estão gerando tráfego máximo para seu site? O relatório de localização em Geo irá gerar dados específicos da região de sua loja de e-commerce. Insights sobre a duração da sessão, receita e vários outros fatores aparecerão em uma base regional. Em suma, você encontrará respostas para as seguintes perguntas:
- Onde estão seus compradores mais promissores?
- Onde estão os visitantes que realmente compram?
- De qual cidade estão surgindo novos usuários?
2 – Comportamento
O pequeno número de visitantes que retornam significa que algo está errado com os produtos, preços ou sua própria loja virtual. Este relatório faz uma comparação clara entre visitantes novos e recorrentes. Basta um olhar e você terá uma boa ideia sobre:
- Novos usuários
- Receita
- Taxa de conversão
Esses dados, combinados por outras métricas, podem ajudar a identificar áreas de melhoria que podem influenciar diretamente as vendas.
O comportamento também aparece na categoria “Público”. Coloca o tráfego e os usuários em sua loja online sob o microscópio e torna você familiarizado com cada pequeno detalhe. Da taxa de rejeição à visualizações de páginas exclusivas e velocidade do site, até pesquisa interna, tudo está lá para ser analisado.
2.1 Engajamento
Às vezes, esse número será grande, e tudo bem também. Mas se as sessões com maior duração e visualizações de página são quase inexistentes, então, você tem um problema. As métricas de engajamento fornecem dados relacionados a:
- Sessões
- Duração da sessão
- Visualizações de página
Insights relacionados ao envolvimento do visitante e desempenho da loja podem ser facilmente obtidos a partir dessa métrica.
2.2 Versão mobile
Está planejando lançar uma versão móvel para seu e-commerce? É melhor verificar se o seu site atual gera tráfego de dispositivos móveis antes de investir dinheiro. As métricas dispositivos móveis em “Público” dirão a você:
- Quanto tráfego é gerado em desktops, celulares e tablets?
- Quais dispositivos são populares entre seu público?
- Quantas compras acontecem em dispositivos móveis?

3 – Aquisição
Vários canais levam fluxo de usuários ao seu comércio eletrônico, e vale a pena saber quais são os mais eficientes. Os relatórios de aquisição dizem exatamente o que está funcionando e o que não está funcionando para você. Assim como outras categorias do Analytics, a aquisição também tem muitas matrizes para webmasters. Aqui estão os mais críticos:
3.1 Velocidade do site
Todo mundo odeia um site lento. Este relatório o ajudará a descobrir se você está perdendo tráfego devido ao carregamento lento das páginas. Clique em “Visão Geral” e ele falará sobre:
- Tempo médio de carregamento da página
- Velocidade do site com base no país, página e navegador
- Comparações
3.2 Pesquisa paga
Se você está investindo em anúncios do Google, integrá-lo ao Analytics é a coisa mais inteligente de todos os tempos. Todos os dados críticos estarão disponíveis em um só lugar e as mudanças serão mais rápidas. Sua primeira tarefa é vincular suas contas do AdWords e do Analytics. Fiz isso? Veja os dados da campanha relacionados a:
- Cliques
- Custo
- Taxa de rejeição
- Taxa de conversão
3.3 Search Console
Os motores de busca estão se tornando cada vez mais importantes. No entanto, você precisa capturar as consultas certas e otimizar suas páginas de destino. O Search Console pode auxiliar neste sentido. Para ativar esse recurso, você precisa da integração do Search Console e do Google Analytics. Uma vez feito isso, você será capaz de:
- Verificar quais consultas os clientes estão usando para encontrar produtos.
- Estudar o desempenho das páginas de destino e fazer alterações.
- Descobrir novos termos que podem ser direcionados para marketing.
3.4 Pesquisa Interna
Pesquisa interna é popular entre os compradores que sabem exatamente o que desejam. É por isso que é importante entender o que acontece durante a pesquisa e depois da pesquisa. Esta seção fornece insights relacionados a:
- Refinamentos de pesquisa
- Visualizações de página de resultados/pesquisa
- Total de pesquisas exclusivas
3.5 Comportamento de compra
Este relatório em Análise de Compras diz muito sobre visitantes, consultas de pesquisa e sessões. Além disso, fique atento às descobertas relacionadas ao abandono para fazer melhorias drásticas no desempenho. Perguntas que serão respondidas:
- Quais consultas os visitantes estão usando?
- Quais produtos os clientes ignoram?
3.6 Comportamento de checkout
Se você deseja apenas saber o que está acontecendo durante a finalização da compra, este é o relatório para você. Procure ideias sobre a progressão do checkout, abandonos, desistências e também encontre respostas para perguntas como:
- Qual caminho os clientes seguem para o checkout?
- Quantos clientes não seguiram para o checkout?

4 – Conversão
Alguns produtos têm maior demanda em comparação com outros e, portanto, seu desempenho precisa ser monitorado de forma dedicada. Este relatório ajuda você a fazer o mesmo com facilidade. Além disso, encontre respostas para perguntas como:
- Quais são os ganhos de produtos individuais?
- Quais são os produtos com melhor desempenho?
- Qual a curva ABC dos seus produtos?
O recurso analítico para impulsionar negócios está aumentando em todos os setores. O gerenciamento especializado dos dados fornecerá insights sobre os objetivos do negócio, os gestores ou gerentes de produto obterão insights sobre as vendas e se as vendas estão obtendo um lucro ideal, além da análise do comércio eletrônico se tornará uma ferramenta ideal para a organização que pretende qualificar suas estratégias de e-commerce.
Quer saber como tomar decisões baseadas em dados para levar sua empresa a um próximo nível? Baixe nosso e-book onde falamos sobre Data Driven, trazemos as principais dificuldades nas operações de e-commerce e como resolver!
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Autores: Caco Fernandes e João Vitor Bueno.
Referências: ADT Sys 1, ADT Sys 2, ComTec, McKinsey, Harvard Business Review, CIO e Forbes.