Você já deve ter lido e ouvido falar sobre a psicologia das cores e conhecer várias tabelas e infográficos que defendem certos estímulos visuais como verdades absolutas, porém nós vamos sair um pouco deste ponto de vista linear e apresentar um material complementar dos conceitos biológicos para você refletir e realmente compreender como poucas mudanças influenciam em momentos decisivos, como desde concluir uma compra até conseguir encontrar itens importantes do seu ecommerce, como call to actions e links.
O que é cor?
Cor é informação. E como toda informação sempre há uma intenção e valor na mensagem para o receptor. Para compreender os valores subjetivos das cores é necessário estar ciente que vivemos em uma sociedade simbólica e os consumidores não compram apenas pelo preço, mas sim no que o produto X pode acrescentar ao indivíduo perante a sua “tribo”, comunidade ou círculo de relacionamento que está envolvido.
Subjetividade
Vamos propor algumas imagens ao longo do texto com o objetivo de provocação ao leitor, tornando a leitura dessa informação mais fácil para que você possa aplicar esse conteúdo no seu ecommerce. Como você se sente sobre a imagem abaixo? Quais as memórias que a sua mente invocou?

A influência das cores vai muito além de algo simplesmente estético. É comprovado cientificamente que as cores afetam o nosso estado emocional. E, portanto, emoções também influenciam em nossas decisões. Ao criar uma arte, banner ou decidir as cores para a sua loja virtual lembre-se de qual o conceito que está por trás do ideal da sua mensagem para o receptor.
Não baseie as suas decisões no senso comum entre ‘gostei’ e ‘não gostei’. Pesquise sobre o seu público, concorrentes, o que eles consomem de informação e perceba quais as paletas de cores que realmente revelam algum valor para os seus clientes e influenciam as suas escolhas.
-
Contexto cultural
A psicologia das cores é muito consultada entre publicitários, designers e entusiastas sobre o assunto. Apenas com uma pesquisa no Google é possível encontrar bons materiais, porém muitos erram quando acham que o assunto termina por aí quando, na verdade, apenas começou.
Para construir um bom projeto este material não deve ser considerado como mandamentos imutáveis, pois é necessário avaliar o ambiente que o seu determinado público vive e quais as informações que o cercam.
Novamente, quais são os seus estímulos e memórias diante deste retângulo? Fogo? Sangue? Amor? Raiva?
Acredito que sorte e sombrinhas (wasaga) estavam fora de questão e isto é normal porque são valores que não são representados na sua cultura através desta cor, a não ser que você more em algum país asiático ou oriental.
Ao ler sobre cores em alguma referência, não siga uma opinião como uma verdade absoluta; tenha essa informação como base. Lembre-se que o mesmo verde que indica natureza também pode ser relevante em um contexto tecnológico como no filme Matrix. A indústria de entretenimento (cinema, música, televisão, etc.) e a de moda estão frequentemente criando novas tendências, influenciando pessoas e criando novos padrões.
-
Identidade
Outro erro muito comum ao criar um negócio (de qualquer ramo) é levar em consideração a concorrência ao extremo. Ao ser persuadido através das cores, tipografia e demais elementos dos seus concorrentes e utilizá-los em sua loja você irá correr o risco do seu negócio perder a essência de ideal/identidade e será uma cópia mal feita. Além de ser antiético, é claro. Em uma concorrência onde todos usam a cor X por que não usar a cor Y? Crie um valor diferencial. As cores são responsáveis por uma grande porcentagem de aprovação ou rejeição sobre determinado produto, porém não é o único fator levado em consideração.
Atualmente, o Subway é a maior franquia no Brasil. E, segundo a falácia da teoria das cores de alguns autores na internet, isto não deveria ser o correto na rede de fast-food, já que teoricamente as cores quentes (vermelho, amarelo e laranja) no ramo alimentício provocam fome, desejo e euforia.
Experimente outros conceitos com as cores e abuse de outros elementos para a sua loja não perder consistência.
Temperatura
É possível manipular a intensidade das cores em uma foto -como a de um produto- para reforçar certos sentimentos agregados a aquele objeto.
Azul, roxo e turquesa são cores frias que são mais próximas de estímulos emocionais como passividade, calma, inteligência e até mesmo tristeza dependendo do caso.
Com as cores frias é interessante criar um contraste com as cores quentes (vermelho, laranja e amarelo) para um call to action por exemplo e criar uma leitura mais interessante no seu layout.
Crie pequenas experiências
Estando ciente que cores realmente podem reforçar e transmitir emoções e o contexto cultural de cada indivíduo é importante para a compreensão de informações ao seu redor podemos concluir o seguinte: você deve abusar de toda essa informação e criar experiências interessantes!
Use estas referências para enriquecer o feedback dos usuários.
Aprenda as regras como um mestre, para então poder quebrá-las como um artista
Para realmente compreender e utilizar estas dicas nos seus projetos é necessário compreender a teoria básica sobre as cores e certos termos como contraste, saturação, brilho e etc. Ao você ter certo conhecimento sobre o assunto este conteúdo ficará muito mais proveitoso e você irá conseguir criar experiências incríveis.
Separamos algumas ferramentas para ajudar você a criar paletas como o colourlovers, Palleton e o Movies in Color para inspiração.
Boas vendas!